sábado, 23 de novembro de 2013

VÁRIOS TRANSTORNOS


Personalidade é definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um indivíduo (caráter). Penso eu que é o "jeitão" de ser da pessoa, o modo de sentir as emoções ou o "jeitão" de agir e se portar
Um transtorno (ou pouquinho de pira mesmo) de personalidade aparece quando esses traços são muito inflexíveis e mal-ajustados, ou seja, prejudicam a adaptação da pessoa às situações que enfrenta, causando a ela própria, ou mais comumente aos que lhe estão próximos, sofrimento e incomodação. Geralmente esses indivíduos são pouco motivados para tratamento, uma vez que os traços de caráter pouco geram sofrimento para si mesmos, mas perturbam suas relações com outras pessoas,brigas,desentendimentos, fazendo com que amigos e familiares aconselhem o tratamento. Geralmente aparecem no início da idade adulta e são cronificantes (permanecem pela vida toda) se não tratados.
As causas destes transtornos(quando de ordens físicas) geralmente são múltiplas, mas relacionadas com as vivências infantis e as da adolescência de cada um,e quando são causados por problemas espirituais, na maioria dos casos são causados por processos obsessivos em vários graus como lidamos com frequência.
O tratamento desses transtornos é bastante difícil e igualmente demorado, pois em se tratando de mudanças de caráter,comportamento,a pessoa terá de mudar o seu próprio "jeito de ser" para que o tratamento (físico e espiritual) apresente resultados.

Dentre os casos mais comuns que eu averiguo aqui na TUOD estas formas de transtornos,são as mais comuns,entre nossos atendimentos: 

Transtorno de Personalidade Paranóide:
Consulentes desconfiados, descrentes,que se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.Recusam-se inicialmente á qualquer tipo de ajuda espiritual,pois na maioria das narrativas já tiveram grandes prejuízos ou decepções com nossa religião

Transtorno de Personalidade Esquizóide:
Consulentes distanciados das relações sociais,das pessoas próximas que não desejam e normalmente não gostam de relacionamentos íntimos, mostram-se tímidos em sua narrativas,sempre realizando atividades solitárias, de preferência,odeiam a presença de cambonos e não se sentem á vontade nunca dentro de um terreiro,mesmo seus problemas sendo espirituais. Pouco ou nenhum interesse em relações sexuais com outra pessoa, e pouco ou nenhum prazer em suas atividades. Não têm amigos íntimos ou confidentes, não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes,sendo aqui na TUOD sempre encaminhados ao Pai Joaquim para as primeiras averiguações e contato com a casa
Transtorno de Personalidade Esquizotípica:
Consulentes excêntricos e estranhos, que têm crenças bizarras, com experiências de ilusões e pensamento e discurso extravagante.Acreditam em muitas vertentes religiosas simultaneamente,mas não praticam com qualidade e respeito nada.Falta de amigos e muita ansiedade no convívio social.
Transtorno de Personalidade Borderline:
Consulentes instáveis em suas emoções e muito impulsivos, (nunca sabemos como lidar com eles)com esforços incríveis para evitar abandono (até tentativas de suicídio,quando obsediados). Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas,mas caso estas o afrontem, tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper atividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas,exageram em sua narrativas dando muito trabalho ao guia que esteja atendendo em ter que averiguar o que é verdade e o que é exagero desmedido.
Transtorno de Personalidade Narcisista:
Prá mim o pior dos consulentes,pois se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais(ou por dinheiro ou posição social) querem tratamento diferenciado e regalias que nenhum outro consulente tem,vivem explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos,interrompem a entidade comunicante e a questionam com frequência,passam o tempo todo ressaltando suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor,raramente retornam á casa várias vezes,pois sabem que aqui jamais serão privilegiados em nada.
Transtorno de Personalidade Anti-social:
Outro tipinho insuportável que temos sempre que demonstrar muita paciência ao atender,pois  desrespeitam e violam os direitos dos outros, não suportam atendimento com senhas e não se conformam com normas. Mentirosos, enganadores e impulsivos, sempre procurando obter vantagens sobre os outros,inclusive sobre o guia que estiver lhe atendendo. São irritados, irresponsáveis e com total ausência de remorsos, mesmo que digam que têm, mais uma vez tentando levar vantagens. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas não são capazes de manter vínculos mais profundos e duradouros.
Transtorno de Personalidade teatral:
Indivíduos facilmente emocionáveis, sempre em busca de atenção, sentindo-se mal quando não são o centro das atenções. São sedutores, com mudanças rápidas das emoções. Tentam impressionar aos outros com seus relatos e estórias, cheios de ‘’caras e bocas ‘’ao falar coisas simples sempre fazendo uso de dramatizações,  tendem a interpretar os relacionamentos como mais íntimos do que realmente são,pois para este tipo de pessoa um sorriso é quase um convite para um motel.Eu particularmente fujo um pouco de pessoas assim pois na maioria das vezes lhe colocam em fofocas e encrencas criadas por sua mente muito sonhadora e fantasiosa
Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva:
Indivíduos preocupados com organização, perfeccionismo e controle, sempre atento a detalhes, listas, regras, ordem e horários.(meu pai ogum,tenho este transtorno!) Dedicação excessiva ao trabalho, dão pouca importância ao lazer. Teimosos, não jogam nada fora ("pão-duro") e não concordam com as tarefas feitas por outras pessoas.São consulentes que precisam de informações detalhadíssimas para seus trabalhos e procedimentos e não admitem modificações de espécie alguma
Transtorno de Personalidade Esquiva:
Consulentes (exageradamente) tímidos , muito sensíveis a críticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros,também não gostam da presença dos cambonos pois são excessivamente reservados e preocupados com críticas e rejeição. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades,são pessoas que mesmo que precisem de desenvolvimento jamais chegam á se tornarem bons médiuns,pois jamais se julgam capazes e aptos para o mediunismo, pelo menos eu não conheço nenhum com este perfil que tenha se tornado bom.
Transtorno de Personalidade Dependente:
Esse também não é fácil de atender ou conviver,pois eles têm necessidade de serem cuidados,

Carregados no colo literalmente,submissos, sempre com medo de separações. Têm dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam, não opinam,não palpitam em nenhum assunto,mas sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo.
O tratamento desses transtornos (quando somente enfermidade carnal) baseia-se na terapia e Psicanálise. Algumas vezes junto com a fraqueza e a enfermidade física,há o ataque espiritual (obsessão),que também agrava bastante a situação,o que a medicina da terra normalmente chama de depressão e ansiedade. A procura pelo atendimento é geralmente estimulada pelos amigos e familiares, ou outros consulentes que já estiveram em contato com a espiritualidade e nela crêem. Não se pode esquecer que muitas dessas características fazem parte dos traços normais de muitos indivíduos, e somente quando esses traços são muito rígidos é que constituem um transtorno.


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

Nenhum comentário:

Postar um comentário