sábado, 23 de novembro de 2013

VÁRIOS TRANSTORNOS


Personalidade é definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um indivíduo (caráter). Penso eu que é o "jeitão" de ser da pessoa, o modo de sentir as emoções ou o "jeitão" de agir e se portar
Um transtorno (ou pouquinho de pira mesmo) de personalidade aparece quando esses traços são muito inflexíveis e mal-ajustados, ou seja, prejudicam a adaptação da pessoa às situações que enfrenta, causando a ela própria, ou mais comumente aos que lhe estão próximos, sofrimento e incomodação. Geralmente esses indivíduos são pouco motivados para tratamento, uma vez que os traços de caráter pouco geram sofrimento para si mesmos, mas perturbam suas relações com outras pessoas,brigas,desentendimentos, fazendo com que amigos e familiares aconselhem o tratamento. Geralmente aparecem no início da idade adulta e são cronificantes (permanecem pela vida toda) se não tratados.
As causas destes transtornos(quando de ordens físicas) geralmente são múltiplas, mas relacionadas com as vivências infantis e as da adolescência de cada um,e quando são causados por problemas espirituais, na maioria dos casos são causados por processos obsessivos em vários graus como lidamos com frequência.
O tratamento desses transtornos é bastante difícil e igualmente demorado, pois em se tratando de mudanças de caráter,comportamento,a pessoa terá de mudar o seu próprio "jeito de ser" para que o tratamento (físico e espiritual) apresente resultados.

Dentre os casos mais comuns que eu averiguo aqui na TUOD estas formas de transtornos,são as mais comuns,entre nossos atendimentos: 

Transtorno de Personalidade Paranóide:
Consulentes desconfiados, descrentes,que se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.Recusam-se inicialmente á qualquer tipo de ajuda espiritual,pois na maioria das narrativas já tiveram grandes prejuízos ou decepções com nossa religião

Transtorno de Personalidade Esquizóide:
Consulentes distanciados das relações sociais,das pessoas próximas que não desejam e normalmente não gostam de relacionamentos íntimos, mostram-se tímidos em sua narrativas,sempre realizando atividades solitárias, de preferência,odeiam a presença de cambonos e não se sentem á vontade nunca dentro de um terreiro,mesmo seus problemas sendo espirituais. Pouco ou nenhum interesse em relações sexuais com outra pessoa, e pouco ou nenhum prazer em suas atividades. Não têm amigos íntimos ou confidentes, não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes,sendo aqui na TUOD sempre encaminhados ao Pai Joaquim para as primeiras averiguações e contato com a casa
Transtorno de Personalidade Esquizotípica:
Consulentes excêntricos e estranhos, que têm crenças bizarras, com experiências de ilusões e pensamento e discurso extravagante.Acreditam em muitas vertentes religiosas simultaneamente,mas não praticam com qualidade e respeito nada.Falta de amigos e muita ansiedade no convívio social.
Transtorno de Personalidade Borderline:
Consulentes instáveis em suas emoções e muito impulsivos, (nunca sabemos como lidar com eles)com esforços incríveis para evitar abandono (até tentativas de suicídio,quando obsediados). Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas,mas caso estas o afrontem, tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper atividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas,exageram em sua narrativas dando muito trabalho ao guia que esteja atendendo em ter que averiguar o que é verdade e o que é exagero desmedido.
Transtorno de Personalidade Narcisista:
Prá mim o pior dos consulentes,pois se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais(ou por dinheiro ou posição social) querem tratamento diferenciado e regalias que nenhum outro consulente tem,vivem explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos,interrompem a entidade comunicante e a questionam com frequência,passam o tempo todo ressaltando suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor,raramente retornam á casa várias vezes,pois sabem que aqui jamais serão privilegiados em nada.
Transtorno de Personalidade Anti-social:
Outro tipinho insuportável que temos sempre que demonstrar muita paciência ao atender,pois  desrespeitam e violam os direitos dos outros, não suportam atendimento com senhas e não se conformam com normas. Mentirosos, enganadores e impulsivos, sempre procurando obter vantagens sobre os outros,inclusive sobre o guia que estiver lhe atendendo. São irritados, irresponsáveis e com total ausência de remorsos, mesmo que digam que têm, mais uma vez tentando levar vantagens. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas não são capazes de manter vínculos mais profundos e duradouros.
Transtorno de Personalidade teatral:
Indivíduos facilmente emocionáveis, sempre em busca de atenção, sentindo-se mal quando não são o centro das atenções. São sedutores, com mudanças rápidas das emoções. Tentam impressionar aos outros com seus relatos e estórias, cheios de ‘’caras e bocas ‘’ao falar coisas simples sempre fazendo uso de dramatizações,  tendem a interpretar os relacionamentos como mais íntimos do que realmente são,pois para este tipo de pessoa um sorriso é quase um convite para um motel.Eu particularmente fujo um pouco de pessoas assim pois na maioria das vezes lhe colocam em fofocas e encrencas criadas por sua mente muito sonhadora e fantasiosa
Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva:
Indivíduos preocupados com organização, perfeccionismo e controle, sempre atento a detalhes, listas, regras, ordem e horários.(meu pai ogum,tenho este transtorno!) Dedicação excessiva ao trabalho, dão pouca importância ao lazer. Teimosos, não jogam nada fora ("pão-duro") e não concordam com as tarefas feitas por outras pessoas.São consulentes que precisam de informações detalhadíssimas para seus trabalhos e procedimentos e não admitem modificações de espécie alguma
Transtorno de Personalidade Esquiva:
Consulentes (exageradamente) tímidos , muito sensíveis a críticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros,também não gostam da presença dos cambonos pois são excessivamente reservados e preocupados com críticas e rejeição. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades,são pessoas que mesmo que precisem de desenvolvimento jamais chegam á se tornarem bons médiuns,pois jamais se julgam capazes e aptos para o mediunismo, pelo menos eu não conheço nenhum com este perfil que tenha se tornado bom.
Transtorno de Personalidade Dependente:
Esse também não é fácil de atender ou conviver,pois eles têm necessidade de serem cuidados,

Carregados no colo literalmente,submissos, sempre com medo de separações. Têm dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam, não opinam,não palpitam em nenhum assunto,mas sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo.
O tratamento desses transtornos (quando somente enfermidade carnal) baseia-se na terapia e Psicanálise. Algumas vezes junto com a fraqueza e a enfermidade física,há o ataque espiritual (obsessão),que também agrava bastante a situação,o que a medicina da terra normalmente chama de depressão e ansiedade. A procura pelo atendimento é geralmente estimulada pelos amigos e familiares, ou outros consulentes que já estiveram em contato com a espiritualidade e nela crêem. Não se pode esquecer que muitas dessas características fazem parte dos traços normais de muitos indivíduos, e somente quando esses traços são muito rígidos é que constituem um transtorno.


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EXU GIRAMUNDO


Normalmente não posto estórias de entidades,pois sei que existem muitas verdades,mentiras e meias verdades quando falamos em estórias de guias ou entidades de umbanda,penso que cada fluído que presta serviço á uma falange possui uma história particular refente á sua última passagem por este plano de depuração,o que sempre diverge em narrativa e teor de muitas outras versões.Meu exu de frente Sêo Giramundo parece não gostar de conversar sobre isso quando indagado,mas algumas narrativas dele,assemelham-se com esta versão.
Sua história começou muito antes de muitas histórias... Muitos de vocês, talvez não acreditem em 


vida fora da Terra, mas esse Exu veio de outras Terras, de outros mundos. Viveu em um planeta melhor e mais evoluído que o nosso, em outro Sistema Solar. Acompanhou a orbe dos "exilados" para povoar esse novo mundo, mas ao chegar aqui, conheceu o amor de uma mortal humana e apaixonou-se. Esqueceu de seu compromisso como guardião estelar, esqueceu quem era e apenas quis viver esse amor. Quis ser mortal, tornar-se humano e viver por aqui. Porém, ao fazer isso, foi expulso da Federação e perdeu seus direitos. Ao aceitar viver na Terra, sofreu as dores da carne e de ser renegado, foi perseguido por aqueles que trouxe e pelos seus; foi um excluído!
Somente sua amada ainda o quis e com ela fugiu... Mas foi caçado! Mataram-na e ele nada mais teve de seu... Somente seu ódio e sua sede de vingança! Descobriu o que é ser humano! Tornou-se um bárbaro e um conquistador. Conquistou reinos e pessoas. Ficou conhecido como o "El Diablo Negro"! Podia ir e estar em qualquer lugar - seu poder era enorme!

Na época de sua primeira vida na Terra, os Atlantes ainda existiam... A partir daí reencarnou em Lemúria, em Mu, no baixo Egito, na África e sempre com a mesma tirania conduzia o seu povo. Tornou-se amado e odiado. Quando não lembrava mais quem era e de onde veio, reencontrou o amor de uma mulher, muito parecida com aquela que amou um dia. Ela vivia entre o povo hebreu que fugiu do Egito, sob o comando de Moisés. A história dela era muito parecida com uma história que ele conheceu em outras épocas e algo dentro dele renasceu...

A partir dessa vida, passou a reencarnar no oriente, entre o povo de pele amarela... Conheceu o Hinduísmo e o Xintoísmo e tornou-se menos tirano. Sua última encarnação foi na época de Buda. Conheceu sua filosofia de vida. Decidiu mudar e reaprendeu a viver. Ao desencarnar foi convidado a trabalhar na semeadura de um novo compromisso nas terras onde andou. Conheceu, então, o Cristianismo! E mais tarde também auxiliou Maomé.
Depois disso passou a atuar no planeta em todas religiões nascentes e crescentes. É por isso que hoje ele trabalha na Umbanda, como já trabalhou em tantas outras religiões. Seu nome: EXU GIRAMUNDO, vem do fato dele poder estar em diversas esferas, atuar em diversos setores e se deslocar no tempo e no espaço com muita habilidade. Por isso, ele gira o mundo e sempre sabe como resolver uma situação ou como encontrar uma solução para o problema em questão. Porque ele é verdadeiramente um guardião!

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

NOSSOS PENSAMENTOS


Após a festa de sêo Zé Pelintra,neste sábado dia 16/11,que diga-se de passagem estava linda e acolhedora como sempre,algumas amigas me fizeram uma pergunta: Pai Mario como você se mantém calmo e sempre aparentemente em paz em sua vida cheia de atribulações?,- infelizmente minha primeira reação foi uma boa risada,pois lhes disse que nem sempre é assim,quem convive comigo sabe que eu me esforço muito para me manter calmo e sereno,demonstrando essa ‘’paz’’ que elas vêem.
Penso que muito de nossa vida é reflexo de nossos pensamentos e sinceramente acho acho que isto define muitas coisas em nossa passagem por este plano de depuração,nossos pensamentos irão definir como será nosso padrão vibracional e de quebra tudo o que estiver atrelado á ele,óbvio que quando cumpridores de nosso mediunismo estes cuidados triplicam-se,portanto alguns cuidados com nossos pensamentos devem ser levados em consideração:

1 – Pensamentos obsessivos (bons e ruis)
Pensar gasta energia,pelo menos nós médiuns acreditamos e sabemos disso. Ficar remoendo um problema ou alimentando uma forma pensamento cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.colocando-nos em vários problemas físicos e espirituais

2 – Sentimentos tóxicos
Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas muito duradouras. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
3 – Maus hábitos – Falta de cuidado com o corpo
Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos(Meu Deus,o que são exercícios físicos?) e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

4 – Fugir do presente e só ficar no passado
As energias são colocadas onde a atenção é focada. Conheço muita gente com tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.
5 – Falta de perdão
Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Diz o Pai Joaquim de Aruanda que,quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra umbandista de muitas outras religiões, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.
6 – Mentira pessoal
Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual,o problema que tem muita gente querendo ser o que não é, fazendo coisas que não sabe e falando o que desconhece,sem saber que quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço

7 – Viver a vida do outro
Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
8 – Bagunça e projetos inacabados
A bagunça afeta muito as pessoas,inclusive eu, que em alguns detalhes sou bagunceiro, causando confusão mental e emocional. Uma dica dos guias: quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.
9 – Afastamento da natureza
A natureza,maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

10. Preguiça, negligência
E falta de objetivos na vida. Esse ítem não requer muitas explicações: negligência com a sua vida denota também negligência com seus dons e potenciais e, principalmente, com sua energia vital. Aquilo do que você não cuida, alguém vem e leva embora. O resultado: mais preguiça, moleza, sono,preguiça prá sair da cama….
11. Fanatismo
Passa um ventinho: “Ai meu Deus!!!! Tem energia ruim aqui!!!”(e Deus tá vendo que temos aqui na tuod alguns assim) Alguém olha para você: “Oh! Céus, ela está morrendo de inveja de mim!!!” Enfim, tudo é espírito ruim, tudo é energia do mal, tudo é coisa do outro mundo,tudo é encosto,tudo é obsessor e por aí vai Essas pessoas fanáticas e sugestionáveis também adoram seguir “mestres e gurus” e depositar neles uma confiança descabida, concedendo-lhes coisas incríveis como dinheiro,sexo e muito mais. É fácil demais manipular gente assim e não só em termos de energia,mas por conta de sua inexperiência.
12. Falta de aceitação
Pessoas revoltadas com a vida e consigo mesmas, que não aceitam suas vidas como elas são,não concordam com o carro que tem,com a casa que tem,com o companheiro(a) que tem, que rejeitam e fazem pouco caso daquilo que têm. Esses indivíduos vivem em constante conflito e fora do seu eixo. E, por não valorizarem e não tomarem posse dos seus tesouros – porque todos nós temos dádivas – são facilmente ‘roubáveis’.


Eu acho que o mais importante é aprender a aceitar e agradecer tudo o que temos (não confundir com acomodação). Quando você agradece e aceita fica em estado vibracional tão positivo que a intuição e a criatividade são despertadas. Surgem, então, as possibilidades de transformar a vida para melhor,você irá aprender andar com muito mais confiança e vai ter muito mais pessoas gostando de você

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

SEXUALIDADE NA UMBANDA

Novamente abordando este tema tão cheio de dúvidas por parte de muitos médiuns,frequentadores e simpatizantes,até porque nos dias de hoje poucas casas,terreiros PDS E MDS abordam o sexo em suas doutrinas,desconhecendo ou esquecendo-se que o sexo interfere diretamente na vida dos praticantes de qualquer religião,inclusive a nossa umbanda e nossos trabalhos.
Dentro umbanda e até de alguns candomblés é comum a expressão 'corpo sujo'. Mas afinal fazer sexo é sujar o corpo? Por que é importante o resguardo, o preceito de sexo para uma sessão e para determinadas obrigações? Fazer sexo não é sujar o corpo, fazer sexo é conhecer o próprio corpo e o corpo alheio, é obter prazer carnal mesclando sentimentos, aumentando laços com quem se pratica. Faz parte da nossa natureza, assim Zâmbi nos criou. Enquanto matéria possuímos desejos sexuais, basta observarmos a natureza, os animais. Porém é óbvio que o mau uso desta energia e deste desejo de energia sexual, pode nos aproximar de espíritos inferiores e nos causar muitos transtornos espirituais. O mau uso se dará a partir do momento em que o sexo for objeto de interesses maiores, distantes dos preceitos que pedimos em nossas doutrinas e que não podem se apresentar mentalmente dentro de um terreiro,templo etc, quando essa energia é usada para destruição ao invés da construção, como profissão, exagerado e/ou sem limites, neste caso a pessoa pode estar sendo vítima de obsessão ou atrairá obsessores viciados e presos à energia sexual até ela,inclusive quando alguém alimenta desejos ‘’estranhos’’ demais ás suas necessidades sexuais,ali pode estar acontecendo uma vampirização sexual.
È importante salientar que obviamente, a casa de umbanda não discrimina a opção sexual de ninguém,porém sabemos que algumas alterações,desvios e desejos incontroláveis principalmente os proibidos dentro da esfera da casa, envolvendo frequentadores,consulentes e médiuns,tem explicação dentro da espiritualidade e as vezes própositos astrais.
 Mas se o sexo tem toda essa energia positiva, por que ele é proibido antes de trabalhos mediúnicos na umbanda e obrigações? Simples; o sexo traz um gasto de energia física, que poderia ser utilizada pelas entidades em trabalhos sérios, o sexo também traz uma troca de energia com quem se pratica, dessa forma, essa mistura de energia pode ser negativa para um trabalho espiritual, além do sexo nos deixar muito próximos da matéria e longe das energias espirituais por estarmos presos ao prazer do corpo. Dessa forma é regra em algumas casas da religião, o preceito de sexo 24 h antes de uma sessão ou culto,como pedimos aqui.
 O preceito vai de acordo com o tipo de trabalho á ser realizado,pela exigência de uma entidade, variando  de casa para casa.
 Como já dito em doutrina o preceito após o gira ou culto se dá pelo motivo de que neste período as energias boas que estão sendo recebidas pelo espírito e pelo corpo precisam de um certo tempo para serem assentadas, para que os nossos chackras possam ser limpos e revitalizados e o médium possa desfrutar um pouco mais de tempo de todo o axé que veio buscar.
A energia sexual nesses casos poderia interromper esse processo, por ser intensa e ligada ao corpo,da mesma forma restringimos o uso de carne animal antes de trabalhos , para que o corpo esteja o mais 'leve' possível. Sabemos bem, que carnes vermelhas demoram a serem digeridas. Muito de nossa energia é gasta nesse processo. É importante ressaltar de que a umbanda não é uma religião ligada à bíblia, enxergo a bíblia como um livro importante sim, mas devemos estar atentos de que muito escrito nela foi escrito por homens, como nós e é comum quando escrevemos, impor idéias e visões nossas, que muitas das vezes não são as de Deus, certo?! Logo nem a umbanda e nem o candomblé vêem como aberração e pecaminosos relações e relacionamentos sexuais, de quaisquer natureza, hetero ou homossexuais, desde que o respeito e o bom senso imperem.
Quando falo na relação de toda a abrangência sexual na vida mediúnica,se deve pela enorme quantia de gente desavisada que culpa a umbanda por seus exageros ou deslizes sexuais,acho ridículo médiuns que creditam ao seu exú ou pombogira todas as insanidades e exageros sexuais de sua vida

Há anos venho divulgando e brigando para informar basicamente que a Pomba-gira não é meretriz, prostituta mulher de programa, vadia, baixo nível e etc (tenho muito respeito pelas prostitutas, até mesmo porque, respeito muito a figura da mulher e suas características pessoais). Tais substantivos são utilizados apenas para denegrir e em alguns casos para vender a falta de vergonha na cara que alguns médiuns estabeleceram como bandeira de trabalho. È de doer, saber que muitos pseudo médiuns se arvoram na figura das SENHORITAS POMBAS-GIRAS, apenas para fomentar a sua sede sexual destemperada e muito das vezes desequilibradas.

Já basta a o sexo gratuito e sem vergonha que encontramos na web e na televisão, bem como a situação em que vivem muitas crianças e jovens espalhadas por este ‘’brasilzão’’ a fora. Alimentar a figura de um espírito como o das pombas-gira com uma série de características que não lhe pertencem, apenas pela conotação sexual, que alguns KIUMBAS (Espíritos Renitentes), vem impondo à consciência dos marmoteiros e despreparados mentalmente, o que é uma grande desgraça, diga-se de passagem.

Por isso filhos e filhas desta e de todas as casas de boa fé, cuidado, pois se  cultivarem suas vidas de modo profano, enorme é o perigo das ciladas e armadilhas sexuais, as quais existem por aì á torto e a direito e que andam desgraçando a vida de muitas famílias de santo e de muitos terreiros. e, neste caso não excluo ninguém, lembrando de que você qualquer dia destes,possa se encontrar fomentando a mentira, o animismo vicioso, o fetichismo desvairado apenas para alimentar a sua sanha sexual desequilibrada. Pense nas desgraças que tal atitude traz para as pessoas que passam por sua vida e o risco que você corre ao assumir estes desmandos, muito das vezes até por obra de um “bom” obsessor que lhe comanda a vontade.

Sexo é bom quando a pessoas são boas, perversão não é sexo, é desequilíbrio necessitando de reforma. Para finalizar,lembrem-se do que sempre digo á todos: Suas vidas devem ser intensas o suficiente para que não haja a necessidade de transformar sua casa,seu terreiro em ponto de encontro para suas aventuras amorosas ou sexuais


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê


SEM PRESSA PESSOAL

É impressionante a pressa que alguns médiuns iniciantes têm, em mal entrar em um Terreiro de Umbanda, e já  "Querer Incorporar e Saber o Nome De Seus Guias "- entendo a pressa do médium em "começar a fazer caridade", mas é fundamental que se entenda que não é somente "dando incorporação" que a caridade é feita. Além do mais, se este for mesmo o
tipo de mediunidade da pessoa, há que se esperar e se certificar de inúmeros fatores antes de
"colocar o médium para dar consulta".

Cabe á mim como dirigente explicar e orientar que tudo tem seu tempo e sua hora, que o desenvolvimento mediúnico não ocorre exatamente igual com todos... Mas muitas
pessoas ficam dizendo que antes de entrar para o  terreiro incorporavam "por nada", no trabalho, na escola, lendo, etc, praticamente exigindo ou "culpando"
o terreiro por não estar incorporando agora.
Por que acham que isto acontece? Simples. Enquanto o médium não entra para uma corrente, a sua mediunidade fica absolutamente sem disciplina e sem doutrina, a partir
do momento que ingressa numa casa, que passa a fazer parte da corrente de um terreiro,principalmente como aqui em nossa casa ,cheia de normas e proibições para médiuns e entidades, ambos ( médium quanto entidades) passarão por um processo de adaptação
e aprendizado, que visa sempre os disciplinar
 Além do mais, como ter certeza que era realmente incorporação e não simples animismo, ou descontrole emocional e nervoso?

É fundamental esse tempo, para que todas as orientações possam ser absorvidas compreendidas.
Apressar qualquer processo de desenvolvimento mediúnico, querer queimar etapas, que se existem, são importantes, é certamente colocar em risco todo o processo de desenvolvimento.
Lições que deveriam ser absorvidas são apenas ultrapassadas, sem a devida confirmação de
aprendizado.
Precipitar o processo pode acarretar em desânimo e frustração no futuro, pode transformar
um bom médium num mistificador, num vaidoso e talvez até fazendo com que se desvie do caminho, culpando a Umbanda pela incompetência do dirigente em explicar e orientar e do médium em esperar.
Além do mais, quando isto acontece é justamente para se ver a determinação do médium, se ele realmente deseja fazer caridade, Ser Umbandista, ou está apenas
empolgado.

Portanto lembrem-se, quando tratamos de desenvolvimento mediúnico falamos em processo,
onde a pressa é inimiga da compreensão e, conseqüentemente, da evolução.


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê