quinta-feira, 27 de março de 2014

ORIXÁS,DEFEITOS E VIRTUDES

Voltando á falar de orixás e suas qualidades,pois é sempre bom entender o porque de alguns comportamentos,manias e preferências que possuimos...


Arquétipo dos filhos(as) de Oxalá


O arquétipo de personalidade dos filhos e filhas de Oxalá são daquelas pessoas calmas e dignas de confiança; das pessoas respeitáveis e reservadas, dotadas de muita ou pouca força de vontade, que nada pode influenciar. Em algumas circunstâncias modificam seus planos e projetos, mesmo a despeito das opiniões contrárias, racionais, que as alertam para as possíveis conseqüências desagradáveis dos seus atos,sendo um normalmente pessoas teimosas. Tais pessoas, no entanto, sabem aceitar, sem reclamar, os resultados amargos daí decorrente.


Arquétipo dos filhos(as) de Ogum

Os filhos de Ogum são aqueles cuja sinceridade aparece facilmente. Não medem as conseqüências de seus atos, não toleram falsidade, e muito menos aceitam parecer aquilo que não são. Se não gostam de alguém não se esforçam para mostrar o contrário. Facilmente irritáveis, tem crises e explosões de cólera, raiva. Explodem não medindo o tamanho da força empregada, independente do tamanho do mal a ele direcionado.
Não aceitam a opressão dos mais fracos e se intrometem em tudo á que tem acesso.


Impulsivos, geralmente agem antes de pensar. Em geral, depois de sentirem-se aliviados por terem extravasado seu nervosismo, arrependem-se pelo tamanho do estrago e das conseqüências de seus atos.
Passam do momento de explosão à tranqüilidade de um espelho d'agua com facilidade, ou seja seu humor em geral é muito mutável.
Raramente agem ou são explosivos de forma malévola e mal intencionada, acreditam estarem sempre com a razão e sua cólera servirá como corretivo para a outra pessoa. 
Determinados ao extremo vencem em situações em que qualquer outro falharia, sua coragem se renova justamente no momento em que todos os demais abandonam,pois são teimosos ao extremo.


Por essas características não "falam por trás", não aceitam traição, dissimulação, assim não são traidores ou pessoas dissimuladas. No entanto, não gostam de ser criticados e odeiam que seus defeitos sejam comentados.
Pessoas que levam a vida de uma maneira prática, o mais prática possível. Por isso não são muito vaidosos, pois não gostam de perder tempo com isso, muitas vezes são despojados. 


Por isso, dificilmente será visto um filho de Ogum com penteados que precisam de horas para ser preparado, roupas desconfortáveis, que levariam um bom tempo para serem vestidas ou despidas. Entretanto, gostam de estar bonitos ou bonitas, bem vestidos.
Em geral são pessoas que gostam da tecnologia, dos novos caminhos da ciência, de outras formas mais modernas de exercer suas profissões.


Quando enfrentam um problema preferem a luta direta, franca, não são adeptos das sutilezas e da diplomacia para resolverem uma questão.
Como chefes da casa gostam que tudo gire em torno deles, de suas ordens e de sua forma de entender organização no lar. Assim na menor falta gostam de expressar como a pessoa está agindo errada.

Arquétipo dos filhos(as) de Xangô

Os filhos de Xangô são pessoas que sempre querem estar com a razão. Excelentes ouvintes, podem escutar por horas, mas querem dar a última palavra. Isto, pois, querem ser sempre uma autoridade. 
As críticas diretas ou indiretas deixam os filhos de Xangô muito aborrecidos, em geral não as tolerando. 


Quando a aceitam as críticas guardam aquele momento para em uma ocasião futura criticarem a pessoa que os criticou, mostrando, assim, que eles também são donos da verdade e sabem ver o que os outros erraram. Ou seja, deixar claro que a pessoa não é mais do que ele.

Os filhos de Xangô sempre buscam ser justos. Tentam escutar as partes envolvidas, enxergar todas as possibilidades para então proferirem a sentença. A sentença, o julgamento, é assim, para eles, infalível. E este é o maior desafio dos filhos de Xangô, abrirem mão de julgar os outros, e entender que quem julga é o Orixá, e não seus filhos. 


No dia-a-dia são pessoas justas, que procuram atuar sempre de forma equilibrada e ponderada, para que não cometer injustiças.
Gostam de ajudar suas comunidades, mas gostam de fazer ao seu jeito e a seu tempo. 
Pessoas honestas e sinceras, sua sinceridade não é aparente e agressiva como a dos filhos de Ogum, e sim uma sinceridade diplomática. São pessoas cheias de energia, extrovertidas e em geral alegres. Sua auto-estima é bem resolvida, tanto que possuem certo grau de egocentrismo.


São pessoas sociáveis, conscientes de sua importância na sociedade e na comunidade em que vivem, nem que esta importância seja uma suposição desses filhos. São líderes natos, e pessoas cativantes. Sedutores, gostam da arte da sedução, de atrair e conquistar seu par. 
Falantes, quando explicam ou contam uma história querem o fazer nos mínimos detalhes. Nesses momentos abrem inúmeros parenteses, ou notas de rodapé para explicar uma palavra, um sentimento, a tal ponto que podem se perder em suas explicações,quando calmos os filhos e filhas de xangô demonstram muita tolerância e paciência com os problemas á sua volta e jamais tomam atitudes precipitadas ou injustas.


Fisicamente (pensem em uma pedra) os filhos e filhas de Xangô possuem algumas características semelhantes. São do tipo atracado, ou seja ombros e quadris largos, fortes e com tendência a obesidade. Não são pessoas muito altas, mas sempre são largas, fortes, com estrutura óssea bem desenvolvida.


Arquétipo dos filhos(as) de Oxóssi

Os filhos de Oxossi são pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidas, do tipo que não exteriorizam as suas emoções, mas não são, de forma alguma, pessoas insensíveis, só preferem guardar os sentimentos para  si.

São pessoas que  podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes, não. Na realidade, os filhos de Oxossi são desconfiados, cautelosos, inteligentes, atentos, selecionam muito bem as amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. 

Apesar de não confiarem, são pessoas confiáveis, das quais quase não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo. Magoam-se com pequenas coisas,são emotivos,sensíveis e quando terminam uma amizade é para sempre.
São do tipo que  ouvem conselhos com atenção, respeitam a opinião de todos, mas sempre fazem o que  quer. Com estratégia, acabam por fazer prevalecer a sua opinião e agradando a todos.

Altos e magros, os filhos de Oxossi possuem facilidade para se mover, mesmo entre obstáculos. O seu andar possui leveza e elegância. A sua presença é sempre notada, mesmo que não façam nada para isso acontecer.
Os filhos de Oxossi ás vezes gostam de solidão, isolam-se, ficam à espreita, observam atentamente tudo o que se passa à sua volta. Curiosos, percebem as coisas com rapidez, são introvertidos e discretos, vaidosos, distraídos e prestativos, comportamento típico de um caçador, provedor do seu povo.


 Arquétipo dos filhos(as) de Obaluayê

O Arquétipo de Obaluayê é das pessoas com tendência masoquista que gostam de exibir seus sofrimentos e as tristezas das quais tiram uma satisfação intima.

São  pessoas que são incapazes de se sentirem satisfeitos quando a vida lhes corre tranqüila, podem atingir situações materiais invejáveis e rejeitam um belo dia , todos essas vantagens por causa de certo escrúpulos imaginários, pessoas que em certos casos sentem-se capazes de se consagrar ao bem-estar dos outros, fazendo completa abstração de seus próprio interesses e necessidades vitais


Arquétipo dos filhos(as) de Iemanjá

Os filhos e filhas de Iemanjá normalmente são pessoas que terão uma forte relação familiar, vão querer zelar e proteger toda a sua família. E o conceito de família para os filhos dessa Orixá não são reduzidos aos graus de parentesco. Todas as pessoas que esses filhos gostarem terão sua proteção e zelo, seu carinho e sua atenção.

 Lembrando que adotam o princípio da grande-mãe, ou seja querem deixar claro que estão hierarquicamente acima e querem esse respeito. Entretanto, esse sentimento muitas vezes ultrapassa alguns limites, produzindo certos tipos de possessão, protecionismo exagerado,ciúmes excessivos, relação de dominação, e por vezes não permitindo a seus "filhos" enfrentarem os problemas do mundo, preferindo passar elas, os problemas á deixar seus entes queridos passarem.


Essa relação de maternidade e proteção também promove um espírito de intromissão, de querer palpitar em tudo, saber de tudo. Não suportam a idéia de que não podem saber o que está acontecendo, com quem e quando.
Desenvolvem um sentimento de amor às criaturas, e amam de início, mas aos poucos vão tentando moldar as pessoas a aquilo que acreditam certo. Quando essa pessoa não aceita ou faz o contrário começam os conflitos.
São pessoas que gostam do luxo, de arrumar suas casas, e mesmo quando não possuem muitos recursos usam tudo ao seu alcance para decorar e dar "sofisticação" ao seu lar. São vaidosos, mas não no mesmo sentido dos filhos de Oxum. 


São diretas, capazes de algumas chantagens emocionais para conseguirem seus objetivos,cultuam medo excessivo de separações e solidão
Por tudo isso Iemanjá não aceita, não gosta da vida solitária. 
Buscam de todas as formas uma vida junto á tribo, a sua comunidade. São aquele tipo de pessoa que prefere uma casa de parente de um amigo a um hotel.
Não são pessoas que ambicionam para si carreiras profissionais longas, não pensam a longo prazo nesse sentido, e por isso não são afeitos a profissões muito competitivas. O único pensamento a longo prazo são para seus filhos. Dessa forma não gostam muito de mudanças, preferem a certeza do cotidiano. 


São conhecedores da natureza humana e por isso demoram a confiar em alguém. Quando o fazem aceitam a pessoa por completo, defendendo-a em qualquer situação. Mas magoado, machucado pode guardar rancor por muitos anos.
Não gostam de ser criticados e se irritam com facilidade nessas ocasiões, bem como quando sua autoridade é posta em ameaça ou em dúvida.






Arquétipo dos filhos(as) de Oxum

Os filhos de Oxum são vaidosos, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas e tudo que se relaciona com a beleza.
As mulheres filhas desse orixá são graciosas e elegantes. Voluptuosas e sensuais, mas discretas em seu cotidiano, evitam chocar a opinião publica, á qual dão muita importância. Sob sua aparência sedutora, escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social.
Os homens com essa coroação apreciam o destaque social, mas temem os escândalos e fogem de qualquer atitude que possa denegrir a imagem de inofensivos bondosos, que constroem cuidadosamente.
Os filhos de Oxum, normalmente, têm tendência para engordar; gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral e estão sempre dispostos a chamar a atenção do sexo oposto e quase sempre conseguem por demonstrarem serem pessoas muito interessantes aos olhos femininos.
Tendem a ter uma vida sexual intensa, mas sem a impetuosidade daquela que têm os filhos de Iansã ou Ogum. Atraem o sexo oposto de maneira irresistível e estão sempre despertando ciúmes naqueles com quem se relacionam.
São muito sensíveis a qualquer emoção, calmos, tranqüilos, emotivos e com uma facilidade muito grande para o choro.
Nos defeitos podemos destacar a preguiça, a indecisão e uma ironia persistente, porém discreta. O ciúme também é um forte componente de sua personalidade. Levam muito a fama de fofoqueiros, mas não pelo mero prazer de falar e contar os segredos dos outros, mas porque essa é a maneira encontrada de terem informações em troca já que são pessoas que precisam sempre estar informadas de tudo.
São muito desconfiados e altamente intuitivos, atributos que usam para conseguir tudo o que desejam com imaginação e uma pequena dose de intriga. Capazes de fingir não mais querer algo que lutaram muito para conseguir apenas para disfarçar seu interesse que, no fundo, continua enorme.
O filho de Oxum é do tipo bateu, levou. Não tolera o que considera injusto e adora uma pirraça. Sejam homens ou mulheres, os coroados pela mãe das águas doces, sempre carregam um toque feminino de bondade materna.

Arquétipo dos filhos(as) de Iansã

São pessoas em movimento. Assim como o vento não querem ficar parados. Se não podem se locomover, com certeza seus pensamentos são intensos e ininterruptos. Um filho ou filha de Iansã tem dificuldade de aceitar ordens de se subordinar, não toleram críticas e por isso dificilmente conseguem permanecer em um mesmo trabalho por muito tempo. 

Entretanto cumprem suas missões e suas tarefas com muito zelo, pois como não gostam de críticas se esforçam para fazer as coisas de forma certa e precisa. Por causa dessa sua forma de trabalhar querem que os demais façam o mesmo, se esforcem, façam as coisas direito.


Não aceitam ver injustiças, e não se calam ao ver algo que lhes desagrade, imediatamente falam, gritam, esbravejam, mostrando seu descontentamento, não por vaidade ou mimo, mas por que querem que alguém vá e resolva, conserte, quando não podem fazer por si mesmas. 


Ao ver uma briga onde um homem grande e um homem pequeno lutam, de imediato vai defender o pequeno, mesmo sem saber quem é o responsável. Não aceita a opressão dos pequenos e indefesos.
São pessoas categóricas, e persistentes. Em geral sabem dominar o sexo oposto, atraí-los com seu charme. São muito explosivas, e com a mesma impetuosidade em que explodem ao acabarem com tudo voltam ao normal com muita rapidez. 


Ao contrário dos filhos de Ogum que também são impulsivos os filhos de Iansã não sentem remorso e nem ficam se torturando após a explosão. Simplesmente voltam ao normal.
Alguns dos seus filhos gostam de uma intriga ou de uma fofoca. Não sentem muito quando precisam de uma chantagem emocional para angariar seu objetivo. Gostam de ser o centro das atenções. Não conseguem disfarçar sua alegria ou sua tristeza. Por serem francos e transparentes não são pessoas dissimuladas, ou falsas.


Quando estão com alguém ou inseridos em uma comunidade, são leais e companheiros, defendendo seus entes queridos com toda a sua força. Não gostam que pessoas de fora de sua família ou de sua comunidade venham a dar palpite, fazer crítica sobre sua casa e sua família. Todos os seus atos são justificáveis, todos os atos dos seus entes são justificáveis, mesmo aqueles que todos acreditam ser injustificáveis, pois são adeptos da expressão popular "sapo de fora não dá palpite".


Em um conflito não pensam muito em estratégia, vão com tudo para cima, a coragem e a disposição são mais importantes. Não perdoam com facilidade traições e em podem ser vingativos, quando não controlam essa ira. Tem uma facilidade em manipular elementos, gostam da magia e dos encantos que ela desvela. Podem usar toda essa facilidade em prol de seus semelhantes.
Sua saudação: Eparrei significa falar com espanto Olá. Esse espanto de grandeza de admiração ao ver o Orixá e dizer a ele Olá Iansã, Olá Oiá.

Arquétipo dos filhos(as) de Nanã Buruquê

São pessoas com uma capacidade extrema de entendimento e compreensão com as falhas humanas e por causa disso perdoam e consolam aos que erram com grande facilidade. Vivem voltados para o bem estar da comunidade sempre fazendo o possível para atender as vontades e necessidades de todos.

O filho de Nanã sempre parece ser muito mais velho do que realmente é. É um conservador por natureza e sente com freqüência saudades de um tempo que não viveu sempre achando que as coisas no passado eram bem melhores e, assim, sente-se distanciado da modernidade em que vive.
Às vezes carinhosos até em excesso, se tornam também ranzinzas, preocupados em demasia com detalhes e têm uma forte tendência a criticar tudo e todos. Não costumam ter muito senso de humor e valorizam demais pequenos incidentes que transformam em grandes dramas. Odeiam ser contrariados e quando batem o pé em uma posição, dificilmente voltam atrás, 


Suas reações bem equilibradas e a pertinência das decisões, o conservam sempre no caminho da sabedoria e da justiça.
Calmos, discretos e extremamente benevolentes, sempre agem com dignidade e gentileza, mas têm uma dificuldade nata em cumprir horários já que estão sempre achando que o dia é muito mais longo do que realmente é e pode esperar por sua lentidão.
Com um temperamento severo e austero, chega bem perto da rabugice se tornando assim mais temido que amado.
As vezes as mulheres, filhas desse orixá, não procuram embelezar-se para atrair ninguém e, muitas vezes, tornam-se distanciadas da sexualidade passando uma imagem de pouca feminilidade. 
Geralmente os filhos de Nanã se dedicam ao trabalho e à ambição social e, pelo medo exacerbado de ser abandonado e sofrer, deixam de lado a vida amorosa sem se tornarem com isso, amargos ou tristes.



Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê



4 comentários:

  1. Excelente trabalho. Tomo a liberdade de copiar o texto q fala do arquetipo dos filhos de Ogum, para ler nas Reuniões Doutrinárias que realizo na minha Casa.
    Axé!!

    ResponderExcluir