sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NOVAMENTE,PONTOS RISCADOS

Já abordei em outras ocasiões este tema (pontos riscados) mas pela quantia de confusão que a gente vê por aí,vamos tentar ajudar e falar sobre isso novamente...

Chamamos aqui na TUOD os pontos riscados de ‘’digital da entidade” ,pois quando representam uma entidade,falange ou linha de trabalho,trazem enorme quantia de informações sobre o mesmo,sua atuação e jeito de trabalhar,é um agrupamento de símbolos sagrados que representa uma evocação ou representa a identidade de uma entidade. É um elemento de grande importância dentro de várias culturas místicas e religiosas. Há várias linhas de pensamentos que defendem que os símbolos mágicos já existiam antes da sua propagação, vinda de uma existência anterior a nossa vida na terra e que a sabedoria divina de consciências anteriores a formação de nosso planeta, trouxeram para nós. Inclusive vale também para nos nossos números e letras, que seriam parte de composições de inteligências anteriores a nós, humanos o que não é totalmente descartado aqui em nossa casa.


Em tempos primitivos, símbolos eram riscados como formas evocativas de suas crenças já pelos povos de várias origens; africanas, ameríndias, europeias, asiáticas, em toda a parte do mundo. Um símbolo sozinho tem por si só, um poder evocativo distinto, que pode mudar até certo ponto sua conceituação dentro de uma cultura ou dentro de um agrupamento de outros símbolos e dentro de uma leitura geral, teria um significado único. 

Dentro da nossa religião; a Umbanda e de religiões co-irmãs como a jurema, quimbanda, omolokô, os símbolos são ferramentas de grande poder das entidades e dos trabalhos como um todo pois evoca determinadas energias para atuarem em conjunto com a ação das ou da entidade que o risca. Os símbolos riscados tanto podem ser usados para evocar, movimentar, dissolver ou formar determinada energia que é variante conforme o trabalho e intento que se queira dar. Por exemplo: num trabalho de cura, os símbolos riscados precisam obedecer uma coerência pertinente ao que se destina a intenção das energias necessárias para movimentar as energias para tal fim. Da mesma forma é um trabalho de desmanche de miasma, forma-pensamento,larva astral, energia negativa e pesada. Um trabalho que vá atuar dentro da linha das almas por exemplo, seus símbolos são diferentes dos trabalhos que envolvem energias de rua e encruzilhadas. Um ponto de demanda, terá símbolos diferentes de um ponto para trazer harmonia e tranquilidade energética.

Toda essa simbologia é de ciência das entidades, pois são exímios manipuladores dos elementos mágicos de poder. E seu significado não varia muito dentro de mesma egregora, mas podem ter múltiplos significados e ser usados em algumas situações, e de formas diferentes o mesmo símbolo. A estrela de 5 pontas por exemplo; pode significar os 5 elementos, o corpo humano, um ser, entre outras conotações caso venha acompanhado com outros símbolos próximos ou conforme o número de estrelas. 


Dentro de uma gira uma entidade pode puxar energias aliadas ao trabalho que ela irá desenvolver naquele dia, seja para cura, para demanda, para trazer harmonia, para evocar poder, para dissolver energias contrárias, para encaminhar uma alma/espírito(lembrem-se do nosso famoso ponto de 7 caminhos), etc. Ela tanto pode riscar um símbolo apenas, como um conjunto de símbolos, formando um ponto riscado. Esses são pontos de trabalho que envolve geralmente elementos que representem sua própria linha de trabalho e as forças aliadas que precisam ser evocadas para aquele trabalho. 
Os símbolos riscados são de grande responsabilidade e seriedade, pois se está atuando na evocação e movimento de energias. Logo podemos estar mexendo com algo além de nossa capacidade de manipulação e sabedoria. Tanto energias positivas como ativar uma egregora de magias densas que não saberemos o que fazer com ela. As energias evocadas com a simbologia magística ficam circulando no ambiente e é preciso saber o que fazer e direcionar muito bem tal energia, ou podemos correr o risco de contrair pra nós mesmos a energia dos símbolos e provocar sérios danos. Isso vale para pessoas que brincam de riscar símbolos a revelia sem o menor respeito ou responsabilidade, muitos treinando pontos riscados para supostas apresentações de suas entidades. Cuidado! Quem brinca com o que desconhece, pode acabar se queimando. 
Quando falo em ponto riscado de um guia,digo que este é  o seu elemento mais sagrado dentro da egregora que ela optou estar vinculada. O ponto riscado é a sua identidade dentro da sua vida espiritual como integrante de um determinado grupo de trabalho. Toda e qualquer entidade tem o seu, pois o seu ponto revela quem é, trazendo sua origem e ciência. Qual seu campo sagrado de atuação, suas energias aliadas, quais elementos que manipula e sua essência como entidade/guia de trabalho. É através do ponto riscado que a entidade revela e confirma ao dirigente espiritual quem é e qual a sua linha de trabalho, qual tipo atuação está envolvida. 

Este é um ponto completamente diferente dos pontos de trabalho. A entidade apenas tem 1 ponto que é o seu e esse ponto de núcleo e  não é variável, afinal não mudando o número de nossa identidade no decorrer de nossa vida, e elas, também não mudam o seu ponto de identificação espiritual. Quando uma entidade risca o seu ponto ao dirigente espiritual , ela está se confirmando na coroa do seu médium, e denota que sua incorporação está firme e seu médium está em sintonia com a entidade, e pode ocupar funções de maior responsabilidade dentro do terreiro. 

O significado de cada ponto é uma ciência que deve ser aprendida dentro dos nossos terreiros, diretamente com seu Zelador e não em livros e copiando pontos de entidades pela net como fazem os ‘’marmoteiros’’ Isso não tem fundamento algum, pois cada entidade mesmo de mesma falange tem um ponto único, então não adianta querer decorar o ponto do Caboclo fulano de tal que circula em livros e na net. O "seu" caboclo  não tem o mesmo ponto do livro, e isso pode influenciar a manifestação e o risco da própria entidade, caso o médium dentro de seu nervosismo, e ansiedade dela riscar o ponto, sobreponha-se a entidade e risque algo que decorou acham que é tudo igual. 


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

AOS MÉDIUNS ''ENCOSTO''

Nós médiuns Umbandistas temos de nos conscientizar de nossa responsabilidade quanto ao atendimento de pessoas em nossas casas, existem alguns pontos á serem observados.
Nunca devemos pensar que a responsabilidade de um atendimento é toda da entidade, nós também temos uma parcela muito grande de participação em todo o contato com os consulentes. De uma forma simples
podemos entender assim: O médium gera uma energia que ao juntar-se à energia da entidade que venha a
incorporar, cria uma terceira energia, que é a que vai atuar durante o tendimento, portanto se uma das energias estiver em desequilíbrio(geralmente é a do médium), isto irá afetar a eficácia do atendimento, sendo assim 

sempre que formos aos trabalhos devemos tentar ao máximo estarmos equilibrados, e se isto não for possível o correto seria não atendermos diretamente a ninguém, pelo menos até estarmos melhor. - Devemos ter muita atenção ao que é falado para as pessoas, lembremos que muitos que vão até os terreiros, muitas vezes estão desesperados, abalados emocional e psicologicamente e podem  interpretar de forma errônea as palavras,
também podemos estar criando ilusões que podem vir a se tornar decepções.- Outro ponto a ser considerado é o atendimento a pessoas com algum tipo de doença. Nunca em hipótese alguma podemos fazê-la pensar que pode parar com os medicamentos receitados pelo seu Médico simplesmente por estar se tratando também no terreiro, pois se assim for feito é esta pessoa vier a piorar ou até a morrer, podemos ser responsabilizados criminalmente. 
Também não podemos nunca receitar remédios que não sejam de ervas ou naturais e mesmo assim tomando muito cuidado, sabemos que muitas ervas se não usadas corretamente podem causar efeitos colaterais, pois são tóxicas. 

Lembrem, receitar remédios (de farmácia) sem estar habilitado para isto é exercício ilegal da medicina.
Irmão de fé vamos ser umbandistas com ética e responsabilidade, não vamos prometer milagres que sabemos não sermos capazes de realizar.
Não vamos criar falsas ilusões que venham mais tarde se tornarem verdadeiras decepções.
E prá finalizar,não se transforme em um ''encosto''em seu guia, achando que o astral tem que fazer toda a obra e você,folgado só vai lá ''cortar a fita'' 

Façamos da Umbanda uma religião de fé e amor,
onde todos entendam que temos um caminho e
que ao caminhar por ele vamos colher os “bônus”
mas também pagar os “ônus”....


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê


ESSES QUERIDOS AJUDANTES DA UMBANDA

Falar dos cambones de terreiro é um privilégio e um imenso prazer. Ainda que muitas vezes eles passem desapercebidos aos consulentes e assistência durante um trabalho ou consulta, são os cambones os grandes responsáveis pelo bom andamento de um trabalho. Pois exercem papel importantíssimo na comunicação das entidades com pessoas,consulentes e médiuns em geral
Cambones (ou cambonos e cambonas) são os médiuns consagrados ao trabalho de auxiliar e servir aos Mentores e Guias durante os trabalhos. São preparados para a doutrinação de espíritos menos esclarecidos, são treinados para terem uma concentração excepcional para o auxílio na firmeza do ritual e no trato ás entidades.
Quando chega uma entidade em terra que não fala a língua portuguesa,como ocorre aqui em nossa casa com o sêo ogum dele, somente o cambone preparado poderá entender o que a entidade está falando,que no caso é a Tere de iansã .Não quer dizer que o cambone vai saber falar várias línguas desconhecidas e até desaparecidas no tempo. O que ocorre é que o cambone cria uma ligação espiritual com a entidade em questão, onde a mesma conversa ocorre telepaticamente.
Somente os cambones preparados têm a outorga de auxiliar as entidades magísticas, manipulando e contribuindo na realização de magias,trabalhos ou manipulação de elementos diversos. Seu corpo espiritual, assim como o médium incorporante, recebe uma preparação especial antes de seu inicio de desenvolvimento,para que possa ter estrutura e aguentar os entrechoques do astral.
Faço toda esta exaltação porque estou cansado de ver irmãos cambones
questionarem sua condição, e pecam ao dizer: “Meu trabalho é dispensável, só sirvo! Qualquer um pode fazer isto (…)”; bem, esta não é a verdade. Caso contrário realmente seria uma baderna se qualquer pessoa pudesse servir aos Mentores.  Como exemplo, um médico faria uma cirurgia sem as enfermeiras? O que seria de um empresário sem uma eficiente secretária?  Entendem? Por menor que pareça a participação do protagonista, é tão fundamental quanto a presença do ator principal.
Saibam que uma entidade quando incorporada, traz consigo vários espíritos que lhe auxiliam durante os trabalhos, os quais podemos chamar de cambones ou escoras espirituais. Se não fossem eles, seria uma loucura e impossível uma entidade trabalhar. Já pensou? Um caboclo precisa de uma energia tal, aí ele desincorpora e vai buscar; aí, volta e incorpora, como sempre é dito em doutrina aqui em nossa casa.
Pois é,  cambones dos vários terreiros,ilês,centros do mundo inteiro, conscientizem-se de que são muito importantes num trabalho espiritual, e isto não é demagogia, mas saibam que como os médiuns incorporantes vocês devem ser preparados e buscarem sempre o maior esclarecimento e estudos acerca da espiritualidade.
São vocês médiuns auxiliares, que doam energias o tempo todo,e acabam vendo o que ningué mais vê ainda que não percebam. Um trabalho de Umbanda é formado pelo médium, cambone e a entidade espiritual, o triângulo de um trabalho.


Recebam meu sincero abraço fraterno, todos os cambones que militam nesta seara do amor e fé!

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê