Quando falamos em pretos velhos, sou suspeito a qualquer citação,ja que adoro esta linha de trabalho de nossa umbanda.
A incorporação na linha de Pretos Velhos é mais calma,dependendo das entidades não dançam nem cantam muito.
O médium quando “incorpora’ e sente a vibração dessa linha tem um “peso” nas costas,ao qual se inclina na parte da frente.
Os Pretos e Pretas Velhas quando incorporados em seus “cavalos”,não se movimentam muito e quando o fazem é para saudar o atabaque,saudar o congá,dançar, etc…)
Com certeza encontramos alguns que ficam de pé e que gostam de dançar,isto depende muito da vibração do médium e a necessidade de cada entidade.Geralmente os Pretos Velhos ficam sentados fazendo a caridade e trazendo muita paz e alegria as pessoas do terreiro.
Nossos vovôs e vovós geralmente usam palavras simples e rebuscadas.
Cada Preta e Preto Velho é irradiado por um orixá e isso é muito evidente na maneira como trabalham nos terreiros de Umbanda.
Abaixo alguns exemplos, segundo a irradiação de cada Orixá.
Pretos-Velhos de Ogum
São muito diretos na sua maneira de falar,não gostam muito de “rodeios”,as vezes são um pouco rudes com as pessoas que estão cambonando ou até mesmo com quem está consultando.Quando falam não medem muito as palavras e também não são muito de enfeitar a mensagem que querem passar.Quem não tem muito conhecimento,acha que estão bravos,mas sabemos que no fundo são entidades de muita luz e muito bondosos
A especialidade dessas entidades é encorajar e passar seguranças as pessoas,pois como são mensageiros do Orixá ogum,suas principais características são a segurança e a força.
Pretos-Velhos de Oxum
São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível.Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é “chocar” e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que está sendo falado.
São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto-Velho de oxum sem um minuto que seja de pensamento interior,E vamos dizer que isto e bem típico do Pai Joaquim , As vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mas é necessário para a evolução
daquela pessoa.
Pretos-Velhos de Xangô
Sua incorporação é rápida como as de Ogum.Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas de prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e realizações profissionais.
Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus médiuns e consulentes.
Pretos-Velhos de Iansã
São rápidos na sua forma de incorporar e falar. Assim como os de Ogum, não possuem também muita paciência para com as pessoas.Essa rapidez é facilmente entendida, pela força da natureza que os rege, e é essa mesma força lhes permite uma grande variedade de assuntos com os quais ele trata, devido a diversidade que existe dentro desse único Orixá.
Geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança rápida de pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar diretrizes para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional ou até espiritual.
Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de eguns ou espíritos de parentes e amigos que já se foram, e que ainda não se conformaram com a partida permanecendo muito próximos dessas pessoas.
Pretos-Velhos de Oxossi
São os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco rápidas.Esses Pretos-Velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo tempo.
Possuem uma especialidade: A de receitar remédios naturais, para o corpo e a alma, assim como emplastros, banhos e compressas, defumadores, chás, etc… São verdadeiros químicos em seus tocos. – Afinal não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior “químico” – oxóssi.
Pretos-Velhos de Nanã
São raros, sua maneira de incorporação é de forma mais envelhecida ainda. Lenta e muito pesada. Enfatizando ainda mais a idade avançada.Falam rígido, com seriedade profunda. Não brincam nas suas consultas e prezam sempre o respeito, tanto do médium quanto do consulente, e pessoas a volta como: cambonos e pessoas do terreiro em geral e principalmente do pai ou da mãe de santo.
Cobram muito do seu médium, não admitem roupas curtas ou transparentes. Seu julgamento é severo. Não admite injustiça.
Costumam se afastar dos médiuns que consideram de “moral fraca”. Mais prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por ficar numa casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa, digna e honrada.
É difícil a relação com esses guias, principalmente quanto há discordância, ou seja, não são muito abertos a negociação no momento da consulta.
São especialistas em conselhos que formem moral, e entendimento do nosso karma, pois isso sem dúvida é a sua função.
Atuam também como os de Iansã e Obaluaiê, conduzindo Eguns.
Pretos-Velhos de Obaluaiê
São simples em sua forma de incorporar e falar. Exigem muito de seus médiuns, tanto na postura quanto na moral.Defendem quem é certo ou quem está certo, independente de quem seja, mesmo que para isso ganhem a antipatia dos outros.
Agarram-se a seus “filhos” com total dedicação e carinho, não deixando no entanto de cobrar e corrigir também. Pois entendem que a correção é uma forma de amar.
Devido a elevação e a antiguidade do Orixá para o qual eles trabalham, acabam transformando suas consultas em conselhos totalmente diferenciados dos demais Pretos-Velhos. Ou seja, se adaptam a qualquer assunto e falam deles exatamente com a precisão do momento.
Como trabalha para Obaluaiê, e este é o “dono das almas”, esses Pretos-Velhos são geralmente chefes de linha e assim explica-se a facilidade para trabalhar para vários assuntos.
Sua “visão” é de longo alcance para diversos assuntos, tornando-os capazes de traçar projetos distantes e longos para seus consulentes. Tanto pessoal como profissional e até espiritual.
Assim exigem também fiel cumprimento de suas normas, para que seus projetos não saiam errado, para tanto, os filhos que os seguem, devem fazer passo a passo tudo que lhes for pedido, apenas confiando nesses Pretos-Velhos.
Gostam de contar histórias para enriquecer de conhecimento o médium e as pessoas a volta.
Pretos-Velhos de Yemanjá
São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma enorme simplicidade. Sua fala é doce e meiga.Sua especialidade maior é sem dúvida os conselhos sobre laços espirituais e familiares.
Gostam também de trabalhar para fertilidade de um modo geral, e especialmente para as mulheres que desejam engravidar.
Utilizando o movimento das ondas do mar, são excelentes para descarregos e passes.
Pretos-Velhos de Oxalá
São bastante lentos na forma de incorporar, tornam-se belos principalmente pela simplicidade contida em seus gestos.Raramente dão consulta, sua maior especialidade é dirigir e instruir os demais Pretos-Velhos.
Cobram bastante de seus médiuns, principalmente no que diz respeito a prática de caridade, bom comportamento moral dentro e fora do terreiro, ausência de vícios, humildade; enfim o cultivo das virtudes mais elevadas.
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