quarta-feira, 6 de maio de 2015

ENTIDADES OU HERÓIS? EIS A QUESTÃO...

 Sem caçoar de ninguém, mas as vezes é impossível não achar graça de alguns comentários que ouço de pessoas que estão tendo contato pela primeira vez com a umbanda ou com entidades astrais, é impressionante como a desinformação em algumas pessoas gera pré conceitos ás vezes absurdos e engraçados, por isso se faz necessário que nós,representantes de nosso culto tenhamos sempre este compromisso de orientar e ensinar algumas coisas...
Dentre as muitas dúvidas e questionamentos, vou abordar neste texto, o que me aparece com mais frequência, que é justamente a dificuldade em entender os mais variados comportamentos e estereótipos das entidades quando manifestadas em seus médiuns e para explicarmos isso primeiramente se faz necessário desmistificarmos esse conceito de que os espiritos (para serem espíritos)  tem que agir de uma forma inumana e estranha as necessidades e hábitos humanos.
Temos que nos lembrar que todas as entidades que militam na seara umbandista já tiveram inúmeras experiências aqui na crosta e carregam em suas bagagens mentais inúmeros e diversos aprendizados carnais que acabam por transportar para suas manifestações em terra, logo é comum vermos atitudes e comportamentos muito parecidos com os nossos humanos hábitos e isso não pode jamais ser associado á problemas de incorporação ou má qualidade de acoplamento.
Levando-se em consideração que as boas incorporações devam ser conscientes e não inconscientes, é claro que , em muitos casos os guias espirituais aprendam á se adequar ás limitações de seus aparelhos e alguns trejeitos ou hábitos acabem sendo incluídos neste contexto, sendo então normal, vermos comportamentos quase humanos em algumas entidades com excelente acoplamento.
Sem querer descontextualizar certos ensinamentos, eu penso que muitas entidades, bem elevadas espiritualmente é claro, jamais permitem que os pensamentos e hábitos oriundos da mente humana adulterem o estereótipo ou o comportamental de suas manifestações em terra, logo, qualquer adulteração terá seu peso recaído nos ombros do médium e não do guia comunicante
O que dizer dos "Erês de santo" do Candomblé, que caso necessário, andam o dia todo incorporados ajudando nas tarefas domésticas dos barrações, indo ao mecado, fazendo compras, e “faxinando” os terreiros com excelente qualidade como ainda é hábito em muitas casas de santo...
Na umbanda ja vi pretas velhas preparando bolos de fubá e servindo aos filhos de fé e sendo sincero, não vejo nada de estranho ou absurdo nisso, pois o espirito , apesar de não ter mais um corpo físico, "monta" em seu médium e dependendo do grau de aprendizado e qualidade de manifestação do médium, pode fazer coisas fantásticas ao olho humano e tudo isso depende do grau de evolução do médium e do "acasalamento" entre ele e seu guia mentor e, evidentemente, da qualidade desta parceria espiritual.

O mais horripilante e assustador  que já ouvi falar de " supostas entidades"  que “se passam” por Pomba giras (digo isso porque muitos espíritos que se apresentam como guias de quimbanda, na verdade sao kiumbas, entidades atrasadas da kiumbanda), falava de uma médium conhecida aqui em Blumenau que recebia sua "moça" na hora do coito...sem palavras!

Não vou nem mencionar com detalhes o escândalo que isto gerou em nosso meio, afinal é claro que este fato foge totalmente aos princípios doutrinários de nossa religião.
Eu particularmente entendo que,  uma coisa e a manifestação do espirito incorporado e outra coisa é o desejo devasso do(a) médium dominando o subconsciente e se manifestando  como se estivesse ainda na forma humana e adulterando ou sugestionando o comportamento da entidade.

É por isso que o médium comprometido e disciplinado tem que estudar e se preparar bastante para o contato mediúnico, com base numa doutrina filosófica espírita de boa qualidade para que aprenda desde novo á não acreditar em tudo que vê ou ouve, sem tudo passar pelo crivo da ética, da moral ,dos bons costumes.
Com isso estaremos contribuindo com a umbanda, tirando-a das mãos dos mercenários e marmoteiros  que comumente, com seus atos falhos, acabam por  denegrir nossa religião


Por outro lado, há outras religiões, ditas "evangélicas" ( e isso é do conhecimento público) que usam aspectos bizarros e descabidos como estes para desmoralizar os cultos afros, inclusive realizando em seus cultos, exorcismos públicos em fanáticos supostamente "possuídos" pelos "caboclos sub-consciente" ou , segundo eles, "demônios" , só com o intuito de desmoralizar a umbanda...

Lembro sempre á médiuns praticantes que é preciso vigiar e orar constantemente e estar sempre atentos , pois nunca sabemos de onde virá o próximo ataque. Inclusive ao questionarmos esses acontecimentos , para não sermos "inocentes-úteis" á serviço dos que nos perseguem e tentam nos enlamear!

Não podemos ser  ingênuos como crianças "brincando com giletes" ; devemos nos lembrar e atentar sobre os fatos de nossa religião, mas com responsabilidade, afinal a mesma palavra que cura, pode matar, se não for usada adequadamente...

Que as pretas velhas cozinhem eternamente, não apenas saborosos bolos e outras guloseimas que tantas vezes fizeram em outras encarnações e jamais irão se esquecer disso e que nós não atribuamos aos espíritos, limitações tão pequenas, como se eles não conhecessem nossas vidas e não fizessem parte dela, afinal também somos espíritos revestidos da carapaça grosseira da matéria.
Curta nossa página no facebook: