terça-feira, 8 de abril de 2014

QUE TIPO DE UMBANDISTA VOCÊ É?


Dentro dos milhões de terreiros espalhados por esse país e pelo mundo, podemos encontrar casas cheias de “médiuns”, todos, ou quase todos, presentes no dia de sessão, á fim de cumprir, por mais uma vez sua missão,entretanto, podemos identificar facilmente dois grandes grupos de umbandistas: O Umbandista Verdadeiro e O Umbandista de fim de semana.
 Apesar de ser impossível verificar apenas na aparência em qual grupo determinado médium se encontra, as atitudes, os pensamentos, a preparação do adepto,seu excesso de dificuldades,sua pouca vontade de interagir com a casa, deixa claro sua classificação, essa classificação deve ser feita intimamente por cada um que se diz “Umbandista”, colocando em uma balança (imparcial,de preferência) seus atos,atitudes e comportamento.
Mas, genericamente, podemos defini-los dessa forma: O UMBANDISTA VERDADEIRO, não deixa de ser umbandista quando os atabaques do terreiro silenciam, ele continua vivenciando sua religião mesmo fora do terreiro, pois sabe que é aqui fora que se deve por em prática todos os ensinamentos dados pelo guia chefe e por tudo que aprende dentro da doutrina.

O UMBANDISTA DE FIM DE SEMANA, além de reclamar da duração do gira ou culto, pois é cansativo ficar em pé algumas horas a cada semana,(pois ficam escorados pelas paredes) e é mais cansativo ainda ter que ficar batendo palmas,durante o trabalho,ele(a) deixa de ser umbandista com o término dos trabalhos,não vê a hora de ir embora e voltar para sua rotina habitual e quando indagado sobre sua religião, tem vergonha de se assumir, esconde, mente ser de outra, e não faz questão nenhuma de pôr em prática aquilo que aprendeu ou viu dentro do terreiro.
O UMBANDISTA VERDADEIRO é aquele que se orgulha de sua religião, não teme assumi-la publicamente,divulga-a sem preconceitos, ajuda sempre aquele que precisa, é aquele médium interessado, que sempre busca aprender mais, questionar mais,participar mais,cambonear mais, buscando compreender melhor como funciona sua religião e a espiritualidade e principalmente,como são as entranhas da casa que frequenta.
O UMBANDISTA VERDADEIRO tem amor à sua casa religiosa,zela por ela, pois entende que é nesse solo sagrado que seus orixás e seus guias se manifestam,em muitos casos ,pela primeira vez em suas vidas... além de ser uma escola onde desenvolve sua mediunidade e aperfeiçoa sua moral, busca auxiliar em tudo que precisa, tem zêlo, tem capricho,não se importa com o trabalho dado e está sempre disposto á ajudar (sem que seja preciso ficar pedindo)

 O UMBANDISTA DE FIM DE SEMANA lembra-se de seu terreiro apenas nos dias de sessões,jamais preocupa-se com seu Pai/Mãe de santo e nem se preocupa se tudo está em ordem,se está tudo limpo ou se a casa encontra-se em bom estado, pois, apenas quer “ficar” aquelas horas ali,utilizar a espiritualidade e ir embora,pensando sempre nos “programas de sábado á noite” que terá após o culto.
O UMBANDISTA VERDADEIRO conta os dias e as horas para que chegue o próximo gira,  programa sua vida incluindo os dias de trabalho, para que nenhum evento ocorra nesse dia, pois, trata-se de um dia sagrado, e quando chega o dia, o umbandista verdadeiro desde o momento em que acorda, já está em sintonia com o astral superior, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e fumo e fazendo seu banho de descarga, pois sabe que os irmãos espirituais já estão agindo em seu terreiro e em sua matéria.
Precisa estar bem, para socorrer aqueles consulentes que lá estarão precisando de auxílio.
O UMBANDISTA DE FIM DE SEMANA quando nota que chegou o fim de semana e sabe que terá que ir prá sessão, já faz cara feia e pensa “não acredito, isso de novo! Nem deu para descansar”. Qualquer motivo é motivo para não ir ao terreiro, se o tempo está frio, chuvoso ou muito quente, não vai, se “não está afim” arruma qualquer desculpa e não vai, se espirrar, se pegar uma gripe ou resfriado leve, também não vai, e esquece-se, que muitos irmãos doentes procuram nossas casas em busca de alívio para seus males.
Qual seria a lógica de um filho de fé não ir, se seria essa a oportunidade de encontrar sua cura? O umbandista de fim de semana no dia de sessão age como se fosse mais um dia comum. Cultiva vícios, más palavras, más atitudes e intrigas, não tem noção de que a espiritualidade já está agindo desde as primeiras horas do dia do culto e que seu comportamento prejudica seriamente seu desenvolvimento.
O UMBANDISTA VERDADEIRO realmente acredita naquilo que professa,sabe que a espiritualidade está em todos os lugares e tudo que faz, faz com fé e amor, pois tem a certeza que os espíritos estão ali e irão, de alguma forma, auxiliá-lo, mesmo não sendo da maneira que ele esperava, não se desespera com as provações, com os contratempos, com as peripécias da vida, pois sabe que é nos momentos difíceis que realmente somos lapidados.
O UMBANDISTA DE FIM DE SEMANA duvida do que professa, não tem certeza das manifestações, é aquele que acredita que sendo umbandista, nunca mais terá problema de saúde, que nunca mais terá problemas financeiros nem amorosos e por sequencia está sempre cheio de dúvidas acerca de sua mediunidade e da casa que frequenta.
Quando tais problemas aparecem, revolta-se e mais uma vez põe em dúvida sua religião, é aquele que acredita serem as entidades verdadeiros “mágicos”, que tudo que ele pedir e quiser, elas terão que dar, acredita que não haverá mais contratempo e que não passará por provações, pois as “entidades não vão deixar ele sofrer”,sempre reclama de ser convocado para qualquer evento e sempre fica dizendo pelas costas da zeladoria:''Será que pensam que eu não tenho vida lá fora?,como se nós zeladores(as) não merecemos ter também nossa vida particular né?
E você meu irmão(ã) de fé,Meu filho(a),meu amigo(a)? Em qual grupo de umbandista está? Se está na dos umbandistas verdadeiros, parabéns, continue buscando o aperfeiçoamento de sua fé e cumprindo sua missão, mas, se você está no grupo dos umbandistas de fim de semana, é sinal que algo em sua vida está errado.
Ainda é tempo de mudar! Aproveite essa oportunidade, pois o Reino de Oxalá é grandioso e iluminado, mas temos que merecer estar lá, todos podem lá chegar, desde que façam sua “reforma íntima”, mudando a maneira de agir e de pensar, confiando mais naquilo que professam e cultuam, cultivando as coisas positivas, buscando a elevação e entendendo que a umbanda é a oportunidade que Zâmbi nos deu para corrigir nossos defeitos, livrar-nos de nossos vícios e alcançar o progresso espiritual.


Reflitam sobre isso...

Curta nossa página no facebook:

TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê