quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

21 DÚVIDAS SOBRE O PASSE MEDIÚNICO


TEMOS AQUI NA T.U.O.D E POSSO GARANTIR QUE EM QUALQUER CASA DE ESPIRITUALIDADE MUITAS DÚVIDAS ACERCA DO MOMENTO DO PASSE MEDIÚNICO,MUITOS MÉDIUNS ACABAM POR NÃO ENTENDER A GRANDIOSIDADE DESTE MOMENTO DE DEDICAÇÃO.DESPRENDIMENTO E AMOR AO PRÓXIMO EM TODA SUA MAGNITUDE,POR MAIS QUE ABORDEMOS ESTE TEMA,ELE SEMPRE SERÁ QUESTIONAMENTO PARA MUITOS MÉDIUNS QUE ESTÃO INICIANDO-SE NA PRÁTICA CARITATIVA,POR ISSO VAMOS ABORDAR ALGUMAS DÚVIDAS MAIS IMPORTANTES:
01- A higiene pessoal influencia no passe?
Sim. Podemos destacar duas razões básicas: (1) os desequilíbrios a que submetemos o corpo físico são refletidos nos outros corpos do indivíduo, contribuindo para a piora dos fluidos que formam tais corpos. Sendo esses fluidos doados no momento do passe, é natural esperarmos que tal parcela deletéria seja também transferida ao paciente. (2) Tanto o passista quanto o paciente necessitam de concentração mental para que se alcance maior eficácia no passe. A falta de higiene provoca muitas vezes odores fétidos que desarticulam a capacidade de concentração, afetando inclusive quem esteja localizado no mesmo ambiente físico, prejudicando a todos.
02- O vestuário do passista influencia na tarefa?
Sim. A grande maioria das pessoas encarnadas ainda enfrenta problemas relacionados à área sexual. Nesse sentido, muitas vezes o uso de roupas mais curtas e justas funciona como catalisador de pensamentos abusivos que destoam completamente da serenidade requerida na hora do passe. Tendo em vista esse problema comum, não só o passista ou o paciente, mas qualquer um de nós deverá observar com cautela o vestuário a ser utilizado no dia a dia, lembrando sempre que “o equilíbrio está no meio”,por isso aqui em casa cuidamos tanto disso na hora de encaminhar um consulente á uma entidade.
03- O passista precisa fazer tratamento de desobsessão antes de ingressar na tarefa?
Não. Freqüentemente a falta de trabalho em benefício do semelhante é o ponto de apoio de variada gama de processos obsessivos. Em relação ao passista, apenas os casos de subjugação deverão merecer tratamento antecipado.
04- Estou fazendo uso de remédios. Posso ser passista?
Depende. Há medicamentos que podem ser ditos “simples”, tais como remédios para dor de cabeça, cólica, azia, resfriado e coisas afins. Sabemos ser provável que parcela sutilizada do remédio venha a se agrupar aos fluidos do passista, vindo parte desta ser posteriormente transferida para o paciente. Há casos raros na literatura espírita relacionada aos passes que acusem esses fatos. No entanto,mesmo que a transferência ocorra, cremos que para os remédios ditos “simples” a parcela transferida chega a ser desprezível. O único problema aqui encontrado é a classificação exata de um remédio como sendo “simples” ou não. Na dúvida, talvez o melhor seja abster- se de participar da tarefa pelo período de uso do remédio. No rol dos medicamentos impeditivos da participação na tarefa, caso o passista os use, estão enquadrados todos aqueles que afetem o Sistema Nervoso Central.Porém se o médium se sentir totalmente á vontade e firme para dar passe devrá prestar seu serviço mediúnico
05- E se o passista estiver doente?
Em geral um organismo adoentado apresenta maior dispêndio de energia para sua manutenção e/ ou maior dificuldade em absorção desta. Excetuando- se os casos em que as observações acima não se verifiquem, tal como ocorre em algumas doenças que acompanham o indivíduo durante toda a vida, o passista deverá se afastar da tarefa até o restabelecimento adequado.
06- A ingestão de carne influencia na tarefa do passe?
Nem preciso lembrar do nosso preceito antes dos cultos né? Embora o passista não deva ser obrigatoriamente vegetariano, encarando o passe como recurso terapêutico físico e espiritual, geralmente utilizado quando apresentamos indisposições de variada ordem, é útil abstermo-nos de alimentos mais pesados, tal qual fazemos quando em tratamentos médicos convencionais. A alimentação do passista afeta os fluidos que este doará no momento do passe.  porém a abstinência de carne será meritória se a praticarmos em benefício dos outros. Tendo em mente o benefício do próximo, compensa ter pelo menos no dia de nosso culto uma alimentação mais regrada e sem carne vermelha
07- Posso dar passe de estômago cheio?
Vejo muita diferença entre estar bem alimentado,á estar estourando de tanto comer,não julgo certo o corpo estar realizando a digestão de nossa comida emquanto estamos dando passe através de nossas entidades,acho correto irmos para o terreiro,médiuns e consulentes apenas levemente alimentados.
08- Estou cheio de preocupações. Posso dar o passe assim mesmo?
Se o passista já aprendeu que amparar o semelhante é a melhor forma de auxiliar a si mesmo, compreenderá que principalmente nesses casos sua presença se faz mais útil.
09- Sou fumante. Posso ser passista?
O ideal é que ninguém fosse fumante. No entanto, o bom não poderá ser inimigo do ótimo. Pessoas que ainda se utilizem do cigarro, mas estejam se esforçando continuamente para abolir o vício, encontrarão na aquisição de responsabilidade como passistas maior motivação para absterem- se do fumo, desde que – enquanto ainda fumem – procurem não fazer uso do cigarro pelo menos como determina nossa doutrina,ou seja á partir das 11:00.
10- Faço uso de bebidas alcoólicas. Posso ser passista?
Nem preciso lembrar do nosso preceito antes do culto né?todo médium devia esforçar- se por discernir adequadamente entre o uso e o abuso. Em caso de abuso, recomendo que o médium contenha-se de bebidas no dia do culto para livrar-se do máximo possível dos fluidos deletérios contraídos pelo excesso praticado. Em situações normais, recomenda- se que particularmente no dia da tarefa o passista não faça uso de qualquer tipo de bebida alcoólica.
11- Faço uso de tóxicos. Posso ser passista?
Não. O usuário de tóxicos não deverá participar de tarefas de doação de fluidos e de trabalhos de caridade.
12-Quantas vezes por semana posso participar da tarefa do passe?
Recomenda- se que o passista intercale um dia de atividade na tarefa de doação de fluidos com um dia de descanso para a reposição natural de fluidos. Nesse particular, as reuniões mediúnicas são também considerados eventos de doação fluídica.
13- Sou médium ostensivo e participo de reuniões mediúnicas. Posso dar passes?
Sim, desde que observados os períodos de descanso para reposições fluídicas. No entanto, como a tarefa do passe não exige qualquer tipo de mediunidade ostensiva, é sempre um gesto de amor dar preferência a tarefeiros que não apresentem os requisitos para o mediunismo
14- Minha vida é muito corrida e agitada. Posso ser passista?
Há muitas pessoas que, mesmo com propósitos nobres, abarcam mais responsabilidades do que podem dar conta. A tarefa do passe, como outras, exige presença assídua de seus colaboradores, assim como dedicação – sempre que possível – aos estudos para melhoramento individual do passista. Normalmente é preferível não contar com um passista, do que contar com ele apenas raramente. Isso não deveria ser desculpa para se esquivar de sua religião,pois minha vida também é bem corrida!!!!
15- Para ser passista, qual é o sexo mais adequado?
Para a tarefa do passe, não há diferenciação entre os sexos.
16- A vida sexual do passista influencia em seu desempenho na tarefa?
Sim, principalmente a vida sexual a nível mental, pois o pensamento atrai energias positivas ou não, conforme o que se pensa. Assim, o que gravita em nosso redor invariavelmente se combina com nossos fluidos com base na lei de afinidade. Esses mesmos fluidos são transferidos posteriormente ao consulente. A grosso modo, recomenda- se que principalmente no dia da tarefa o passista procure manter sua “casa mental” adequadamente limpa e organizada e longe de qualquer ato sexual
17- Quero ser passista. Preciso ser “santo”?
Não. O passe é tarefa de amor, recurso terapêutico para as almas,porém uma boa conduta fora do espaço do terreiro ajuda em muito a qualidade de seus passes
18- O passista precisa se preparar ao longo do dia para dar o passe?
Podemos comparar o passista a um cirurgião. O cirurgião, antes do trabalho, deverá apresentar- se o mais higienizado possível para o desempenho adequado de sua tarefa sem a infecção do paciente. O passista deverá higienizar sua “casa mental” para evitar a contaminação de seus próprios fluidos que serão transferidos ao paciente. Tal higienização só poderá ocorrer com o esforço de se evitar pensamentos incorretos de qualquer tipo, a leitura de publicações inadequadas, a conversa de temas inferiores, e absorção de qualquer tipo de idéia nociva aos príncipios de nossa doutrina
19- O passista deve estudar sempre?
Sempre que possível, o passista deverá melhorar sua compreensão dos mecanismos do passe pelo estudo e observação. No entanto, o bom desempenho na tarefa do passe não se vincula exclusivamente ao aspecto intelectual, mas principalmente ao amor com que se participa do culto e com que quantidade de boa vontade realiza sua missão
20- O passista absorve os fluidos negativos dos pacientes?
Na tarefa de passe realizada dentro do terreiro, com a observância dos critérios de segurança e disciplina conhecidos, a coordenação da tarefa ocorre a nível espiritual, embora se tenha sempre um coordenador encarnado. Assim, é lícito pensar- se que a Espiritualidade procura sempre resguardar os tarefeiros durante o trabalho. 
21- Posso dar passe fora do centro espírita?
Nós aqui na t.u.o.d ás vezes vamos realizar algum trabalho externo na natureza ou na casa de alguém,porém sempre se lembrando de  trabalhar sob condições de disciplina e ordem para se garantir a segurança adequada ao desempenho da tarefa. O passista, sozinho, nunca deverá assumir responsabilidades por qualquer tipo de trabalho fora do âmbito da casa que freqüenta, embora, a título de beneficência, em visita a companheiro adoentado, poderá orar por ele – o que na verdade é também um passe -,  somente nos casos em que o próprio doente manifeste o interesse pela aplicação. Mesmo nesses casos, deverá o passista agir com extrema cautela afim de se evitar inconvenientes tais como manifestações mediúnicas de qualquer parte ou o perigo de algum espírito zombeteiro vir lhe atrapalhar a seriedade de seu trabalho. Atendimentos a companheiros vinculados a processos obsessivos que envolvam manifestação mediúnica e que se encontrem impossibilitados de se dirigir à casa espírita nunca deverão ser realizados pessoalmente por qualquer indivíduo, mas apenas por equipe escolhida pela direção da casa

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

PIMENTA,TUDO DE BOM!!!


Quem me conhece sabe que eu adoro comida apimentada e muita pimenta...
Vício,costume ou mania ,sei lá,só sei que praticamente tudo que como tem que estar bem ''quente''como se diz na bahia!
Abaixo algumas informações á quem come ou utiliza a pimenta:
NOME CIENTÍFICO: Piper Rubra, Capsicum baccatum
FAMÍLIA: Solanáceas
OUTROS NOMES: Quinjá-apuá, pimenta-comarim-verdadeira, quiia-apuá, quau-chile.
DESCRIÇÃO: Arbusto bem esgalhado, de até 2 metros de altura. Folhas alternas, ovais, agudas. Flores brancas esverdeadas. Fruto em forma de fuso, de até 3 cm de comprimento, vermelho quando maduro, e muito ardido. Sementes achatadas.
USO MEDICINAL: O suco do fruto, misturado com farinha, serve como enérgico sinapismo (cataplasma de efeito revulsivo) em casos de meningites e congestões cerebrais, casos esses que, dada sua gravidade, não podem ser tratados sem o médico.
O que interessa à medicina popular à que as folhas da malagueta, machucadas e misturadas com azeite, são boas para rebentar tumores. Aplicação tópica.
O suco da malagueta, misturado com óleo de rícino é, outrossim, indicado para combater a queda de cabelo.
Alguns espiritualistas recomendam o uso das folhas de malagueta em alguns banhos, misturados com outras ervas, para limpeza perispiritual, ou limpeza das energias nocivas em torno da pessoa. Não posso afirmar que a sentença é verdadeira por desconhecer completamente o uso energético da planta.

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê