quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O BOM MÉDIUM

Os médiuns experientes sabem que para obter um resultado diferente é necessário haver reforma íntima,mudanças e a mais importante é a de mentalidade, ou seja, da nossa maneira de pensar.
Precisamos atingir nossos objetivos dentro de nosso desenvolvimento, porque o mais difícil de administrar em nossa religiosidade é o fracasso e o sucesso.
Nós todos conhecemos a vaidade da vitória e a tristeza da derrota né pessoal?





Encontramos obstáculos e mais obstáculos,inúmeras dificuldades em nossa trajetória, contudo, com esperança, dignidade,humildade, um pouco de loucura e alguma crença em nós mesmos, poderemos dar grandes passos na direção da nossa evolução como médiuns e como pessoas.
Vencedores são aqueles que desistiram de adiar sua caminhada, de repetir os mesmos erros,de cultivar os mesmos temores e resolveram criar coragem e simplesmente caminhar.
Porém, grandes tropeços são criados pelo astral,lembrem-se disso sempre, pessoas que ignoram preceitos, se sentem confiantes demais, de repente, passam a achar a caminhada muito cansativa,pois vão com ''muita sede ao pote''
Não percebem que os outros evoluíram, que a situação mudou e que não sabem mais o que fazer.
Se o seu passado foi feito de derrotas, deixe-o para trás (a não ser que sinta saudades dele...)
Aprenda de uma vez por todas o que sempre digo: ''Aprendizado desregrado e em excesso é mais nocivo que a ausência dele''
Se você não está confiante em sua religião,ou não está ''alcançando suas graças'',pergunte-se primeiro se realmente você é merecedor(a) delas,lembre-se das famosas 4 palavras AÇÃO,REAÇÃO,EFEITO e CAUSA...
Lembre-se do que eu disse em uma de nossas últimas doutrinas sobre nossos receios: Medo em inglês: FEAR,ou seja:
''F''alsas
''E''vidências
''A''parentemente
''R''eais



Derrotas são frutos de pequenas distrações,como diz Sêo Zé Pelintra...
O médium determinado inspira confiança em tudo o que faz. Sabe que ser o primeiro depende apenas de si próprio e de sua dedicação e mantém sua palavra e conduta não porque um irmão ou irmã de santo vai cobrá-la (ainda que cobrar algo prometido seja um direito do outro) mas sim porque sempre dá o máximo de si.
Todo mundo conhece bom médium, ele não tem vergonha de suas limitações, mas principalmente não tem vergonha de comprometer-se com o que faz.

* Quando não sabe pergunta,
* Quando não pode não promete,
* Quando promete cumpre, 
* Quando sabe assume, 
* Quando assume faz.

Filhotinhos e filhotinhas,tornar-se um bom médium é deixar de ser mais um como os outros. 
É transformar-se em alguém que sabe ir a fundo no que quer.
O bom médium sabe que um erro é sempre possível e por isso cuida para que ele não aconteça, mas se ocorrer, analisa-o em todas as suas conseqüências e fica francamente chateado por tê-lo cometido.
Não procura culpados nem perde seu tempo se escondendo atrás de acusações. Analisa a situação e procura imediatamente solucioná-la.

Está provado: Os erros crescem quando você se abate com ele e diminuem e o fazem melhorar quando você os aceita e sabe que precisa melhorar para torná-los cada vez mais raros.
O bom médium está sempre alerta, ligado, atento para a sua evolução e em todas oportunidades de ser útil e fazer sempre delas um motivo para comemorações e muitas vitórias!


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

AOS OGANS,TAMBOREIROS,BATUQUEIROS ETC...

Hoje vou falar sobre duas coisas: Como trocar a pele ou couro dos atabaques e como deveria ser a postura e o comportamento de um ogan dentro do terreiro que frequenta.
Então vamos-lá, a primeira dúvida que talvez aconteça é, onde eu consigo uma pele (couro) nova(o)? isso é simples, em qualquer casa de artigos religiosos de Umbanda ou Candomblé,ou loja de instrumentos musicais, você encontrará facilmente, atualmente o valor gira em torno de R$ 30,00 a R$ 40,00(dependendo do diâmetro) em média.

Outra dúvida que pode acontecer é: posso comprar pele sintética? Olha só pessoal,sem querer ditar regras,mas couro sintético não tem nenhum fundamento, não tem nem, irá movimentar as energias necessárias durante o gira, o couro sintético é mais fácil de encontrar,mas fácil de colocar, o som é até, muitas vezes mais bonito, já que ele não sofre com a umidade, não necessita de tanta afinação,mas não supre a necessidade espiritual do tambor e nem lhe permite com que ele faça a sua parte.
Neste momento você ogan,  tem que se preocupar com isso,pois caso contrário qualquer um poderia simplesmente chegar ao lado de um atabaque e se pôr a tocar, sem fundamento,nem conhecimento do que esta fazendo e pronto, tudo resolvido, mas você deve sabe que as coisas não funcionam bem assim, por isso reforço, não compre couro sintético para o atabaque da casa,pois ele será inoperante do ponto de vista espiritual.
Para colocar corretamente o couro no atabaque é muito simples, fisicamente falando,porém existem rituais,amacís e orações próprias para isso,respeitando a doutrina de cada casa.


1) Coloque o couro dentro de um balde com água, de preferência que a pele seja totalmente coberta pela água, fazemos isso para que a pele fique hidratada e mais fácil de se colocar. Costumo deixar 12hrs na água, mas nem sempre é preciso tanto tempo,pois se o couro se amolecer com facilidade, nada lhe impede de colocar após 2/ 3 / 4 horas, pois não haverá problema algum se assim o fizer.

2) De preferência, procure colocar com a ajuda de uma pessoa, muitas vezes o couro fica escapando de um lado e se tiver uma pessoa para ajudar facilita, e quanto é esta outra pessoa ficar tocando no couro não tem problema,pois até o momento a pele ainda  não foi consagrada e somente após sua total colocação que os rituais devem ser feitos no tambor.

3) Após colocar o couro deixe-o parcialmente preso e não tente afinar ainda, espere a pele secar totalmente, após seca poderá ser afinada com mais facilidade sem rásga-la

4) Pós seca,minha recomendação é que se façam as devidas consagrações pelos guias regentes da casa, se você não sabe como proceder, peça auxilio ao seu Pai/Mãe de Santo, com certeza eles saberão o que fazer e como fazer.

A partir daí,algumas normas deveriam ser seguidas,de acordo com os costumes de cada casa...
Vou dar o exemplo de minha casa para que fique mais claro,á partir das consagrações e preparos num atabaque,ninguém mais além do ogan, ou eu como zelador podem manusear o Atabaque, isso porque as energias que se manifestam no atabaque tem que ser sempre preservadas e quanto mais médiuns de diferentes coroas,ficarem tocando, manuseando fica mais díficil para o ogan se manter firme e preservar seu envoltório naquele atabaque, não estou dizendo que nínguem mais possa tocar no couro, mas com prévia autorização do ogan, do Pai/Mãe de santo.
O fato de só algumas pessoas poderem manusear o atabaque também evita que aconteçam desrespeitos com as entidades protetoras do som que nos guiam durante as giras, então o comportamento quando estamos postos para tocar, deve ser sempre de muito respeito, ou seja, o atabaque não é lugar de descanço, não se apoie com os braços encima do couro, o atabaque não é encosto não é mesmo, existem comportamentos que o ogan deve adotar e acima de tudo respeitar os mentores do som e cobrar das outras pessoas respeito com essas entidades.
Abordarei,repito dentro de minha doutrina, algumas dicas e posturas que em nossa casa julgamos adequados á um ogan,dentro de nossa filosofia:


1 – Em primeiro lugar, entenda que, apesar de seu cargo, não é dono (a) do terreiro nem de nenhum orixá e sim alguém que deve se capacitar cada vez mais para servi-lo.
 2- Seja humilde e simpático(a). Vocês é que auxiliam,através do toque, o Pai/Mãe de santo á educar  as entidades e guias, mas tudo com muito amor e disciplina.
 3- Caso tenha algo para discordar faça-o discretamente pedindo um minuto da atenção de seu  Pai/Mãe de santo e exponha a situação civilizadamente, sem precisar que outros médiuns presenciem sua reivindicação, falar pelas costas é pior ainda, pois todo  Pai/Mãe de santo tem sempre um(a) informante que certamente você nem imagina quem é!
4- Se você tem sugestões e dicas, leve sempre ao conhecimento de sua casa,para avaliação
5- Não faça ninguém de escravo ou empregado, apenas porque tem um cargo,lembre-se que dentro de uma casa santa,ninguém é insubstituível ou intocável. 
6- Os bons ogans e cambonos devem ser doces e pacientes com os iniciantes e novatos da religião,mas JAMAIS deveriam se misturar com eles para aquelas conversas, brincadeiras e principalmente para aquelas festas fora  da esfera do terreiro. Quem brinca com criança pode amanhecer mijado!
                                                                                                          
7- Tão importante quanto o conhecimento é a TRADIÇÃO! Logo, guarde aqueles fundamentos aprendidos ao longo de seu desenvolvimento  para si, ou melhor, troque idéias com seu Pai/Mãe de santo mas jamais critique ou tente modificar  os preceitos da sua casa por conta própria


8- Jamais,de forma alguma se envolva com uma filha  do terreiro,pois trará inúmeros problemas á sua casa.
 9- Se não sabe, pergunte ou vá estudar mais; mas não invente uma resposta sobre qualquer pergunta de um leigo só para aparecer.
 10- Lembre-se de guardar preceito todas as vezes que for cuidar do SAGRADO. Bebidas,drogas,sexo,gula e atabaque definitivamente NÃO COMBINAM!
 11- Se fôr visitar outra casa que não a sua, vá com roupas dignas de seu uso para que seu Pai/Mãe não se envergonhe de você,Alias, aproveitando que estou falando de roupa de terreiro,elas devem ser mantidas sempre impecáveis (tudo LIMPÍSSIMO E PASSADO A FERRO). Shortinhos, top’s ,regatas etc devem ser usados somente prá se  ir á bailes funk.,quem gostar...
 12-O EXCESSO DE INTIMIDADE DIMINUI O RESPEITO! Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver o Pai/Mãe de santo e irmãos de santo em determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do terreiro pra fora. Além do mais, a próxima vítima certamente será você. 
13- Ser Ogan  de um terreiro, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de vocação, conhecimento profundo, tempo, discernimento, sabedoria, calma, honestidade, capacidade, pluralidade, amor e principalmente espiritualidade (Fé). Ao ser suspenso, lembre-se sempre:você não estava cumprindo com algum destes tópicos...
 14- NUNCA retruque seu  Pai/Mãe de santo. Nunca !!!. Apesar de seu cargo, eles  são os responsáveis pelo terreiro,pelo culto,inclusive por você e por seu aprendizado, se discordar de algo, converse reservadamente com eles.
 15- Enquanto as médiuns femininas e cambones ficam responsáveis pelas organizações do altar, auxílio na cozinha, limpeza das roupas, e demais funções leves, os Ogans poderiam auxiliar na limpeza pesada da casa e quintal ou consertar algo que quebrou. Ogans que ficam sentados, fumando,conversando e/ou apenas dando palpites (normalmente nunca perguntados) também são dispensáveis.
 16 – Todos sabem que tocar e cantar numa festa de terreiro é extremamente cansativo para os ogans; que ficar andando de um lado á outro no terreiro, vestindo,servindo e camboneando guias é extremamente cansativo para as(as) cambones, mas será que os demais médiuns também não estão cansados de suas funções? E por que todos não continuam trabalhando até o final da festa? A função de Relações Públicas cabe ao Pai/Mãe de Santo e somente àqueles que ele designar. Então porque alguns folgados têm mania de ficar dando pinta nas festas enquanto só as cabeças menores trabalham?
 17 - Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua mochila ou bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do terreiro. Quanto mais rápido isso for feito, mais rápido TODOS poderão ir embora.
18 – Casa de santo não tem uma empregada para limpar tudo. Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Isso inclui cinzeiros, roupas, xícaras de café, etc
 19 – Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando a mesa e a comida na frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, no terreiro deveria ser igual. Antes de repetir a comida váaarias vezes observem se tem quantidade suficiente para os demais  presentes no terreiro . Ser menos notado é sempre o mais belo para qualquer pessoa, principalmente aqueles que deveriam servir de exemplo. Lembre-se: Tem sempre alguém observando você!!!
 20- Você gosta que fiquem pegando suas roupas emprestadas toda hora?. Portanto, que tal ir á uma loja popular e comprar uma belíssima camiseta e calças brancas pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestada. Não é maravilhoso? Todos na casa contentes e felizes com suas devidas roupas.
21- Caso assista fora do seu terreiro á algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando, desfazendo. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser para o próximo.
 22 – Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre !!!
23- Ao ir embora, seus pertences e guias deverão ser colocados em cima de seu tambor devidamente guardados e não deixados em nenhum outro lugar!
24- Cante com respeito e louvor á todas as entidades e á todo e qualquer cântico,não alimente preferências por entidades,linhas ou falanges,muito menos por determinados guias de um ou de outro irmão(ã) de santo.
25- Jamais abandone sua posição ou função durante um culto,trabalho ou sessão, para cumprimentar,conversar com qualquer entidade sem á permissão de seu Pai/Mãe de santo ou guia chefe,se fôr algo grave converse separadamente dos demais.


26- Para finalizar,lembre-se que sua função é estritamente religiosa e não artística,se quer aparecer e ser o centro das atenções,forme uma banda,um grupo,de pagode,increva-se num show de calouros,the voice ou similares ok?

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê