terça-feira, 2 de novembro de 2010

CHEGA DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Acontecem fatos em nossa vida,que nos fazem esquecer que estamos no ano de 2010,século XXI e moramos num país onde a democracia reina e nossos governantes atestam sermos nós totalmente livres para professarmos nossa crença e religião,afinal de acordo com nossa constituição somos um país laico e respeitador dos direitos universais do ser humano.
Pena que isso só funcione no papel e não na prática,nos remetendo aos primórdios da nossa existência onde tudo era resolvido á ferro e fogo.
Sábado passado, dia 30 de outubro de 2010,passei por uma experiência lamentável em minha estrada sacerdotal,fazendo me lembrar das adversidades que os umbandistas mais antigos viveram no ínicio de nossa sagrada religião,onde eram severamente perseguidos por sua fé e prática religiosa.
Estava com uma médium recolhida,em obrigação de santo em nossa tenda de umbanda e decidimos levá-la á um rio de águas limpas para realizar sua catulação,exatamente no sítio natural de sua orixá OXUM,que é sua santa de frente,óbvio que por mais concentrada que ela estava,não conseguiu esconder a felicidade e alegria em ter esta proximidade com o reino de sua mãe Oxum,fato novo para ela inclusive.
Nos preparamos físicamente para este procedimento,reunimos todo o material necessário para sua realização e decidimos sobre o local,que é numa cidade próxima de Blumenau,onde serpenteia um rio lindo,de margens floridas e água limpa,totalmente forrado de pequenos seixos claros,arredondados simétricamente pela natureza,sendo assim perfeitos OTÁS para nossos fundamentos e trabalhos.
Nos vestimos,aprontamos toda a documentação necessária para realizarmos eventos ao ar livre e nos dirigimos para o local de nosso trabalho,felizes e ansiosos para ter este contato com a natureza e com Oxum.
Lá chegando,fomos recepcionados com uma suave correnteza,que foi acrescida pela breve chuva do dia anterior,aumentando o nível do rio tornando-o mais vigoroso e belo.
O sol nos cobria com seus raios,trazendo-nos uma sensação branda de calor e lindos pássaros presenciavam os preparativos para o ínicio de nosso trabalho...,tudo estava acontecendo como o planejado,até que fomos brutalmente abordados por um cidadão,aparentando uns 60 anos,que se dizia proprietário da barranca de rio onde estávamos,ele se mostrou exageradamente irritado com nossa presença e pouco aberto ao diálogo,onde pessoas racionais e amistosas sempre acabam por se entender.
''Subentende-se que toda faixa territorial que cerca rios,lagos,encostas marítimas,indo do preamar(divisa de água e terra),se estendendo por 33 metros,pertencem á marinha por decreto,não podendo ser negociado em esferas legais,pois se tratam de áreas de mata ciliar''.
Educadamente indagamos ao nervoso homem,onde estaria a demarcação,placas ou cerca que pudesse nos avisar que aquele espaço era particular,nos privando de utilizá-lo e tivemos como resposta,inúmeras ofensas,xingamentos e ameaças á nossa integridade física,nos chamavam de macumbeiros,bruxos,mandingueiros e toda a vasta galeria de opçoes que nós umbandistas somos associados,não apenas pelo senhor,como agora por seus dois filhos de avantajado porte físico.
Evitamos o agravamento da situação e mesmo já tendo acionado a polícia,nos retiramos do local,pois certamente seríamos agredidos e as coisas poderiam tomar destinos piores..
Vale salientar que nossa comitiva era de 4 pessoas,sendo eu o único homem,talvez porisso o excesso de agressividade que fomos tratados.
Procuramos a delegacia de polícia mais próxima de onde estávamos e registramos queixa contra este ato de total covardia e intolerância religiosa,contra nosso direito de  expressarmos nossa fé.
Infelizmente este senhor e seus adoráveis filhos,serão processados e terão que dar explicaçoes á lei .
Não estou preocupado com a repercussão que isto vai ter,apenas quero cooperar para tentarmos acabar com este câncer que é o preconceito religioso

ESTA É A NOSSA REALIDADE

Não sei se existe em algum outro lugar do mundo,um país que contenha uma variedade religiosa tão vasta e plural como aqui no brasil,são tantas as vertentes religiosas que abastecem nossa população que é praticamente impossível conhecer á todas.
È comum em nossa ''PÁTRIA AMADA BRASIL'',em decorrência da enorme diversidade de manifestaçoes de fé,fiéis que frequentam a missa aos domingos,assistem á programas protestantes ou evangélicos na televisão ás segundas-feiras,participam de reunioes espíritas as sextas-feiras e cultuam seus guias e orixás nos terreiros de umbanda aos sábados,o que para mim caracateriza-se como uma enorme falta de convicção religiosa e falta de personalidade.

Entre os principais traços culturais do campo religioso brasileiro destacam-se a cultura portuguesa,a africana e a aborígene,esta miscigenação sincrética já era encontrada em nossa terra desde o século XVI,quando as misturas entre catolicismo e práticas indígenas,fomentados pelos colonos portugueses,daí somou-se as crenças africanas trazidas pelos escravos,o culto aos orixás,o que proporcionou uma mistura maior ainda de culturas religiosas em nossas terras.
Hà muito tempo atrás,já era visto inúmeras pessoas receberem o batismo católico e ao mesmo tempo levarem oferendas aos seus orixás,tornando comum o sincretismo religioso que os escravos implantaram para poderem professar sua crença sem maiores represálias,afinal quem os visse cultuando São Jorge,não sabia que era Ogum o verdadeiro cultuado.
A inserção de cativos africanos no brasil,desde o século XIX,originou uma cultura sincrética e particular,os negros trouxeram seus cultos,que se fundiram ás práticas cristãs e indígenas,deixando marcas profundas no campo religioso brasileiro,novos mitos e ritos,o transe,a dança eram uma proposta muito distinta do catolicismo romano,estes cultos encontraram adeptos,sobretudo nas camadas inferiores da população brasileira,entre os escravos e outros oprimidos,ainda assim,estas formas de fé representavam grupos parciais e não a totalidade da sociedade brasileira.
Com o surgimento da Umbanda no ínicio do século XX,oriunda da fusão de práticas católicas,ameríndias e africanas formou-se o que eu sempre chamo de  ''RELIGIÃO GENUINAMENTE BRASILEIRA'',que pelo seu apelo ás classes mais necessitadas tornou-se exemplo de prática caritativa entre seus adeptos e praticantes.
Desde aqueles tempos á prática Umbandista cresce regularmente em praticantes,porém não cresce em números,pois muitos de seus frequentadores não se assumem publicamente ou praticam unicamente a umbanda,se declarando fiéis de outras denominaçoes,portanto não engordam nossas estatísticas á nível nacional.

Não querendo criticar ou ofender ninguém,acho que está na hora de acabar com esta hipocrisia que ainda assola nossa população,é triste dizer mas em minha casa ainda me deparo com consulentes que acabaram de expôr suas  mazelas á uma entidade espiritual,pedirem para que suas visitas sejam ocultadas ou não vistas por nós,numa clara tentativa de não querer assumir sua fé ou crença.
Estas pessoas simplesmente não querem ser vistas por parentes e amigos,por vergonha e discriminação,como se fosse uma abominação adentrar em um terreiro de umbanda e se atrair por seus ritos.
Eu sou á favor do aprendizado religioso,para sua correta prática,não concordo com pessoas leigas em nossa religião,vestirem-se de branco,na virada do ano,poluirem sem respeito nossos mares,oferendando coisas absurdas á Iemanjá,sem nem mesmo entenderem o que estão cultuando,adotando o termo ''MARIA VAI COM AS OUTRAS'',pois quase sempre fazem isso para imitar-nos,declarando em silêncio sua simpatia pelo nosso culto.