quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O QUE FAZER NAS FÉRIAS DO TERREIRO?

Estamos nós umbandistas de novo ao esperado final do ano, período de festas, confraternizações, e para muitos, as férias do trabalho, faculdade, escola etc..

Prá não dizer todos, a maior parte dos terreiros de Umbanda e de candomblé  encerram os seus trabalhos assistenciais durante o mês de dezembro, retornando em janeiro.
Por conta desta pausa, descarta-se a necessidade do médium estar presente como de costume nos cultos e atendimentos semanais, dando a eles as suas “férias do terreiro”.
Mas sabemos que a espiritualidade, não tira férias e os guias espirituais que fazem um árduo trabalho durante todo o ano, estão aguardando os seus médiuns retornarem as suas atividades e voltarem á sua normalidade mediúnica.
E os espíritos sofredores, obsessores,eguns,quiumbas deixarão de atuar nessa época do ano?


O médium não deixa de ser médium enquanto está ausente do terreiro,nem tampouco deixa de sentir vibrações e envoltórios de suas entidades neste período,pois a espiritualidade não dorme, os guias e mentores não param e continuam prestando seus préstimos de várias outras formas astrais.
Até porque, caso haja alguma emergência espiritual, na maioria das vezes  terá o médium que recorrer ao terreio e sempre estarei presente em momentos de necessidade

Como já sabemos que a rotina astral de nossos guias não para, então devemos nos manter equilibrados e harmonizados para não sermos influenciados por energias negativas externas e internas e por nenhuma tentativa obsessora neste período de afastamento.

Nosso terreiro tem a sua ritualística própria e deve ser seguida pelos médiuns, podemos considerar quatro dicas fundamentais:


1- NÃO SE ESQUEÇA DE SUA MEDIUNIDADE
Os guias não precisam incorporar para manter o contato com seus aparelhos, portanto lembrem-se que em vários momentos de sua descontração ou lazer, suas entidades poderão estar ao seu lado e não concordarem com sua postura ou comportamento.

2- OS CUIDADOS DEVEM SER MANTIDOS
Se você já segue alguns rituais como tomar banho de ervas, manter a vela do anjo da guarda acesa ou seguir outros procedimentos, não deixe de fazê-los por estar de férias,lembrem-se que janeiro está aí e logo reiniciamos nossa rotina.

3- NÃO COMETA EXCESSOS
Nesse período, é comum alguns médiuns se sentirem mais livres por não estarem indo aos terreiros nem aos cultos,porém todos os excessos (alimentação,bebidas,sexo) devem ser comedidos,pois passarão um período sem se descarregar corretamente e muita carga mórbida e energias densas poderão se acumular em virtude dos excessos,verei isso quando retornarmos...
4- SÓ USE EM EMERGÊNCIAS

Não é porque você amanheceu com uma dor de cabeça terrível,fruto de uma noite mal dormida ou de muito álcool que você irá encomodar suas entidades com pedidos de proteção e melhoras né?,siga as recomendações acima,não cometa excessos que muitos males poderão ser evitados,não fique perturbando seus guias com bobagens que cabem á nos resolvermos,só acesse suas entidades em momentos de prece ou de real necessidade,lembre-se que eles estão trabalhando e se reenergizando

Estes procedimentos simples, que todos,indiferente da casa que frequentam,deveriam se atentar,mas muitos deixam de fazer por não acharem importante tantos cuidados.
Com estas dicas e uma dose generosa de bom senso, retornaremos aos trabalhos espirituais em janeiro tão bem quanto saímos em dezembro,com a mesma qualidade e com a mesma dedicação,pois teremos um novo ano para reafirmarmos nossa fé em nossos ideais e em nossa filosofia de vida


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê