quinta-feira, 17 de outubro de 2013

TERREIRO OU EMPRESA?

 ONTEM Á NOITE,APÓS NOSSA REUNIÃO QUINZENAL ENTRE MEMBROS, ME PEGUEI ESTUDANDO  OS FATOS QUE OCORREM DENTRO DE NOSSO TERREIRO E CREIO EU, EM TODAS AS CASAS DE RELIGIÃO QUE EXISTEM E COMECEI A COMPARAR AS INÚMERAS SEMELHANÇAS ENTRE ADMINISTRAR UMA CASA DE CULTO E UMA EMPRESA,EXISTEM UMA SÉRIE DE FATORES QUE PROPICIAM ESTA FUSÃO, EXIGINDO QUE  PDS E MDS  SE ARVOREM TAMBÉM, COMO EMPRESÁRIOS(AS),OBRIGANDO-OS A SE UTILIZAR DE INÚMERAS TÉCNICAS GERENCIAIS E ADMINISTRATIVAS PARA RESOLUÇÃO DE ALGUNS CONTRATEMPOS DENTRO DE SUAS CASAS.
EXISTEM ALGUMAS SITUAÇÕES FÍSICAS, ONDE A ZELADORIA DA CASA SE VÊ OBRIGADA A IGNORAR ALGUMAS DETERMINAÇÕES ASTRAIS,PARA LIDAR COM DETERMINADOS PROBLEMAS COM ÓTICA TOTALMENTE CARNAL,PRIVANDO A SABEDORIA ESPIRITUAL PARA BENEFICIAR A COERÊNCIA HUMANA,ATENTANDO-SE APENAS  PARA A CONTINUIDADE DA OBRA.
ENTENDO QUE JAMAIS PODEREMOS NOS ASSEMELHAR,EM NENHUM QUESITO,Á UMA SABEDORIA ESPIRITUAL QUE VISA SEMPRE O BEM E A EVOLUÇÃO DE TODOS DE FORMA SIMULTÂNEA,PORÉM EM DETERMINADAS SITUAÇÕES TEMOS QUE AGIR COM ATITUDES E DECISÕES MERAMENTE FÍSICAS,ONDE A RAZÃO TEM QUE PREVALECER SOBRE A EMOÇÃO.
UMA CASA (TERREIRO)PARA MANTER SUA EXISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO,PRECISA DE UMA ‘’RECEITA DE ENTRADAS’’PARA O MANEJO DE TODAS AS SUAS DESPESAS  FÍSICAS BÁSICAS COMO ÁGUA,LUZ,MATERIAIS DE LIMPEZA,MATERIAL DE CULTO E TODOS OS ITENS QUE FAZEM PARTE DA LITURGIA, COMO VELAS,OFERENDAS ETC...,PORÉM QUANDO FALAMOS DE UMA INSTITUIÇÃO CARITATIVA SEM FINS LUCRATIVOS QUE SOBREVIVE DAS MENSALIDADES PAGAS POR SEUS MEMBROS FILIADOS E ALGUMA COLABORAÇÃO EXPONTÂNEA VINDA DE ALGUM AMIGO QUE SE COMPADEÇA DE NOSSA CAUSA,TUDO É MAIS DIFÍCIL,POIS NA MAIORIA DAS VEZES AS ‘’ENTRADAS’’ SÃO IGUAIS OU INFERIORES DAS ‘’SAÍDAS’’O QUE QUASE SEMPRE NOS LIMITA BASTANTE Á QUALQUER OUTRA UTILIZAÇÃO,INVESTIMENTO OU MELHORIAS DE ESTRUTURA.
VEMOS TAMBÉM QUE,MESMO DENTRO DA COMUNIDADE DE MÉDIUNS FREQUENTADORES  DE UMA CASA,EXISTE UM CONSIDERÁVEL ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA COM RELAÇÃO DAS MENSALIDADES,O QUE AGRAVA AINDA MAIS A SAÚDE FINANCEIRA DE UM TERREIRO,PONDO EM RISCO SUA SOBREVIVÊNCIA.
EM RELAÇÃO Á FAMILIA DE SANTO ,RETIRANDO-SE TODOS OS PROVÁVEIS PROBLEMAS DE ORDEM ESPIRITUAL QUE ESTÃO OBRIGATÓRIAMENTE INSERIDOS DE FORMA PRIORITÁRIA PARA SEREM RESOLVIDOS,TEMOS AS QUESTÕES FÍSICAS QUE EM MUITO SE ASSEMELHAM A SITUAÇÕES CORPORATIVAS EXISTENTES EM QUALQUER AMBIENTE DE TRABALHO COMO EGOCÊNTRISMOS,DISPUTAS POR CARGOS,FOFOCAS,ROMANCES,ENVOLVIMENTOS COM OUTRAS CASAS E TANTOS OUTROS PROBLEMAS QUE EU, PARTICULARMENTE JULGO INDESEJÁVEL O ENVOLVIMENTO DE ENTIDADES ASTRAIS PARA RESOLVÊ-LOS.
ENTENDO QUE DETERMINADAS SITUAÇÕES SÃO TÃO MUNDANAS QUE VEJO COMO OBRIGATÓRIA A INTROMISSÃO FÍSICA PARA SUA RESOLUÇÕES,E JAMAIS SE UTILIZAR DE ENTIDADES PARA RESOLVÊ-LAS,POR NÃO CONDIZEREM COM SERES DE LUZ.
PARA MANTER A FAMÍLIA DE SANTO UNIDA E INABALÁVEL,POR MUITAS VEZES TEMOS QUE AGIR DE FORMA EMPRESARIAL E SENSO CRÍTICO,TÍPICO DE UM GERENTE NO MANEJO DE SUA EQUIPE EM BUSCA DE METAS Á SEREM ALCANÇADAS,ESSA BUSCA POR METAS REFERE-SE NÃO Á VENDAS OU Á FATURAMENTO,MAS SIM EM QUALIDADE DE ATENDIMENTO Á PESSOAS,ÓTIMO ACOLHIMENTO AOS NECESSITADOS QUE NOS PROCURAM,ALÉM DE UM PROVEITOSO CRESCIMENTO MEDIÚNICO EM TODA A SUA PLENITUDE.DIGO SEMPRE AQUI NA TUOD QUE JAMAIS IREMOS ALCANÇAR A PERFEIÇÃO,PORÉM TEMOS QUE VIVER TENTANDO ALCANÇÁ-LA,ESSE É O NOSSO ANSEJO,ESTE É O NOSSO ‘’FOCO’’.
ALÉM DE TODAS ESTAS NECESSIDADES FÍSICAS E ESPIRITUAIS,NA MESMA PROPORÇÃO É NECESSÁRIO SE APRIMORAR EM ESTRUTURA FÍSICA,PROPORCIONANDO MAIS CONFORTO Á QUEM NOS PROCURA,OU Á QUEM SEGUE  AO NOSSO LADO,POIS QUANDO FALAMOS EM ESTRUTURA FÍSICA,NÃO ME REFIRO Á LUXO OU RIQUEZA ARQUITETÔNICA E SIM Á CONDIÇÕES COERENTES COM O TRABALHO QUE SE PRESTA E AO NÚMERO DE PESSOAS QUE FREQUENTAM OU SÃO ATENDIDAS PELA CASA.
À TODO ESTE PROGRAMA DE SOLUÇÕES QUE NÓS TEMOS, COMO ZELADORES OBRIGAÇÃO EM PÔR EM PRÁTICA,FICA PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL NÃO UTILIZAR TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS,POIS QUANDO FALAMOS EM PESSOAS,DINHEIRO E PROBLEMAS CONJUNTOS ,NEM SEMPRE ESTAREMOS FALANDO DE ESPIRITUALIDADE OU CASOS ASTRAIS.

PENSO QUE CADA VEZ MAIS A UMBANDA IRÁ EXIGIR DE SEUS SACERDOTES E REPRESENTANTES,TANTO NA ESFERA FÍSICA,COMO NA ESPIRITUAL E SERÁ NESTE MOMENTO QUE AS PESSOAS QUE REALMENTE TIVERAM BERÇO DENTRO DE NOSSA RELIGIÃO E APRENDERAM VERDADEIRAMENTE NOSSOS FUNDAMENTOS IRÃO PASSAR POR UMA TRIAGEM NATURAL DA MÃE UMBANDA E FATÍDICAMENTE IRÃO RESTAR APENAS OS VERDADEIROS ADEPTOS E PRATICANTES DA VERDADE

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

VAMOS IMITAR O GIRASSOL?

Nossos olhos são seletivos,e quase sempre pessimistas, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de ver o restante,e achamos que só ''aquilo''irá realmente nos trazer alegria. Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol!

Vocês já repararam como é fácil ficar desanimado?,e como é fácil reclamar de tudo á nossa volta?
"Estou desanimado porque está chovendo, porque tenho uma conta para pagar, porque não tenho exatamente o dinheiro ou aparência que eu gostaria de ter, porque ainda não fui valorizado, porque ainda não encontrei o amor da minha vida, porque a pessoa que quero não me quer,porque meu pai de santo brigou comigo,por que meus guias não me ajudam,porque,meus irmãos de santo não gostam de mim,porque o fulano está na minha frente na corrente ,etc...

É claro que tem hora que a gente não está bem. Mas a nossa atitude deveria ser a de
uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o lado bom da vida. Na natureza, nós temos uma antena que é assim: O girassol.

O girassol se volta para onde o sol estiver,e não interessa quantas vezes ao dia tenha que repetir este gesto. Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem. Nós temos de ser assim, aprender a realçar o que de bom recebemos.
Aprender a ampliar pequenos gestos positivos e transformá-los em grandes acontecimentos.

Precisamos treinar para sermos girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força, a beleza.
Por que só nos preparamos para as viagens, e não para a vida que é uma viagem?
Apreciar o amor profundo que alguém em um determinado momento dirige a você.
Apreciar um sorriso luminoso de alegria de alguém que você gosta.
Apreciar uma palavra amiga, que vem soar reconfortante, reanimadora.
Apreciar a festividade, a alegria, a risada.
E quando estivéssemos voltando a ficar mal humorados, tristonhos, desanimados, revoltados, que pudéssemos nos lembrar de novo de sermos girassóis.
Selecione o melhor deste mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que haja nele e retenha isto dentro de você.
É este o segredo de quem consegue manter um alto grau de vitalidade interna.


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê