segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CONSCIÊNCIA,SEMI CONSCIÊNCIA,INCONSCIÊNCIA,ANIMISMO E MISTIFICAÇÃO

Consciência / Semi-Consciência / Inconsciência

Dentro da mediunidade encontramos diversas categorias. A mediunidade mecânica de Incorporação é uma delas, e é composta de duas fases: a Inconsciente e a Semi-Consciente.
A incorporação consciente, se dá através de uma irradiação que o mentor exerce sobre o médium, não sendo, por isso considerada Incorporação, no contexto total da palavra, pois o psiquismo e a motricidade do médium permanecem  intactos.
A mecânica de incorporação requer que a Entidade ou o Espírito comunicante envolva o Corpo Astral do médium, atuando em três partes, que são: na função psíquica, na função sensorial e na função motora. Essas são as três condições necessárias para se processar a Mecânica de Incorporação.
Na Incorporação Consciente, que a Umbanda procura denominar de Irradiação Intuitiva, não ocorre atuação, intensa ou mesmo leve, sobre a sensibilidade e a motricidade do médium.

Na Mecânica de Incorporação Inconsciente, há a possessão mediúnica total, deixando o médium como que anestesiado, totalmente passivo e dirigido pela Entidade atuante. São médiuns pegos quase "à força", sendo raros hoje em dia. Estes, muitas vezes, podem ser ludibriados por espíritos emissários das sombras, devido a essa excessiva passividade.
O que é estranho e que vejo acontecer até com certa insistência, é que a maioria dos médiuns geralmente se dizem inconscientes, apesar de não o serem, e, com isso, vão colocando na cabeça de outros médiuns mais inexperientes  a expectativa de que, quando incorporarem  também  ficarão inconscientes.
Isto é extremamente negativo, pois muitos médiuns que poderiam render bons frutos pelo fato de serem semi-conscientes, muitas vezes desanimam devido a expectativa irreal de que sua entidade um dia irá deixá-lo totalmente inconsciente.
É preciso entender que os médiuns afins a fase inconsciente são ainda médiuns com um Karma duríssimo, os quais as entidades tem de pegar "à força".
Já os semi-conscientes são àqueles que, de alguma forma, já tem um certo mérito e maiores condições, além de serem menos logrados por entidades que queiram se passar por um Preto-Velho, Caboclo ou Exú.
A incorporação semi-consciente obedece a uma graduação variável entre 10% e 90%, sendo que, nos médiuns iniciantes, esta porcentagem fica entre 10% a 20% (ou até menos), sendo que no decorrer de sua vida mediúnica e feitura de santo, na dependência de sua conduta dentro e fora do terreiro, de sua humildade, tolerância, paciência e principalmente perseverança, alcançará, se o seu guia chefe ou mentor assim o permitir, novos graus na sua jornada.
O Mecanismo da incorporação semi-consciente da Umbanda ocorre atuando no Corpo Astral através dos chacras, centros de força usados pela espiritualidade para a comunicação mediúnica.


Animismo e Mistificação

 Animismo - Sistema fisiológico que considera a alma como causa primária de todos os fatos intelectuais e vitais (latim: anima - alma; ismo - doutrina)

Mistificar - Enganar, burlar, trapacear, iludir. O primeiro sentido foi o de iniciar alguém nos mistérios de um culto, torná-lo iniciado. Deriva do grego “mystés”, donde procede “mystérion”, mistério. Passou, depois, a abusar da boa fé dos incautos, enganar, iludir, etc. Mistificar vem de “mystés”, iniciado, e de “ficare”, do tema de “facere”, fazer, tornar.



O Espiritismo expõe o fenômeno anímico como a manifestação da alma do médium. A alma do médium pode manifestar-se como qualquer outro Espírito, desde que goze de certo grau de liberdade, pois recobra os seus atributos de Espírito e fala como tal e não como encarnado.
Para que se possa distinguir, se é o Espírito do médium ou outro que se comunica, é necessário observar a natureza das comunicações, através das circunstâncias e da linguagem.
a doutrina espírita conceitua Animismo como: “conjunto de fenômenos psíquicos produzidos com a cooperação consciente ou inconsciente dos médiuns em ação”
A cristalização da mente, hoje, em determinadas situações, pode motivar, no futuro, a manifestação de fenômenos anímicos, do mesmo modo que tal cristalização ou fixação, se realizada no passado, se exterioriza no presente”.
a espiritualidade descreve ainda uma espécie de manifestação anímica que mostra, muitas vezes, o que se assemelha a um transe mediúnico, nada mais é do que o médium desajustado revivendo cenas e acontecimentos no seu mundo subconsciencial, fenômeno esse motivado pelo contato magnético, pela aproximação de entidades que partilharam as remotas experiências.
Nessa hora, o médium se comporta e se expressa como se ali estivesse realmente um Espírito a se comunicar.
“A idéia de mistificação  talvez nos impelisse a desrespeitosa atitude, diante do seu padecimento moral. Por isso, nessas circunstâncias, é preciso armar o coração de amor, a fim de que possamos auxiliar e compreender. Um doutrinador sem tato fraterno, apenas lhe agravaria o problema, porque, a pretexto de servir à verdade, talvez lhe impusesse corretivo inoportuno ao invés de socorro providencial. Primeiro é preciso remover o mal, para depois fortificar a vítima na sua própria defesa”.
Mesmo nesse estado de desequilíbrio, o médium pode e deve ser socorrido e restituído ao serviço.
Esses médiuns necessitam de amparo moral, paciência, carinho, consolo e estudo evangélico, doutrinário cultural, para a renovação íntima, única base sólida para o reajuste definitivo, porquanto renasceram pela carne, sem se renovarem em Espírito.
Não se deve confundir esse desequilíbrio apresentado por alguns médiuns, com a participação constante do intermediário em toda e qualquer comunicação.
As comunicações com encarnados ou desencarnados se realizam unicamente, pela irradiação do nosso pensamento.
É por isso que, apesar de diversos Espíritos se manifestarem pelo mesmo médium, as comunicações recebidas trazem sempre o cunho pessoal dele, quanto à forma e ao estilo.
“Com efeito, embora o pensamento não seja absolutamente dele, embora o assunto não se enquadre em suas preocupações habituais, embora o que desejamos dizer não provenha dele de maneira alguma, nem por isso ele deixa de exercer sua influência na forma, dando-lhe as qualidade e propriedade características de sua individualidade


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê


SÃO TANTAS MUDANÇAS NÉ?

Às vezes,em conversa alguém me pergunta  se a umbanda mudou ou está mudando e eu tenho uma opinião muito formada sobre este questionamento,vejo inúmeras adulterações em nossos fundamentos,vejo modificações naquilo que jamais poderia se modificar,bem,vou deixar minha opinião sobre as tais mudanças

Estão ocorrendo? Sim! Mas em qual momento que a UMBANDA não teve mudanças, vejam bem, a UMBANDA ANUNCIADA pelo CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS não tinha nenhum elemento de culto de Nação, correto? Logo o culto que os adeptos das misturam cultuam é uma mudança da Umbanda anunciada em 1908 e nela o próprio caboclo pediu que estudassem o espiritismo, pois queiramos ou não, contem não tudo, mas uma grande parte do que temos que aprender e desenvolvimento do trato com os espíritos. 

Com a dissiminação do culto de Umbanda, muita coisa foi adaptada de região para região e recebeu diversas influencias de cada local, por exemplo, do catimbó de onde vieram ZE PELINTRA e a linha de malandros, aí também houve outra mudança, bem como houve influencia do Candomblé e os cultos de nação e do Esoterismo.

E mais atualmente, há a influencia e grande divulgação da Umbanda preconizada por Rubens Sarraceni, que queiramos ou não tem tomando conta exatamente pelos tais "cursos" ensinados e tem inclusões até discutiveis na relação de "tronos" por ele ensinada.

Estão tendo mudanças? Sim estão, na mesma velocidade que a umbanda  vem crescendo novamente, principalmente entre os jovens. Será que ruim? Não sei, mas tenho medo.

Porém, entendo que fora o culto que seja feito, com influencia de nação ou com 14 Orixás, ou com 7, ou com trabalho de Exu, sem trabalho de exu, não sei, o que importa é que nenhuma destas mudanças  deve tirar o principio básico da UMBANDA que é o trabalho dos espíritos na prática da caridade, Caso os terreiros trabalhem sem cobrar, desfazendo trabalhos e amparando , ensinando e ajudando  no autoconhecimento e desenvolvimento moral do individuo, entendo que é válido.

Eu sou a favor de uma Umbanda mais simples, menos engessada em seus ensinamentos, sou a favor também do estudo das obras espiritas, pois trazem uma boa base que com discernimento pode ajudar e muito na umbanda. Sou a favor de entender a umbanda como a maneira mas natural de cultuar a Deus que é através dos elementos da natureza, sem tronos, sem cortes, sem tantas outras coisas, mas é a minha maneira de ver... Sou a favor da simplicidade do uniforme branco, do pé no chão, do puro,do simples que ensina muito mais que mil métodos existentes.

Uma pena é que hoje muitos PDS e ou MDS estão mais preocupados(as) em aprender em CURSOS e MÉTODOS o que deveria ser aprendido com a espiritualidade, em sentando e ouvir o que tem a dizer uma entidade, um caboclo, um preto velho, verdadeiros sábios e professores. Os cursos tem a vantagem de propagar? sim, tem, mas sinceramente não sei se é o melhor pra nossa Umbanda.

Eu não vejo as mudanças com bons olhos, estava discutindo sobre isso no final de semana aqui em casa,

Não discrimino culto que seja diferente do meu, mas se as mudanças alteram os fundamentos iniciais da casa com certeza tem algo que não encaixa. Vejo muita novidade apenas para trazer mais assistência para os trabalhos. Ou em casos piores, acrescenta "novidades" porque outros estão fazendo.

Como estava comentando aqui , a umbanda vista de uma forma bem simples é uma receita de bolo, tem ingredientes que não podem ser substituidos nem alterados, e tem ingredientes que se acrescentar vai melhorar a receita original, só que se for acrescentando um pouco de tudo o resultado final provavelmente não será um bolo.

Já vi caso do terreiro mudar totalmente o jeito de trabalhar porque o PDS fez um curso e descobriu que seu terreiro estava trabalhando "errado", se eu fosse o PDS o dia em que algum curso ou algum livro de umbanda conseguisse provar que estou trabalhando do modo errado eu simplesmente fecharia a casa e mudava de religião.
 As alterações podem ser propostas pelos Mentores da Casa, uma adaptação ou resposta às demandas dos consulentes, ou implementação dos dirigentes materiais.  Os tempos são chegados e acontece que tem muita  informação surgindo, de todos os cantos.  O público que hoje procura os Terreiros de Umbanda é muito diversificado.  Não são mais, somente, aquele público carente com sofrimentos e necessidades humanas  básicas que conheci no início da minha jornada.  Tem procurado os Terreiros pessoas das mais diversas classes sociais e com problemáticas diversas.  Não é que seja contra a adaptações e mudanças, desde que sejam para diminuir os sofrimentos humanos e que sejam caritativas(sem nenhum vínculo pecuniário), sou a favor sim.

Então, a gente precisa estar aberto a mudanças sim, mas devemos ter cuidado para não perdermos a identidade e o caminho dos propósitos da Umbanda  É isso que eu penso, mas o assunto não está fechado e, respeito as opiniões contrárias.


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê


CAMPO ESTRUTURAL E EGRÉGORA

Como em nossas doutrinas  estamos falando sobre sintonia vibracional,vou abordar também campo estrutural e egrégoras.
Campo estrutural, definido de uma forma bem rápida e simples, é toda estrutura espiritual criada e mantida pelos espíritos na dimensão espiritual (Orum) e que podem ou não, interagir com a dimensão material (Aiyê), a energia mantenedora dos campos estruturais são as vibrações espirituais.
Quando falamos de espíritos estamos nos referindo a todos, sejam encarnados ou não.
Naturalmente que estão incluídos os Caboclos, Pretos Velhos, Exus e toda hierarquia de guias e protetores espirituais, mestres, anjos e Orixás
Entre os vários Campos Estruturais existentes encontramos um chamado de Egrégora. As egrégoras são estruturas espirituais criadas e mantidas por um conjunto de espíritos.
Egrégora é um Campo Estrutural específico, formado pelas vibrações espirituais oriundas de muitas origens,inclusive mentais como falamos neste último dia 24/08
No estudo que realizamos em nossa doutrina a egrégora é classificada como “Campo Estrutural Coletivo”ou duplo etérico de tudo que está a nossa volta.
Estes campos estruturais chamados egrégoras são criados, mantidos, alterados e destruídos por nós, mas também devolvem energia e força a todos aqueles que participam da sua formação e manejo,pois depende desta continuidade de vibrações para existir
A energia espiritual devolvida pela egrégora sempre é bem maior do que a energia espiritual fornecida por nós e também é proporcional ao número de espíritos que a compõem, vamos dar um exemplo.
O local que chamamos Terreiro de Umbanda onde são realizados os trabalhos espirituais,giras e consultas não é somente uma casa, uma construção.
Além da estrutura material existe uma estrutura espiritual que é mantida por todos aqueles espíritos (Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Exus, etc…)e por todos os médiuns, cambonos e participantes do Terreiro. Esta estrutura espiritual é um tipo de campo estrutural.
Quando uma pessoa vai até um Núcleo de Umbanda e ao adentrar ao recinto se concentra em preces e respeita o lugar sagrado, ela está neste momento vibrando e alimentando o campo estrutural daquele Terreiro, ela está alimentando com vibrações espirituais a egrégora da casa.
Ao alimentar a egrégora ela passa a se envolver naquele campo espiritual e imediatamente passa a receber as vibrações espirituais que aquela egrégora (Campo Estrutural do Terreiro) devolve a ela, existe uma troca de energia espiritual.
Se houver afinidade, poderemos entrar em ressonância espiritual com as vibrações espirituais daquele lugar e então a energia transferida será bem maior.
O resultado desta transferência de energia será notado imediatamente em nossas vidas, podendo em alguns casos provocar verdadeiros milagres (curas, mudanças emocionais, psíquicas, sociais, etc..
Por isso que sempre afirmamo, que não adianta somente conhecer a umbanda através dos livros, é necessário ao umbandista freqüentar o Terreiro, sentir a força da egrégora da casa, o axé da casa etc
A energia espiritual recebida pelas pessoas é sempre da mesma natureza da energia da egrégora conjunta formada pela união de todos
Precisamos tomar muito cuidado com as egrégoras que ajudamos a manter, pois acabamos virando vítimas destes campos de força espiritual, e muitos deles ao invés de nos ajudarem poderão provocar perturbações incríveis em nossa vida, em nossa saúde e em nosso equilíbrio espiritual.
Estes campos estruturais chamados de egrégoras também auxiliam na proteção espiritual do Terreiro, pois todos aqueles seres que não tiverem afinidades com as vibrações da egrégora, serão repelidos violentamente do ambiente devido as diferenças vibratórias existentes, mesmo que insistam não conseguirão resistir as energias dissonantes.
Este efeito também se aplica as pessoas que freqüentam o Templo: Médiuns, Cambones, por isso ás vezes não nos sentirmos bem ao chegar ou sair de nossa casa,pois não estamos vibrando de forma comum como a maioria dos outros médiuns.
Obs.:
 1 – Campo estrutural é um conceito amplo e genérico. Sua manifestação é múltipla e está presente em várias manifestações da vida material e espiritual. Quando falamos em perispírito, colônias espirituais, zonas umbralinas, regiões trevosas, formas pensamento, egrégoras, etc… estamos falando em campos estruturais,temos outras postagens que falam sobre isso neste blog.
2- Existem campos estruturais que atuam somente na dimensão espiritual. As colônias espirituais é um exemplo de campo estrutural atuante somente na espiritualidade.
O perispírito é um campo estrutural atuante na dimensão material , é ele que faz o elo de ligação espírito-matéria.

3- O campo estrutural é de natureza espiritual, portanto é mantido pela energia mental e emocional, sendo os espíritos a fonte geradora destas energias. É um erro afirmar que são as ondas eletromagnéticas ou radiações de origem material as responsáveis pela manutenção destes campos.
4- Existem campos estruturais mantidos por todos os elementos da escala evolutiva da espiritualidade: elementais, elementares, almas-grupo, espíritos, anjos, Orixás.
5- Definição clássica de egrégora: “Egrégora provém do grego egrégoroi e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade, A egrégora acumula a energia de várias freqüências. Assim, quanto mais poderoso for o indivíduo, mais força estará emprestando a egrégora para que ela incorpore às dos demais”.
6-A energia espiritual devolvida pela egrégora é proporcional ao número de pessoas que participam da egrégora.como o ‘’famoso’’exemplo do queijo que o Pai Joaquim fala...
7-Temos vários relatos de freqüentadores aqui na TUOD, que somente pelo fato de entrarem no Terreiro se sentiram melhores, mais dispostos, alegres, calmos etc… Naturalmente que além da energia da egrégora, mesmo antes do início dos trabalhos, existe toda a intervenção dos guias e guardiões do Terreiro. Mas a energia da egrégora não pode ser descartada ela deve ser estudada, compreendida e utilizada de forma racional por todos os umbandistas.
8-Estou me referindo aos médiuns e filhos do Terreiro.
9-Uma egrégora formada por vibrações de amor, alegria, união, força devolverá aos seus participantes estas mesmas vibrações.
Já uma egrégora alimentada com ódio, inveja, disputa, tristeza, vaidade, orgulho irá devolver aos seus participantes este mesmo tipo de vibrações.
Com o passar do tempo aquelas pessoas mais “fracas” serão vítimas desta força oculta e quando perceberem o estrago causado já poderá ser tarde.

Infelizmente muitos Terreiros fecham as portas por este motivo.

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

NÃO QUEREMOS MUDANÇAS

Ao assistirmos TV,vídeos na internet,vemos uma enorme variedade de ‘’crimes’’ praticados em nome de nossa religião afro,são mortes,extorsões,estupros e uma infinidade assustadora de delitos usando a umbanda e o candomblé como motivo desencadeador.
Sabemos que a umbanda e seus ensinamentos passam distantes destas praticas absurdas.
A umbanda em sua origem abriu as portas para todas as pessoas de boa índole, para todos aqueles que quisessem seguir os princípios que foram divulgados pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e por médiuns de boa vontade até hoje.
Infelizmente neste processo de espiritualização da sociedade brasileira, muitas pessoas procuraram a umbanda somente com interesses materiais e muitos interesseiros vieram se abrigar nas sombras da umbanda sem trazerem em seus corações nenhum traço de espiritualidade cristã, e são estas pessoas endurecidas espiritualmente que em nossos dias acabam protagonizando absurdos em nome da umbanda,vemos aqui em nossa casa uma quantia enorme de pessoas que nos procuram para finalidades que nem sempre atendemos.
Tenho meus costumes,aprendizado e doutrina bem definidos e quem não concordar com eles,não leiam o que posto,pois vou sempre relutar contra algumas práticas que considero aberrações!
Uma dessas aberrações da atualidade são os chamados Umbandomblés, onde todos os excessos podem ser cometidos, pois não possuem limites doutrinários nem como Candomblé, nem como umbanda, sendo um território livre para todos os excessos, vaidades frutos de perturbações mentais e espirituais.
É só procurar a palavra marmoteiro no google e vocês ficarão estarrecidos com as imagens.
Uma questão muito importante, em minha humilde opinião, para resgatarmos o nome da umbanda perante a sociedade é a necessidade premente dos umbandistas procurarem estudar e se desenvolverem intelectual e espiritualmente como tento disseminar aqui em nossa casa.
A Umbanda não pertence a nenhuma raça ou cultura, seus princípios são universais, e estão acima de limites de cor, raça, sexo etc…
A Umbanda tem que seguir seu próprio caminho…
Não é admissível, em pleno século XXI, pessoas acreditarem que ser umbandista é carregar uma garrafa de cachaça em uma das mãos e um charuto na outra, e que só a fé cega é suficiente para nosso desenvolvimento espiritual.

Acreditarem, que ser umbandista é ficar levando despachos nas encruzilhadas para as mais deploráveis finalidades.
Que ser umbandista é explorar a miséria humana e cobrar para fazer trabalhos de amarrações e de outros tipos.
É um absurdo acreditarem que oferecendo sacrifícios de animais, sangue ou outros elementos para exus, pomba giras e demais “espíritos” estaremos conseguindo o que almejamos em nossa vida material.
Estamos cansados de ver fotos e assistir vídeos terríveis na Internet, onde se defende que estas praticas ultrapassadas e absurdas fazem parte da umbanda.
O que propomos e estimulamos aqui na TUOD, é que os umbandistas, independente da orientação que estejam seguindo, procurem as respostas, se desenvolvam, se libertem das amarras dos preconceitos, não sejam somente joguetes nas mãos de pessoas ignorantes ou mal intencionadas.
A Umbanda em hipótese alguma deve ser utilizada para subjugar, para impor medos, restrições, preconceitos ou submissões.
A Umbanda é a luz que liberta da escravidão espiritual imposta pelas grandes religiões dogmáticas, a umbanda abre novos horizontes, liberta as almas que se encontram presas em preconceitos e dogmas milenares.”dizem os guias de luz...
“A Umbanda, através da simplicidade, humildade e caridade, traz o conhecimento espiritual necessário para equilibrar a nossa sociedade materialista, totalmente desorientada dos princípios e das verdades espirituais.”
“O grande livro, seguido pela umbanda, é o livro da natureza, o livro da vida e dos bons exemplos.”
Entendemos a umbanda não somente como uma religião, como as diversas existentes na atualidade, que brigam entre si para disputarem seus adeptos, para dominarem as consciências e cobrarem dízimos.

“A Umbanda não necessita de templos formosos, nem de catedrais monumentais, seu maior templo foi construído pelo criador, é a própria natureza.”
Pai Joaquim de Aruanda ensina, e nós aceitamos que a umbanda é muito mais do que uma religião.
“Pai Joaquim de Aruanda,  ensina que os espíritos não precisam e nem possuem religião, são os humanos ignorantes do conhecimento espiritual que ainda necessitam.”
“A Umbanda é uma verdadeira escola espiritual, onde todos os assuntos devem ser abordados, estudados, compreendidos e aplicados no dia a dia.”
“Umbanda é mais que uma religião, umbanda é arte, é filosofia, é ciência é o conhecimento universal.”
Na TUOD, seguindo as orientações do  Pai Joaquim de Aruanda entendemos que um Terreiro de umbanda é uma verdadeira escola iniciática; onde amigos espirituais, mestres espirituais nos auxiliam na busca deste conhecimento maior.
Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Exus são nossos amigos, mas são amigos especiais, são verdadeiros mestres que veem em nosso auxilio, para em conjunto com os umbandistas iniciados nesta sabedoria universal, auxiliarem a todos aqueles necessitados, e que ainda materializados, buscam ajuda em nossas casas espirituais.
Entendemos que as casas espirituais de umbanda são verdadeiros templos iniciáticos da atualidade.


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

MOÇA DO BEM

Depois muitas pessoas dizem que eu sou saudosista e puxa-saco de paulistas e de São Paulo,mas não tenho culpa de achar as pessoas de lá mais humanas e menos hipócritas do que muitos daqui...
Nesta minha viagem prá sampa,estava na fila do habib´s,tentando pegar umas esfihas, quando presenciei uma cena que me chamou á atenção pelo amor dedicado á um estranho e olha que o estranho latia na calçada!
Vi uma moça bonita, de pele e mãos bem cuidadas, com boas roupas e com uma das mãos no bolso de trás da calça. Ela perguntava  atendente qual era o lanche mais barato. Eu, e creio, a atendente também, estranhamos a pergunta. A moça repetiu, agora em tom de voz mais alto, e enquanto a atendente pedia licença para socorrer um colega de trabalho, duas crianças, talvez irmãos, encostaram no balcão aproximando-se da perna da moça e pediram alguns trocados,coisa que em São Paulo é irritantemente normal... Estavam sujos, com olhar focado nas imagens do cardápio e com as mãos sobre o balcão voltadas para cima. Rapidamente, com um leve passo à direita e enquanto olhava ao redor como se estivesse procurando alguém ou conferindo algo, a moça respondeu aos meninos com outras tantas perguntas: cadê sua mãe? Estão estudando? São irmãos?…Após as respostas, em parte enroladas, a moça negou: não tenho não, desculpe.
Com a volta da atendente os meninos foram “delicadamente” afastados permitindo a continuação do atendimento: a senhora quer o lanche mais barato? Temos este que custa R$6,00 ou este que custa R$9,00…
- Pode ser qualquer um, é para dar para aquele cachorro lá – ela apontava para um cachorro de rua, enquanto sacava uma nota de R$10,00 do bolso.
Ela, a atendente, eu e mais algumas pessoas que testemunhavam aquela cena viramos em direção do cão que … (não acho uma palavra para descrever)… brincava com aqueles meninos.
Rapidamente o cupom fiscal foi impresso, o troco dado e o lanche entregue. Por alguns minutos eu, a próxima da fila, e a atendente ficamos olhando os movimentos da moça que seguia em direção do cachorro já abrindo a embalagem.
Perto dele, sentou-se no chão, sorriu, brincou, falou de forma mansa e serviu o lanche permitindo que o cachorro pulasse em suas pernas,já sujando sua calça Calvin Klein,(não tinha como não ver a marca!)
Os meninos ficaram em pé acompanhando aquele momento “mágico” sem nada pronunciarem. Segundos depois, talvez pelo peso dos olhares, a moça os percebeu  ao seu lado, colocou novamente a mão no bolso retirando o troco e disse: oh, para vocês…
O mais velho apanhou rapidamente e saíram correndo em direção à rua comemorando e disputando o maior número de moedas. A moça acariciava o cachorro e insistia que ele comesse, pois nem parecia tão faminto como o Xirú ,meu cachorro!
Senti um cutucão, era a família que estava atrás de mim dizendo para fazer o pedido. Um pouco distraído saí da fila, sentei no primeiro banco vago que encontrei e pensei:

Fazer o pedido… QUAL???

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê