quinta-feira, 5 de setembro de 2013

TIPOS MAIS COMUNS DE MEDIUNIDADE


VEJO SEMPRE ESTE TEMA SER MOTIVO DE MUITAS DÚVIDAS EM NOSSA CASA,PORISSO NOVAMENTE VAMOS FALAR SOBRE OS TIPOS MAIS COMUNS DE MEDIUNIDADE,LEMBRANDO QUE EM CADA MÉDIUM ESTES ‘’TIPOS’’ PODEM SE APRESENTAR EM MAIOR OU MENOR INTENSIDADE,NÃO RESPEITANDO UM PADRÃO,CITEMOS OS TIPOS BÁSICOS DE MEDIUNIDADE:
·           MEDIUNIDADE PSÍQUICA OU INTUITIVA
·           MEDIUNIDADE SOMÁTICA OU MECÂNICA
NA MEDIUNIDADE PSÍQUICA OU INTUITIVA O MÉDIUM SENTE AS PALAVRAS SE FORMANDO EM SUA MENTE E AS ESCREVE OU TRANSMITE ESPONTÂNEAMENTE; NA MEDIUNIDADE SOMÁTICA OU MECÂNICA O ESPÍRITO COMUNICANTE DOMINA E UTILIZA O CORPO DO MÉDIUM SEM A POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO DO MESMO.
DENTRO DESTES DOIS TIPOS  DE MEDIUNIDADE MAIS CONHECIDOS ENCONTRAMOS AS SEGUINTES MANIFESTAÇÕES:
INCORPORAÇÃO: É A DOAÇÃO DO CORPO FÍSICO Á VIBRAÇÃO DO PLANO ESPIRITUAL,INTERMEDIANDO A COMUNICAÇÃO DOS ESPÍRITOS COM O CAMPO FÍSICO,MATERIAL,PERMITINDO ASSIM O SOCORRO,A AJUDA E O ESCLARECIMENTO NECESSÁRIOS Á TODOS QUE BUSCAM O ALENTO ESPIRITUAL,SE FALARMOS EM NÚMEROS,ACHO QUE MAIS DE 80% DOS MÉDIUNS SÃO CLASSIFICADOS COMO MÉDIUNS  DE INCORPORAÇÃO.
CLARIVIDÊNCIA:  A VIBRAÇÃO ESPIRITUAL SE MANIFESTA NA MENTE DO MÉDIUM DESCREVENDO FATOS QUE PODEM VIR A ACONTECER DE FATO .
VIDÊNCIA: CAPACIDADE DE CAPTAR VISÃO DE COISAS MATERIAIS QUE ESTÃO SE PASSANDO EM OUTROS LOCAIS OU NOS PLANOS ESPIRITUAIS
PSICOGRAFIA: POSSIBILIDADE DE RECEBER VIBRAÇÕES E MENSAGENS ESPIRITUAIS TRANSMITINDO-AS ATRAVÉS DA ESCRITA, EM NOSSA UMBANDA É UM POUCO MAIS DIFÍCIL MÉDIUNS APRESENTAREM FACILIDADE NESTA MODALIDADE,EU MESMO CONHECI POUQUÍSSIMOS MÉDIUNS QUE EXPRESSASSEM ESTA FACULDADE MEDIÚNICA SENDO UMBANDISTAS.
AUDIÇÃO: O MÉDIUM OUVE VOZES E AS TRANSMITE EM SUAS COMUNICAÇÕES
MÉDIUM PASSISTA: POR MEIO DE VIBRAÇÕES RECEBIDAS O MÉDIUM É CAPAZ DE REEQUILIBRAR E RESTABELECER AS ENERGIAS POSITIVAS,DIMINUINDO AS INFLUÊNCIAS E MANIFESTAÇÕES NEGATIVAS.
O MÉDIUM DEVE SE UTILIZAR DESTA POSSIBILIDADE APENAS PARA A PRÁTICA DO BEM E PARA ISSO DEVE ESTAR SEMPRE ATENTO ,UTILIZANDO SEU LIVRE-ARBÍTRIO E EVOLUINDO DE ACORDO COM AS QUALIDADES QUE MANIFESTA,DEVE  EM PRÍNCIPIO CONHECER-SE  Á SI PRÓPRIO,REALIZAR A TÃO PEDIDA ‘’REFORMA ÍNTIMA’’ E EQUILIBRAR SUA FORÇA POSITIVA E NEGATIVA.
MEDIUNIDADE MECÂNICA PLENA: NESTE TIPO DE MEDIUNIDADE,CONHECIDA COMO ‘’INCORPORAÇÃO’’ O GUIA  MEDIÚNICO COSTUMA UTILIZAR TOTALMENTE O CORPO DO MÉDIUM PARA MANIFESTAR-SE NO PLANO FÍSICO,DURANTE TODA A INCORPORAÇÃO O CORPO DO MÉDIUM SERÁ USADO PELO GUIA,A MAIOR OU MENOR PASSIVIDADE DO MÉDIUM DURANTE SUA AÇÃO MEDIÚNICA SE DEVERÁ  A SUA FORMA DE INCORPORAÇÃO,CONSCIENTE OU INCONSCIENTE (ABORDEI RECENTEMENTE ESTE TEMA).
EM GERAL,DURANTE TODO O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO O MÉDIUM PERMANECE CONSCIENTE DA AÇÃO QUE ESTÁ SE REALIZANDO NO PLANO FÍSICO ATRAVÉS DE SEU CORPO,PODENDO,EM MAIOR OU MENOR GRAU,INTERFERIR NESTA AÇÃO.

EM CASOS CONSIDERADOS MAIS RAROS O MÉDIUM PERMANECE TOTALMENTE INCONSCIENTE DURANTE TODA A ÇÃO MEDIÚNICA E COMO NÃO TEM NOÇÃO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO Á SUA VOLTA NÃO HÁ A POSSIBILIDADE DE SUA INTERVENÇÃO,LEMBRANDO QUE O PRÓPRIO GUIA COMUNICANTE PODE E VAI FAZER SEMPRE ESTA ANÁLISE E COMO DITO DIVERSAS VEZES EM DOUTRINA,SÓ TOMARÁ TOTALMENTE A PSIQUE SE JULGAR OU NOTAR INTROMISSÃO DA MENTE ATIVA DO CORPO DURANTE A ÇÃO MEDIÚNICA

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

RELAÇÃO DAS FRUTAS E VIBRAÇÕES DOS ORIXÁS

UM DOS PRÍNCIPIOS BÁSICOS DA UMBANDA É A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO,OS ELEMENTOS DA NATUREZA E OS RITUAIS,É IMPORTANTE QUE TODOS MEMBROS E ADEPTOS EM GERAL CONHEÇAM O VALOR DOS ELEMENTOS QUE A MÃE NATUREZA NOS PROPORCIONA PARA REEQUILIBRARMOS NOSSAS ENERGIAS,POR MEIO DO CONTATO COM AS CACHOEIRAS,MATAS,RIOS,LAGOS E MARES (SÍTIOS NATURAIS COMO CHAMAMOS AQUI EM NOSSA CASA)APRENDENDO A RESPEITAR A RELIGIÃO EM SUA ÍNTIMA LIGAÇÃO COM O DIVINO,CONHECENDO ESSES VALORES E RESPEITANDO-OS,FAREMOS DA UMBANDA UMA RELIGIÃO DIVINA E MARAVILHOSA DE SE ESTUDAR E PRATICAR.
É ESTE O OBJETIVO MAIOR DAS HOMENAGENS FEITAS AOS ORIXÁS,GUIAS E  PROTETORES ,ATRAVÉS DAS OFERENDAS RITUALÍSTICAS.
POR TRÁS DE TODO ELEMENTO UTILIZADO EM UMA OFERENDA,EXISTE UMA ENTIDADE ESPIRITUAL CAPAZ DE DOMINÁ-LO,DIRIGI-LO E MANIPULÁ-LO,DE ACORDO COM SEU RESPECTIVO PONTO DE ENERGIZAÇÃO E  SEGUNDO O CONHECIMENTO QUE  POSSUA.

QUANDO DECIDIMOS HOMENAGEAR OS ORIXÁS OU SIMPLESMENTE PRESENTEÁ-LOS COMO É COSTUME EM NOSSA CASA EM VIRTUDE DE NOSSO ANIVERSÁRIO,DEVEMOS,ANTES DE TUDO,CONHECÊ-LOS,SABEMOS DE ANTEMÃO QUE ESTES POSSUEM VIBRAÇÕES REPRESENTADAS DENTRO DAQUILO QUE CONHECEMOS COMO ‘’FORÇAS DA NATUREZA’’,POR ISSO PRECISAMOS CONHECER SEU GRAU DE VIBRAÇÃO E OS LOCAIS ONDE ESTAS MANIFESTAÇÕES MAGNÉTICAS  SE MANIFESTAM COM MAIOR INTENSIDADE.
CONHECEDORES DE TUDO ISSO,TUDO ISSO,TEREMOS AINDA QUE SABER QUAIS ELEMENTOS DEVEMOS OFERECER,QUE DEVERÃO ESTAR INTIMAMENTE LIGADOS COM SUAS EMANAÇÕES FLUÍDICAS,DA MESMA FORMA QUE  AS VIBRAÇÕES DOS ORIXÁS TEM SEU PONTO DE APOIO E SEU LOCAL  APROPRIADO  PARA SEREM ARRIADOS,O QUE VAMOS OFERECER TEM DE TER FORTE LIGAÇÃO COM AS POTENCIALIDADES VIBRATÓRIAS DE CADA ORIXÁ.
TUDO AQUILO QUE OFERECEMOS EM RITUAL DE UMBANDA,AS CHAMADAS ‘’OFERENDAS’’,SÃO ELEMENTOS QUE GARANTEM OS TRABALHOS MAGÍSTICOS,SÃO NESTAS OFERENDAS QUE AS ENTIDADES ESPIRITUAIS BUSCARÃO AS ENERGIAS NECESSÁRIAS DOS ELEMENTOS DA NATUREZA COMO AS FRUTAS,TRANSFORMANDO,PRODUZINDO E EXALANDO  O POSITIVISMO QUE REEQUILIBRARÁ O ESTADO ESPIRITUAL DE QUEM ESTÁ OFERECENDO,EM BUSCA DESSA ENERGIZAÇÃO.

DE TODOS OS ELEMENTOS UTILIZADOS NAS OFERENDAS ,AS ENTIDADES QUE NOS ASSISTEM RETIRARÃO E ABSORVERÃO SUA PARTE ASTRAL,PARA QUE SEJAM ALCANÇADOS OS OBJETIVOS AOS QUAIS  A OFERENDA SE DESTINA.
SINTETIZANDO,AS OFERENDAS NADA MAIS SÃO DO QUE ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA QUALQUER TRABALHO MAGÍSTICO DE UMBANDA ,OFERECENDO ÁS ENTIDADES ELEMENTOS DA NATUREZA EM LOCAIS E SITUAÇÕES APROPRIADOS E PROPÍCIOS PARA SUA ENERGIZAÇÃO,QUE SÃO OS SÍTIOS VIBRACIONAIS,LOCAIS CONSAGRADOS PELA ESPIRITUALIDADE COMO MATAS,RIOS,CACHOEIRAS ETC,PROPÍCIOS Á NOSSA ESPÍRITOS PUROS QUE ALI HABITAM,ESTES LOCAIS SÃO EXCELENTES CONDENSADORES DE ENERGIA ELETRO-MAGNÉTICA POSITIVA,POR ISSO SÃO OS LUGARES MAIS INDICADOS PARA O REAJUSTE  VIBRATÓRIO.
OFERENDANDO OS ELEMENTOS EM LOCAIS APROPRIADOS,RECEBEREMOS SEMPRE EM TROCA OS BENEFÍCIOS DAQUILO QUE ESTAMOS OFERTANDO NA MESMA MOEDA E PROPORÇÃO,NUNCA É DEMAIS LEMBRAR QUE DEVEMOS SEMPRE SABER USAR OS ELEMENTOS QUE A NATUREZA NOS OFERECE EM ABUNDÂNCIA  CONSCIENTES DAS LEIS DO CARMA-AÇÃO-REAÇÃO-EFEITO E CAUSA E DO NOSSO LIVRE ARBÍTRIO.
PARA FINALIZAR VAMOS ESTUDAR AS ASSOCIAÇÕES QUE DETERMINADAS FRUTAS  TEM COM DETERMINADOS ORIXÁS NA SEQUÊNCIA QUE CANTAMOS AQUI EM NOSSA CASA :

OXALÁ: É APURA ENERGIA VIBRANTE,QUE TRANSMITE PAZ E BRANDURA,IRRADIANDO LUZ PARA TODOS,RECEBE SUAS OFERENDAS NO MAR,MATAS,CAMPOS ,JARDINS ETC,ACEITA UVAS BRANCAS,MELÃO,PÊRA,MAÇà E  PÊSSEGO.
OGUM:É A VIBRAÇÃO DO GUERREIRO,VENCEDOR DE DEMANDAS,POIS POSSUI O FERRO  E O FOGO COMO SEUS ELEMENTOS,RECEBE SUA OFERENDAS EM MATAS,RIOS,MAR E EM QUASE TODOS OS SÍTIOS POIS REALIZA  A SEGURANÇA E POLICIAMENTO AOS OUTROS ORIXÁS,ACEITA CÔCO,MORANGOS,BANANAS,AMEIXAS E ABACATES
OXÓSSI: É A PRÓPRIA VIBRAÇÃO DE ENERGIA DA NATUREZA,DIVINDADE DA FARTURA,DA ABUNDÂNCIA,DA PROSPERIDADE E DA TRANSFORMAÇÃO,ACEITA CÔCO,CANA-DE –AÇÚCAR,CACAU E CAJÚ
XANGÔ: É A VIBRAÇÃO DA JUSTIÇA,REINA NAS PEDREIRAS E É SENHOR DOS RAIOS E TROVÕES,É A ENERGIA QUE VIBRA DECISÃO,VONTADE E INICIATIVA,RECEBE SUAS OFERENDAS NAS CACHOEIRAS E PEDREIRAS,ACEITA MAMÃO,MELANCIA,FRUTA DO CONDE E MELÃO.
IEMANJÁ: É A VIBRAÇÃO DA GRANDE MÃE ,SENHORA DOS OCEANOS,RAINHA DAS ÁGUAS SALGADAS,SUA ENERGIA PROTEGE OS LARES E FAMÍLIAS ,RECEBE SUAS OFERENDAS NA PRAIA OU DENTRO DA ÁGUA,ACEITA LIMÃO,TANGERINA E LARANJA.
OXUM: É A VIBRAÇÃO DO AMOR,DA TERNURA E DO CARINHO MATERNAL,É A SENHORA DAS ÁGUAS DOCES,RECEBE SUAS OFERENDAS NAS BEIRAS DOS RIOS,RIACHOS E CÓRREGOS,ACEITA LARANJA,MAMÃO,MAÇA E PÊSSEGO
IANSÃ: É A VIBRAÇÃO DO AMOR,DA PAIXÃO E DO FOGO,É A GUERREIRA PODEROSA,CHEIA DE AMOR,VOLÚPIA E PAIXÃO,DOMINA OS VENTOS  E AS TEMPESTADES,RECEBE SUAS OFERENDAS NAS CACHOEIRAS,MATAS,RIOS E PEDREIRAS,ACEITA PITANGA,MAÇÃ,MANGA-ROSA E ROMÃ


EXU: DIFERENTE DOS CULTOS DE CANDOMBLÉ,ENTENDO QUE AO SE UTILIZAR ELEMENTOS MAIS DENSOS COMO CARNE,SANGUE ATRAEM MUITOS QUIUMBAS QUE VEM SE ALIMENTAR DESTAS ENERGIAS DENSAS,ATRAINDO MUITOS ESPÍRITOS ENDURECIDOS QUE AINDA NÃO SE ENCONTRAM EM CONDIÇÕES DE NOS AJUDAR E SIM EM ATRAPALHAR A ATUAÇÃO DOS GUARDIÕES DE LUZ,RECEBE SUAS OFERENDAS NAS ENCRUZILHADAS ,MATAS,BEIRA DE RIOS,CEMITÉRIOS ETC,ACEITA FRUTAS VERMELHAS,BEBIDAS E FLORES VERMELHAS

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

APROVEITANDO MELHOR NOSSA SEXUALIDADE

Para quem quer entender o papel da sexualidade em nossa vivência física e tentar entender algumas diferenças e considerações,algumas situações foram abordadas em doutrina,mas devem ser sempre lembradas para que possamos realizar um aproveitamento melhor de nosso ato sexual e troca de essências e energias.
A energia sexual desempenha um papel importantíssimo no nosso bem-estar mental, emocional e físico. E para as pessoas empenhadas em seguir um caminho espiritual, a compreensão do que significa energia sexual e o ato de fazer amor é mais preciosa ainda, pois eles são recursos de que dispomos para elevar nossa consciência e avançar para níveis mais altos de energia. Se estamos com alguém que amamos, o ato de fazer amor e o orgasmo provocam uma expansão de energia nos nossos campos de energéticos, quando a energia sexual se funde com a energia mais profunda do amor. Essas duas energias se tornam então uma só energia, poderosa, criativa, transformadora, que pode operar cura, a renovação e, se for conduzida até um nível suficientemente elevado, o que alguns chamam de “milagres”. Mas o que acontece quando usamos a força vital e a energia sexual num relacionamento íntimo em que não existe amor? Simplesmente os nossos centros de energia ficam bloqueados e a energia “não flui”. Isso acontece porque a intimidade sexual, quando não existe amor, cria o que poderia ser descrito como “impressões” negativas nos nossos centros de energia, bloqueando o movimento e o fluxo energético. Essas impressões e bloqueios podem ser sentidos energeticamente e alterar as nossas atitudes e comportamentos. Elas podem nos fazer sentir “travados” sexualmente, causando em nós uma perda de vitalidade sexual. Ou então podem disparar um anseio compulsivo por sexo, num esforço inconsciente para desbloquear as energias sexuais. Se as nossas energias sexuais não estão ligadas ao amor, elas podem como células cancerígenas, adquirir “vida própria” e acabar nos afastando do amor. E em nossas tentativas de satisfazer nossos impulsos sexuais, acabamos ferindo a nós mesmos e a outras pessoas. Atos meramente sexuais nunca são inofensivos. As energias sexuais são forças poderosas! Quando utilizadas com amor, elas promovem a nossa expansão como seres humanos. Quando usadas sem amor, elas causam o acúmulo de impressões e energias “escuras” e negativas na nossa aura, que nos mantêm em níveis baixos de percepção, ofuscam a nossa perspectiva mental e só criam obstáculos à nossa experiência da felicidade. Esse é um preço muito alto a pagar por um prazer momentâneo. Outro efeito da troca de energias sexuais sem amor é o que poderia ser descrito como “buracos” ou perfurações no campo energético dos parceiros. Sem a energia vital do amor, a troca de energias cria lacunas que enfraquecem a aura. Quando, ao contrário, o amor está presente, a mistura ou fusão das energias fortalece o campo energético, porque, nesse caso, mais amor e mais energia são produzidos no ato de fazer amor. Isso é igualmente verdadeiro para casais casados e não-casados. Não se trata aqui de uma questão moral. Pessoas casadas que não se amam e fazem sexo estão causando prejuízos uma a outra da mesma maneira que casais não casados, quando se entregam ao sexo sem amor.


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê