quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

FALANDO DE OGUM...

OGUM= AG + AUM = FOGO + SALVAÇÃO/INOVAÇÃO/GLÓRIA
OGUM= FOGO DA SALVAÇÃO ou FOGO DA GLÓRIA ou FOGO DA INOVAÇÃO

A salvação significa a volta a Deus: a glória representa o vencedor de uma luta; a inovação significa a modificação ou a transformação. Juntando todas as palavras traduzidas teremos = luta sagrada pela transformação.

Suas LEGIÕES :
1. OGUM BEIRA MAR (inclusive OGUM SETE ONDAS)
2. OGUM ROMPE MATO
3. OGUM MEGÊ
4. OGUM NARUÊ
5. OGUM MATINATA
6. OGUM YARA
7. OGUM DELÊ ou OGUM DE LEI
Ervas para Banho - Folha de coqueiro (mariô), casca de alho, espada de ogum, losna, samambaia, menta, mostarda, guiné, casca de cebola, alcachofra, aspargo arruda, jurubeba, romã, aguapé, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, porangaba, tanchagem, cravo branco/vermelho, folhas de coqueiro, azaléia, folha de jabuticabeira
Amaci - água de mina, guaco, arnica, funcho, hortelã, cravos vermelho-brancos.
Cor das Guias e Velas - vermelha, vermelha e branca.
Saudação - OGUNHÊ!
Planeta Regente - Marte
Arcanjo - Arcanjo Camael
Sincretismo - São Jorge (é o soldado que vence as demandas)
Data de Comemoração - 23 de Abril
Dia da Semana - Terça-feira
Cor Vibratória - vermelho e branco
Representa para o ser humano o sétimo raio cósmico - Ordem ritual
Chácra correspondente - Plexo-Solar
Pedra correspondente - rubi
Local para oferendas ou encontro vibracional - conforme a vibração
Ponto Cabalístico ou Ponto Riscado -

  1. Ogum Beira MarConhecido também por Ogum do Mar ou Ogum das Ondas. Na areia molhada é considerado Beira-Mar e nas ondas é conhecido como Sete Ondas. Ele faz ronda da beira da praia até o alto mar. Aceita obrigações na areia molhada, que consistem de vela branca, vela vermelha, cravos brancos e vermelhos, cerveja branca, charutos.
  2. Ogum Rompe MatoSua falange trabalha cruzada com Oxossi, rondando, participando da energia das matas, nas pedreiras encontramos Ogum das Pedreiras, neste caso trabalha com Xangô, vibrando nas cores branca e vermelha ou verde e vermelha conforme a sintonia com o orixá. Nesse caso, entendemos ser caso de guia cruzado, ou seja, trabalha em duas linhas simultaneamente. O material utilizado em oferendas é o mesmo as matas, portanto, sua cor vibratória às vezes também é verde. para Ogum Beira Mar, com exceção a cor das velas utilizadas conforme a vibração da entidade.
  3. Ogum Megê
    Lida diretamente com a Linha das Almas, ou seja, seu campo vibratório está na calunga pequena, ou seja, nos cemitérios, mais precisamente na calçada do cemitério. As oferendas deverão ser entregues em seu campo vibratório, consistindo de cerveja branca, charutos acesos, cravos brancos, espada de Ogum, tudo assentado em pano branco com bordas vermelhas, acompanhadas por velas de cores vermelha e branca.
  4. Ogum Naruê
    Esta falange de Ogum trabalha desmanchando a magia negra opera dentro das linhas das Almas, exercendo especial domínio sobre as almas quimbandeiras. Possue conhecimentos seculares, acumulados por Magos, Feiticeiros, Xamãs, Exorcistas, Pajés, Sacerdotes das mais variadas partes do Mundo, portanto seria considerado todo o conhecimento adquirido nesta e em outras Galáxias, precisando, portanto da sabedoria e justiça relacionam-se ora na vibração de Xangô ora na vibração de Ogum Megê. Recebe então suas oferendas tanto nas matas, junto das pedreiras, como nas calçadas que rodeiam a calunga pequena. Suas obrigações são acompanhadas por uma pedra-ímã, ou de materiais condizentes com a necessidade eminente e em conformidade com a magia a ser combatida.
  5. Ogum Matinata
    Defende os campos onde se assentam as obrigações para Oxalá, principalmente nas colinas floridas. É uma falange muito difícil de incorporar, poucos médiuns conseguem tê-lo como guia. Apesar de receber suas obrigações nas colinas, como para Oxalá, seu domínio é o Espaço Sideral ou Caminhos que a Terra percorre, bem como de todos os planetas, asteróides, cometas, etc.  Quando se viaja de avião, ou apelamos para o bom vôo das aves que migram, apelamos pela proteção desta vibração. Suas obrigações consistem de cerveja branca, vela branca, cravo branco, entregues em campos ou colinas floridas. Apesar de rondar os campos de Oxalá, não é a linha que vibra diretamente com este.
  6. Ogum Yara
    É a falange que ronda os rios, lagos e cachoeiras. É o grande colaborador dos trabalhos de Oxum. Pede-se o seu auxílio e proteção em todas as oferendas aos guias destes campos vibratórios. Tal como na lenda do Rei Artur que recebeu sua espada da fada do lago, Ogum Yara se identifica com as mulheres guerreiras da História Real como Santa Joana D’Arc, responsável pela unificação da França, defensora dos oprimidos pelo poder dos dirigentes políticos, ou seja, pela justiça social. Colabora com Oxum em todos os trabalhos dirigidos à fertilidade, prosperidade, beleza essencial da alma que reflete na matéria, etc. Suas oferendas consistem dos mesmos materiais de Ogum Beira Mar, acompanhados de flores conforme a necessidade e direção do trabalho.
  7. Ogum Delê
    Esta falange carrega a vibração pura de Ogum. Efetua sua ronda sobre o mundo. É a própria lei que rege os reajustes cármicos. Aquele que nos liberta das batalhas enfrentadas em diversas encarnações, contra diversos inimigos, ou contra nossos princípios negativos que interferem em nossa evolução espiritual. Vibra nas cores vermelha e branca e suas obrigações são oferecidas em qualquer lugar do mundo, desde que seja no tempo. O material normalmente usado é o mesmo que para Ogum Matinata, porém acrescido de uma vela oferecida para o orixá Tempo.
Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MARMOTAGEM + MISTIFICAÇÃO = ??????


Cada tempo que passa fico mais triste ao ver o que anda acontecendo em alguns terreiros por aí,vindo á  perceber como alguns médiuns costumam mistificar... alguns por vaidade, mas a maioria, por ignorância, falta de conhecimento mesmo. As pessoas não entendem que uma entidade,um guia não precisam de teatro, que estão trabalhando mesmo quando estão quietinhos num canto, e que pode sim, ficar ajudando a segurar a corrente, cantar e bater palmas,pois todo o terreiro deve vibrar na mesma sintonia

Mas percebo que algumas pessoas precisam demonstrar "poder" aos que ali estão para assistir e que em sua maioria buscam ajuda. Isso é tão errado... aqueles que entram em um terreiro buscam luz e apoio, e não merecem ser enganados pelo teatro que certos médiuns apresentam. Por exemplo, pessoal:

- Cuidado com "entidade" que te convida para ir consultar na casa do médium; uma Entidade séria sabe que somente o terreiro apresenta a segurança necessária e não vai comprometer o espaço onde seu médium vive com a familia, enchendo o lugar de cargas negativas! 

- Se a entidade se apresenta a cada vez com um nome diferente, fiquem de olhos abertos! Um médium desenvolve várias entidades, é verdade, mas elas tem nomes definidos e não saem fazendo alarde dos mesmos como se isso fosse uma bandeira! Ninguém incorpora 345 entidades - como eu já ouvi por aí - e nem alterna entidades com extrema rapidez no mesmo trabalho. Se estão fazendo isso, olho aberto!

- Quando se entra em um terreiro para desenvolvimento, levamos um certo tempo para começar a receber nossos guias, e os mesmos NUNCA dão seu nome na hora. Se você conhece alguém que mal colocou o pé no terreiro já está incorporando, fumando charuto, pedindo bebida e dando consulta, e ainda apresenta nomes muito conhecidos e populares, vire as costas e saia desse lugar correndo! Nem o Terreiro é sério, pois um Pai/Mãe de santo sabem que isso é mistificação pura e não devem deixar acontecer em sua casa! Os espíritos trevosos usam esse truque para atrair e impressionar os incautos!



- E a pior parte: se algum médium te diz que ficou em frente a um altar de igreja enquanto estava incorporado, sugira que ele procure um psicólogo urgente!,posso até indicar uma amiga minha... dois espíritos não utilizam o mesmo corpo ao mesmo tempo, portanto, nenhuma entidade "entra no corpo do médium" e o espírito deste não sai para dar nenhuma voltinha em jardins ou igrejas! As entidades se ligam ao médium pela aura, o campo energético que cerca nosso corpo, e tomam conta de nossa mente, por isso é tão importante estar com a mente vazia para deixar que eles trabalhem da maneira mais livre possível e não correr o risco de adulterá-los

- Exús e Pombagiras não precisam de ostentações em suas roupas, não paqueram ninguém na  assistência, não bebem exageradamente e nem falam coisas prá te humilhar sem motivo. Eles são agentes da luz trabalhando nas trevas, e como tal, trabalham dentro das leis de umbanda de amor e caridade. Desconfie de qualquer exagero nesse campo!

- E por último, mas não menos importante:
Lembre-se, umbanda é perseverança e não magia! Se alguém te promete resolução da noite para o dia, e coloca um preço nisso, você pode estar arrumando um problema maior do que o já existente!


Observe sempre os médiuns da corrente. Alguém que fica o tempo todo rindo, se virando para lá e para cá, que não canta, não bate palmas e não demonstra o respeito
devido à presença das Entidades, é um médium perturbado que certamente não terá firmeza na hora de dar um passe ou uma consulta, e são justamente estes que geralmente mistificam e querem provar que são melhores que os outros! Mantenha distância dos mesmos, pois só assim você evitará ser vitima desse mal que aflige tantos terreiros!


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê


MAIS ALGUMAS DICAS AOS MÉDIUNS DE TERREIRO


Quando você tiver a certeza de ser o primeiro, corrige o seu pensamento. No máximo,você será o segundo, porque nunca irá chegar ao ponto que outra pessoa não possa atingir. Quando você for o segundo, e acabar por se convencer disso, lembre-se do terceiro. Talvez tenha sido ele(a) quem te ajudou a subir até o segundo posto, e que provavelmente você não atingiria se ele(a) não te seguisse .

Não tenha jamais a vaidade de te se achar o último, sempre há e pelo menos um dos seus irmãos(ãs), que tem menos e a quem foi dado menos que a você. Ele, sim, tem o direito de se considerar o último,você será o penúltimo, no máximo.


Quando anunciar uma verdade á alguém, cuide para que ela não seja uma descoberta sua, uma opinião sua, simplesmente porque você pode estar enganado. Aí a verdade que que você fala e anuncia será tão falsa, quanto o equívoco que você tem em se julgar verdadeiro.

Quando amar a sua religião e disser que a ama, não espere que ela te responda o mesmo. Diga "eu te amo" e ouve o eco,pois ele nos faz ouvir exatamente o que falamos, é por isso que jamais devemos dizer ou pensar "eu te odeio". Pois a resposta do eco será a mesma e lembre-se, virá em nossa direção...

Não tema em recuar,lembre-se que se pudéssemos voltar alguns passos antes da queda num abismo, não iríamos cair ok?, por isso, é muito provável que você descubra que só poderá seguir em frente quando sabiamente saber o momento de voltar, ou mudar a sua direção. Devemos mais gratidão ao vagalume que nos indica a direção, do que às estrelas que nos encantam às noites.

A mão que castiga na hora certa magoa menos do que a mão cheia de falsidade que te acaricia,isto é fundamental lembrar-se o tempo todo.

Sei que suas idéias, sua mente e seus planos te fazem voar e sonhar com muitas coisas,muitas honrarias,muitas evoluções...


Mas sei também, que se não for seus pés humildes, você não chegará jamais onde os seus pensamento querem te levar,me escutem...

Seus olhos devem ser as janelas, mas seus braços abertos devem ser a porta pela qual você conduzirá, os que devem chegar ao seu interior. Lembre-se sempre de esquecer o que não merece ser lembrado; esquece, assim, de lembrar o que deve ficar esquecido.

Sonhos,estes são a esperança que se tem dormindo, esperança, esta é o sonho que se tem acordado, e é mais importante que o outro.

No caminho tortuoso ou na guerra, sua bagagem será sempre espinhos,enquanto nos bons gestos,comportamentos e na paz, serão pétalas muito perfumadas... você ainda tens dúvida sobre qual caminho a seguir?

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MINHA AMADA PADILHA

Nome que significa Rainha do Fogo, Maria Padilha já teve várias encarnações na Terra, e a última delas foi em Ilhéus na Bahia. Nesta sua última encarnação, ela era uma espanhola que veio para o Brasil morar em Ilhéus na Bahia e foi morta na porta de um cabaré. Todos os homens que ela teve, em cada uma das encarnações, num total de sete, estão com ela na espiritualidade.

Entre mitos mais variantes que revelam alguma qualidade a característica especial desta mulher, o que servirá nos terreiros como apoio é o segundo nome que acompanhará o primeiro. Recebe outros apoios que alguns podem pensar que se trata de outra Pombagira, mas na realidade é ela: "Rainha dos Infernos", "Rainha do Candomblé", "Rainha das Marias", "Rainha das Facas", "Mulher de Lucifer", "Rainha da Malandragem", "Rainha dos Ciganos", etc. Em cada lugar lhe dão diferentes sobrenomes, que na realidade busca elogiar a entidade e transmitir uma maior intimidade.

Pomba Gira Maria Padilha é conhecida por sua eficiência e rapidez, e está entre as mais populares das Pombagiras. Às vezes ela é chamada de "rainha sem coroa", e isso certamente se refere à Maria histórica, que era a rainha do coração de D. Pedro, mas negou que as suas propostas repetidas para o casamento,preferindo a sua independência durante sua estada na corte. Este também descreve um certo tipo de mulher, aquele que exige respeito, e cujo comportamento é real, mesmo se ela é pobre ou da classe trabalhadora. Maria também é um exemplo perfeito de como "espíritos novos" nascem: lendas cresceram em torno da mulher real, que tinha uma reputação de feiticeira, e dentro de cem anos, as bruxas em Espanha e Portugal estavam usando seu nome e chamando seu espírito para ajudar los em suas magias.
Tem predileção - igual ao seu principal marido, Rei das 7 Liras (Lúcifer) - pelas navalhas e armas brancas em geral, especialmente aquelas que são afiadas e pequenas, onde se deve ter muita agilidade para não ser cortado. Como toda pomba gira, possui numerosos amantes ou parceiros, com os quais pode "adjuntar-se" ou "trabalhar", sendo essa parceira que protegerá a determinada pessoa.
Cabe esclarecer que nem sempre se formam os mesmos parceiros, pois os mesmos dependeram da morada onde trabalhe a Pomba Gira e o que indique o ponto riscado ou firma espiritual. Apresenta-se sob a aparência de uma formosa mulher, de longos cabelos negros, pele morena (as vezes mais clara e as vezes mais escura), sua idade e físico variam também de acordo com o tipo de caminho ou passagem desta Pomba Gira, pois existem passagens jovens e velhas, sendo igualmente atrativas em qualquer de suas passagens, isto ocorre com todos os Exús de quimbanda, não importando a idade que apresentem, pois tem o dom da sedução.

Ela gosta de luxo, dos homens, de dinheiro, das jóias, da boa vida, dos jogos de azar, de baile e da música. É uma grande bailarina, cujos movimentos podem incluir passos das ciganas em alguns momentos, mexendo sensualmente seus braços, como quem desfruta plenamente de seduzir com o corpo em movimento. Seu porte é altivo, orgulhoso, magestoso, possui características das mulheres que não tem medo de nada. É muito requisitada para atrair amantes, abrir os caminhos, amarrar parceiras, mas principalmente é muito temida por sua frieza e seu implacavel poder na questão de demandas. Algumas das principais Pomba Giras que estão dentro de sua falange, abaixo de sua ordem são:
  • Maria Molambo

  • Maria Quitéria

  • Maria Lixeira

  • Maria Mirongueira

  • Maria das Almas

  • Maria da Praia

  • Maria Cigana

  • Maria Tunica

  • Maria Rosa

  • Maria Colodina

  • Maria Farrapos

  • Maria Alagoana

  • Maria Bahiana

  • Maria Navalha
Todas com características bastante similares, as quais as vezes podem inclusive ser confundidas por quem não tem muita experiência.

Caminhos
  • Maria Padilha dos Sete Cruzeiros da Calunga
  • Maria Padilha Rainha das 7 Encruzilhadas;
  • Maria Padilha Rainha dos Infernos;
  • Maria Padilha Rainha das Almas;
  • Maria Padilha das Portas do Cabaré;
  • Maria Padilha Rainha das 7 facas ( 7 navalhas);
  • Maria Padilha Rainha da Figueira.
Características

Bebidas: Champanhe, Licor de aniz, Martini, Campari, Mel
Ebôs: Pata preta, pomba preta, cabra preta, levando fubá de milho e azeite de dendê.
Fuma: cigarros, cigarrilhas
Guia: Sua guia geralmente é contas pretas e vermelhas, O preto representando as trevas, o vermelho a guerra, algumas quando cruzadas nas almas, tem suas guias com contas brancas, sendo as mesmas enfiadas de três em três ou de sete em sete
Lugar: Recebe os presentes, despachos e feitiços na Calunga (Cruzeiro do Cemitério), nas encruzilhadas em formas de T, ou X( dependendo a escolha do lugar, a vontade da entidade)
Ornamentos: jóias, cosméticos, espelhos
Rosas: Rosas vermelhas abertas (nunca botões) em número impar, cravos e palmas vermelhas
Simbolos: pássaro, o tridente,a lua, o sol a chave e o coração.
Vela :de acordo com as cores de suas guias quando trabalham,podendo ser pretas e vermelhas, todas vermelhas e em certos casos, pretas e brancas, ou ainda, todas brancas

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê