sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MODERNIDADE DEMAIS

Ás vezes conhecidos,amigos ou simpatizantes (será que isso existe) meus me mandam vários e-mails com comentários,pensamentos,opinioes que são sempre respeitadas na íntegra,porém sem abrir mão de meu ponto de vista busco entender o que as pessoas pensam acerca da mediunidade.
Dias destes recebi e diga-se de passagem nem me lembro de quem um e-mail indignado com o título''ISSO EXISTE?'', era um  vídeo do youtube que mostrava um médium manisfestado com um suposto preto velho falando á um razoável número de pessoas se utilizando de um pequeno microfone de lapela olhando as vezes fixamente para uma filmadora que á tudo registrava para posteriormente ser assistido por alguém.Rapidamente entendi o motivo da indignação deste meu ''amigo'',pois para muitas pessoas é impossível ou inaceitável a utilização de certas tecnologias por uma entidade manisfestada e que isso seja privilégios de gente encarnada sendo que isso diminui a ''pureza'' da entidade!
Sei que hoje em dia muita coisa mudou,a umbanda ou melhor falando AS RELIGIOES se modernizaram,muitas doutrinas tidas como ortodoxas passaram por reediçoes e tiveram que se enquadrar ao novo estilo de seus fiéis,até para não perdê-los para outras religioes.
Perdoem-me a banda mais moderna da umbanda,mas não querendo ser jurássico em meu ponto de vista,e muito menos antiquado,pois sou fã ardoroso de tudo que a tecnologia pode oferecer,considero que isto acaba por desenfatizar a mecânica espiritual,por mais moderna que nossa umbanda,possa estar e temos muitas novidades ainda por vir,é inconcebível o que vemos acontecer com nossa religião,concordo plenamente que todos espíritos que militam  na seara da umbanda ainda não estão dentro de sua plenitude astral,tendo muito caminho evolutivo ainda para trilhar e  buscar graus vibracionais muito mais elevados,mas dai á manipularem microfones,celulares,máquinas fotográficas e outras parafernálias tecnológicas é um pouco demais para o meu conservadorismo e entendimento.
Concordo que quem pensa assim ao olhos de alguns está sob efeito de manias de outras religioes,principalmente a católica que vive tentando afastar a ciência da religião,como se uma coisa não pudesse interagir com a outra,mais uma vez me desculpo e afirmo que não estou tentando impôr minha opinião á ninguém,apenas dizer que sou daquele tempo que guia,falava ao pé do ouvido e não em tom de palestra com voz enpostada,sou daquele tempo que defumador era macerado com ervas colhidas com antecedência para se incensar um terreiro e não meras varetinhas feitas de serragens e fragrâncias artificiais.



Não quero ter uma posição instituída de que as entidades astrais são espíritos alienados que desconhecem nosso plano carnal,nem ser considerado purista por apregoar que os sentimentos e a boa conduta é o alicerce de tudo dentro da prática mediúnica,porém entendo que uma entidade quando consegue manter um pouco de seu arquétipo natural sem sofrer adulteraçoes por parte  de seu médium,é muito mais umbanda,é muito mais tradicional e bom de se ver.
Nada contra á quem oferece lanches do macdonald´s á seus orixás,bolo de chocolate aos seus exús,cerveja sem álcool ao seu bahiano,barrinha de cereais diet para seus erês,tequila para sua pombogira(vai ver ela é mexicana,qual o problema?),pastelão de palmito para seus caboclos,porém não me venham dizer que isso não é no mínimo estranho,afinal a tal modernidade também já chegou ao cardápio da umbanda,ou será que é AUTO SUGESTÃO,por parte do médium?



Só sei que do modo que a coisas andam ,poucos fatos faltam acontecer para que a umbanda do 3° milênio seja plantada de vez em nossa rotina,será normal vermos médiuns encorporados acessando a internet e dando consultas on-line já manifestados em seus aparelhos ou coisas do gênero,no futuro não tão distante você verá uma entidade se referindo á um automóvel por exemplo, e não mais dizendo: pé-de-borracha,bicho de rodas ou corre-corre e sim mencionando a marca,o ano e o nome do fabricante,tudo em nome dessa maldita modernidade.
Concordo que paramentos modernos desenvolvidos pelo homem são de extrema utilidade para nossa prática mediúnica,veja o papel,o lápis, a caneta por exemplo,sem eles não seria possivel se psicografar,porém expôr uma entidade á uma filmadora sony,último lançamento e ter que engolir que um preto velho manifestado sabe como regulá-la sem auxílio físico é demais prá mim,e deixem pelo menos os atabaques fora disso,não quero ter tempo de ver DJ´S irradiando entidades com pontos cantados remixados eletrônicamente!

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AOS MÉDIUNS DAS VÁRIAS ''TENDAS''

Estamos chegando ao final de mais um ano de vida,já é setembro e daqui á pouco é natal né?,esta é a melhor época para refletirmos sobre o que já fizemos e o que ainda poderemos fazer de bom e útil para nossa espiritualidade,é hora de averiguarmos se realmente fizemos o nosso melhor,ou se renderíamos mais se aproveitássemos melhor as chances que o astral nos oferece para nossa evolução particular e coletiva.
È hora de repensarmos nosso comportamento,nossas aptidoes,nossas potencialidades e principalmente nosso comprometimento com nossa religião!


Sabemos que todos nós somos passíveis de fraquezas e períodos de esmorecimento,nos levando á um forte ansejo de desistir de nossa caminhada rumo ao aprimoramento espiritual.Fica a minha pergunta: ''Abandonar nossa estrada vai nos ajudar a resolver nossas mazelas''?-Provavelmente não,pois as adversidades que se transpoe em nosso caminho independe de nossa opção religiosa,sendo na maioria das vezes obstáculos físicos,não tendo relação alguma com a pratica espiritual.
Temos que nos lembrar que as dúvidas que margeiam nosso desenvolvimento,somente se dissiparão estando nós em constante contato com nossa prática religiosa e com o correto aprendizado de toda a pluralidade
rito-litúrgica que configuram nossa doutrina.



O axé,a qualidade.a estrutura e a boa fama de uma casa não se fazem pelo acaso,e sim por um obstinado e sério trabalho realizado,tanto na esfera espiritual,como na parte física,através do bom e seletivo comportamento de uma família de santo,que deve ter como primazia observar as normas de ética e postura em seu ''modus operandi'',tão almejadas por nós!.
Não há trabalho sem recompensa,porém não há recompensa sem suor,nós médiuns,independente da doutrina e casa que fazemos parte,temos que continur focando nossos esforços,criando em cada membro um espírito de competividade que nos impulsionará a brevemente sermos reconhecidos como ''A MAIS BRASILEIRA DAS RELIGIOES''
Um saravá fraterno á todos os médiuns humildes desse mundão!

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OKTOBERFEST E UMBANDA


Sabemos nós aparelhos umbandistas,que o mês de outubro representa para Santa Catarina o mês das festas,da alegria,da descontração,porém sabemos também que aonde impera esses ingredientes a facilidade para se contrair enfermidades espirituais é de alta proporção e risco.
Blumenau ao sediar a Oktoberfest,ganha em folia,visitação,recursos e alegria,afinal é a 2° maior festa do chopp do mundo e uma das grandes festas populares brasileiras,perdendo para festas da envergadura do nosso carnaval,carnalmente,físicamente é ótima em vários quesitos,porém se olharmos com atenção o que a festa causa como:
BRIGAS,DESENTENDIMENTOS,EMBRIAGUÊS,SEPARAÇOES DE CASAIS,ASSALTOS,ADULTÉRIOS(TRAIÇOES EM GERAL),GESTAÇOES INESPERADAS E TANTOS OUTROS INFORTÚNIOS,enxergamos o quão profana é de verdade.

A nossa doutrina,junto com o regimento de nossa casa de umbanda,jamais proíbe e condena a diversão de seus médiuns,desde que realizadas com responsabilidade física e espiritual,visando sempre a interação da alegria e da observância das normas litúrgicas á serem acatadas e praticadas.
Blumenau fica por cerca de 17 dias,e talvez alguns mais,cobertos por uma densa camada etérica negra,formada pela má qualidade de formas-pensamento,desejos pecaminosos,sexualidade irrefreada e pelos vários processos de vampirização e obsessão á que são submetidos turistas,moradores e foliões em geral,prejudicando em muito nosso tônus vibratório,nossa concentração,obstruindo-nos do cumprimento de nossos deveres e metas mediúnicas.
Devemos sempre lembrar que quando buscamos nossa evolução particular e coletiva,estamos nos despojando de castas de espíritos atrasados que não querem nosso alicerceamento mediúnico,pois sempre que evoluímos,nos distanciamos destes coibindo sua atuação em nossas vidas físicas.
Devemos ser criteriosos quando o assunto é diversão,por isso recomendo-lhes algumas idéias á seguir:

1°Evitem o consumo exagerado de álcool,ele contamina nosso corpo físico e nosso perispírito,atraindo obsessores que com certeza irão se afinizar com os desequilibrios causados pelo excesso de  bebida.

2°Evitem o contato físico,mesmo que superficial com pessoas extremamente embriagadas ou sob efeito de drogas (lembre-se,elas não estão bem acompanhadas espiritualmente falando)e muito desse envoltório poderá ser imantado por você...

3°Antes de começar á beber,peçam licença e proteção ao seu exú ou pombogira guardião,para que estes neutralizem o efeito telúrico da bebida e minimizem ao máximo o seu efeito em sua psique.

4°Após a folia e a diversão em geral,tome um banho de descarga com 1,3,5,7 ervas usadas na umbanda para essa finalidade,acrescidas de gotas de mel e alfazema.

5°Evite a prática ou ato sexual sob o efeito da bebida,lembrem-se que vários espíritos "sexólatras"irão presenciar este ato.

6°Ao dormir sob o efeito do álcool,tome o cuidado de inverter a posição PÉS/CABEÇA, deitando-se sempre de bruços,para tentar evitar possíveis ataques aos chakras e desdobramentos(projeçoes astrais) indesejados durante o sono.


7°Não associe carnes vermelhas como base total de alimentação em caso de embriaguês.

***SIGA COM ATENÇÃO E SERIEDADE SUA DOUTRINA,PARA QUE POSSA SE MANTER ''LIMPO E ÚTIL'' PARA COOPERAR AO BOM ANDAMENTO DOS TRABALHOS DE UMBANDA***

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DÚVIDA DE MUITOS


Um amigo meu de facebook, (frequentador de outra casa), me enviou um questionamento,que acredito ser dúvida,para muitas pessoas que praticam sua mediunidade e não são corretamente conduzidas por suas zeladorias á um padrão doutrinário que nossa umbanda exija para sua boa prática,abaixo seguem na íntegra
seus questionamentos:
1- De qual maneira se difine se o espirito sera da linha de oxóssi, xangô, ogum?
2- Como se define de qual linha será um exú? da encruza ou da calunga?
3- Como é definida qual a linha que um espirito vai seguir?

**Fique bem claro á todos que sou TOTALMENTE'',contra casas,PDS,MDS que manipulam orixás,entidades e formas de mediunidade para satisfazer suas necessidades internas,trepudiando por cima de ordenanças astrais que somente prejudicam o sadio desenvolvimento mediúnico do iniciando!

Entendemos que nosso ''orí'', ou nossa coroa é composta vibratóriamente da miscigenação arquétípica de nossos orixás regentes,ou seja a combinação deles(santo de frente+ajuntó),que irão traçar as modalidades de trabalho em que nossas entidades vão trabalhar ou a forma como irão se manifestar.Não existe como uma zeladoria de terreiro seja um PDS,ou MDS,definirem com quais e de que forma nossas entidades vão trabalhar ou se portar,primeiro por que nossos guias espirituais não podem ser ''politicamente manuseados'',ou seja todas as entidades nas quais vibramos são pré-definidas nas esferas astrais e com muitíssima antecedência,antes mesmo de nosso desenvolvimento mediúnico,afinal estas entidades terão que se afinizar com nosso comportamento e conduta físico-espiritual para poderem definir seu modo de trabalhar.Não é porque um neófito seje filho de omulu que terá que trabalhar com entidades de calunga,isso é desnecessário pois nossos guias terão que, dentro dos processos evolutivos aprenderem á trânsitar em qualquer sítio da natureza,seja para realizarem algum trabalho ou simplesmente como forma de aprendizado espiritual





Devemos lembrar que nas esferas superiores, não há entidades mais ''poderosas'' do que as outras,o que difere o trabalho de cada uma é a qualidade de desenvolvimento e preparo do médium na qual estejam acopladas,por isso a necessidade de um correto e sadio desenvolvimento.
Todos os espirítos que militam na sagrada umbanda,foram conduzidos á uma determinada linha ou falange por um único motivo:afinidade espiritual,é óbvio que todas as falanges têm sintonia vibrátória com todos os orixás e não podem em hipótese alguma,adulterarem qualquer tipo de trabalho de cunho extrafísico por divergirem de metodologias diferentes.

Então quando vemos um caboclo de Oxóssi,prestando contas á um médium de ogum,é a mais natural mescla que margeia nossa coroa!
Casa alguma pode e tem o direito de manipular nossa formação de entidades,ou por necessidades íntimas da casa,ou por vaidade de seus zeladores,nossos guias tem que exercer o trabalho que nosso carma exigiu deles para nos ajudar em nossos resgates, e quando trocados ou adulterados jamais irão conseguir realizar com qualidade essa tarefa,nos dificultando nossa jornada rumo a evolução particular e coletiva

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O QUE ESTÁ ACONTECENDO?


NECESSIDADE OU VONTADE DE FREQUENTAR?

Titulo grande para um problema maior ainda , mas vou explicar para que todos entendam!
Misturam-se entre os adeptos de um terreiro,os que tem missão para caminharem na Umbanda e os que estão a passeio !
A modernidade e a necessidade de adeptos para a "massificação" da Umbanda , tem colocado pessoas que PRECISAM de um terreiro , com pessoas que PRECISAM estar num terreiro , isso cria uma distorção que é visivel e tem sido até tolerável , mas que é um erro !
Mas isso é um outro papo !
Eu conheço e muitos dos que levam a sério ser médium na Umbanda , pessoas que precisam de um terreiro , TEM MEDIUNIDADE , TEM ENTIDADE , TEM MISSÃO , mas acabam escolhendo uma casa pouco idonêa  , ambiciosa , ou seja , um local onde o ensino das faculdades mediúnicas, mecânica da incorporação e a  crença entre outras coisas , são relevadas a um plano secundário , fazendo com que o médium se indigne , se questione e se deprima (decepcione) com esse universo umbandista !
Sua fé que ainda não está formada , pois está em aprendizado de entender-se , envereda por caminhos que deturpam sua condição de médium, o que o faz se sentir usado,ignorante,descrente e enganado!-Isso feito, faz com que a sua "MEDIUNIDADE" que deveria ser um "DOM" , torna-se tão igual a uma gripe mal curada !
Ele não vê mais "graça" em seguir a crença !
E usa do seu livre arbítrio em detrimento a “caminhada”e acaba saindo do terreiro !
Muitas vezes descontente , decepcionado ou mesmo praguejando a Umbanda !
Outras vezes , sem saber como proceder corretamente , segue os erros da casa e nunca chega a sua plenitude mediúnica !
A questão é ... essas pessoas deixaram sua missão porque não são médiuns? ,ou porque a “ritualística” da casa os conduziu errado ?
A casa pode atrapalhar uma caminhada que seria de luz a certos Médiuns ?
A casa pode modificar a mediunidade de uma pessoa ?
Quantos médiuns bons já não desistiram da Umbanda por conta de Casas feitas "nas coxas"?
Todos nós sabemos que hoje em dia a liberdade de expressão e o direito de ir e vir devem ser exaustivamente cultuados,pois estamos em país que se diz ''laico'',porém o o lívre arbítrio deveria ser melhor analisado pelas pessoas,pois deixam para ir em busca de seu mediunismo quando tudo deu errado e todas as ''vacas foram pro brejo'',e as vezes ainda dão o azar de se defrontarem com pessoas que se arvoram de PDS ou MDS,sem nenhum tipo de fundamento ou bagagem que os permita trabalhar corretamente,aí realmente é o que digo aqui em nossa casa,para meus médiuns:''A UMBANDA AINDA VAI ACABAR''

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NÓS É QUE SOMOS IMPLICANTES?

Depois tem gente que diz que nós Umbandistas somos implicantes com as outras religiões,mas na verdade ''elas'' que são conosco,vivem tentando deturpar,atrapalhar,confundir e denegrir nossa já tão massacrada religião,sinceramente devemos incomodar demais pois ninguém tenta derrubar o ''pequeno'' e insignificante.
O deputado estadual Edson Albertassi apresentou, nesta quarta-feira (08/09), um projeto de lei revogando as leis que declaram a Umbanda, o Candomblé e os dias de Iemanjá, Nanã, Iansã e Oxum como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

As leis são de autoria do deputado estadual Átila Nunes, que tem uma atuação voltada para os interesses dos umnbandistas.
As leis do Dia de Iemanjá e do Dia de Oxum foram aprovadas pelos deputados em 2009 e início de 2010. Edson Albertassi quer a sua revogação
De acordo com o deputado Albertassi, estas leis ferem a Constituição Federal: “Não é correto que o Estado Laico e Democrático transforme religiões e festividades religiosas em patrimônio imaterial”.
Edson Albertassi diz que as leis do deputado estadual Átila Nunes impedirão a pregação eloqüente de pregadores pentecostais, testemunhos de ex-macumbeiros e cultos de libertação possam ser atingidos.
Segundo o deputado Albertassi, "no Brasil, há uma mistura sobre os conceitos de cultura e religião. Precisamos separar estas duas questões, porque sob o viés de “cultura, algumas religiões vêm sendo beneficiadas pelo poder público em detrimento das outras”.
Segundo Albertassi, foi assim que muitas leis beneficiando a Umbanda foram aprovadas na Assembléia Legislativa pelo meu colega deputado Átila Nunes. "Não se trata de nada pessoal contra ele, mas sim contra a Umbanda e o Candomblé, que não podem se igualar aos evangélicos, este sim, verdadeiros religiosos que não se baseiam em vodus e manifestações questionáveis"
Albertassi reconhece o trabalho de décadas "do deputado estadual Átila Nunes em defesa de sua seita, mas existe um limite nas suas ações de reconhecimento e na busca de igualdade de tratamento da Umbanda e do Candomblé com as religiões cristãs".
Hora será que é só nossa religião que causa transtornos ás pessoas?
Será que é só nossa religião que atrapalha o trânsito?
Será que é só nossa religião que influencia negativamente as pessoas?
Experimentem andar em São Paulo,num dia de ''Marcha Para jesus'',ou algum encontro de evangélicos fanáticos que tentam desesperadamente impôr sua doutrina como única verdade,até quando vamos ser subjulgados pelos outros e ficarmos quietos?
Se fôr prá proibir ,existem inúmeros outros eventos religiosos que terão que ser questionados também ,não só festividades de origem afro!
E nós seguimos acompanhando....

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quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O USO DO MEL NA UMBANDA

A cultura do mel difundiu-se na época egípcia. No Egito, como também na Grécia, a abelha era considerada como de origem divina. Ra, o Deus do Sol dos egípcios, deixou cair sobre a Terra as suas lágrimas, que se transformaram em abelhas.


Também o povo hebreu conhecia o mel. O Antigo Testamento contém muitas indicações sobre o alimento. Mas foi na Grécia que o mel chegou ao seu apogeu: os doces gregos, especialmente o bolo de mel (pão de mel), eram usados nos cultos, sobretudo no ritual de oferta a Demeter.
Na Umbanda o mel é usado com frequência, velas são acessas envolvidas por mel, nomes e fotos são envolvidos por mel sempre com a intenção de adoçar, apaziguar e harmonizar o espírito, inclusive relacionamentos.
Além disso o mel tem a simbologia de alimentar o espírito com a essência mais pura da natureza, dessa
forma aliviam-se os espíritos sedentos de pureza e famintos de boa energia.
Também é usado para curar as feridas do espírito, ajudando a cicatrizar e curar mágoas.
Portanto o mel é bem usado nos casos de depressão e dores no corpo, quando a pessoa está com sentimento vingativo acentuado ou sem compreensão das questões da vida, quando o corpo astral está sem energia, quando o médium está com dificuldade de incorporação e, principalmente, quando a pessoa está com dificuldade no sentido da fé e de se ligar com o Divino.
Mais do que unir casais, relacionamentos e pessoas o mel deve ser usado como um elemento que propicia a BOA COMUNICAÇÃO e a LIGAÇÃO.
Ou seja, o mel nos liga ao próximo e nos liga ao Divino, sempre de forma pura e desinteressada, é um excelente alimento para a alma.

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SINCRETISMO RELIGIOSO

SINCRETISMO RELIGIOSO


Palavra originada do grego, significa sistema que consiste em conciliar os princípios de varias doutrinas ou filosofias.


A correspondência de Santos Católicos com os Orixás africanos, veio pela única maneira que os negros escravos tinham de livrar-se dos castigos e perseguições dos seus senhores, e de religiosos que tentavam difundir o catolicismo, impondo lhes a crença com as suas representações católicas.

Deste modo, colocavam sobre os fundamentos dos Orixás, estampas e imagens dos santos católicos ; de acordo com as explicações que recebiam dos missionários, e assim fugiam da ira de seus senhores cultuando os fetiches, as representações dos deuses africanos, e assim aos poucos foram formando grupos de negros que passavam a cultuar suas crenças dentro do Brasil.

Orixás :Santos católicos
Oxalá – Oxaguian - Oxalufan :N.S.Jesus Cristo, N.S. do Bonfim

Xangô :São Jerônimo, São Pedro, São João Batista

Ogum :São Sebastião (Bahia), São Jorge (RJ)

Oxossi :São Sebastião(RJ), São Jorge (Bahia)

Obaluaiê - Omulú :São Lázaro, São Roque

Oxumare :São Bartolomeu

Logun edé :Santo Expedito

Ibeji :São Cosme e São Damião

Exu :Santo Antônio
Nanã :N.Sra.Santana

Iemanjá :N.Sra. da Glória, N.Sra. dos Navegantes

Oxum :N.Sra.Conceição (RJ), N.Sra. das Candeias (Bahia)

Yansa :Santa Bárbara

Obá :Santa Catarina

Ewá :Santa Joana D´Arc

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A PREPARAÇÃO DAS ERVAS

A PREPARAÇÃO DAS ERVAS


INFUSÃO
Para partes macias das plantas, folhas e flores, coloca-se a erva triturada, em recipiente de porcelana, ou de barro, ou ainda, de vidro, despejando água fervente, deixando em repouso por 15 minutos, coberta por um pano branco.

DECOCÇÃO
Para madeiras, raízes, sementes, caules ou partes duras das plantas. Pega-se um recipiente e coloca-se a planta junto com a água fria e leve ao forno, dependendo da planta, por 10, 20 ou 30 minutos. Existe um termo “decoto de meio”, que significa deixar a água fervendo até que se reduza a metade de seu volume, depende da indicação.

MACERAÇÃO
Principalmente para folhas e flores. Coloca-se uma erva triturada em recipiente de porcelana, despejando água fria, cobre-se o recipiente, deixando-o repousar em local fresco, por um ou mais dias, dependendo da indicação. Este preparo permite uma maior duração. A maceração também é feita com vinho, álcool, óleo, azeite.

COAGEM
Deve ser feita sempre em filtro de algodão ou linho. Também podem ser usados coadores descartáveis.


TINTURA
É preparada colocando as ervas em imersão no álcool, principalmente o de cereais.
Coloque a erva triturada em vidros, de preferência âmbar, até 30% do volume, adicione o álcool até completar 90% e complemente os 10% restantes com água destilada. Guarde o vidro em local escuro ou enterre-o por 20 ou 30 dias.

UNGUENTOS
Para uso externo. Três partes do sumo fresco da erva a ser utilizada, para cada 10 partes de gordura vegetal. Cozinhar em banho-maria durante uma hora.

COMPRESSAS
Para ferimentos, batidas. Lava-se bem a planta, antes de aplicar nas feridas, espreme-se a planta diretamente sobre a pele, coloca-se a planta sobre a pele e amarra-se com uma faixa. Podem ser feitas compressas com chás e tinturas, neste caso é recomendado utilizar um pano de algodão dobrado três vezes, embebido no líquido e colocar em cima com um pano seco.

PÓS
Cascas e rizomas podem ser reduzidos a pó. Neste caso elas devem estar bem secas e serem piladas.

XAROPES
Erva seca ou verde triturada, adiciona-se uma xícara de água fervente, deixando em repouso por 2 horas, filtrar, colocando na proporção de um para um, mel ou açúcar mascavo derretido. Pode ser adicionado extrato de própolis para conservar.


BANHOS
Podem ser preparados por infusões e macerações à frio.

DEFUMAÇÕES

O efeito é sempre melhor se utilizarmos com o material mágico apropriado. Conchas e turíbulos com carvão.
Observação: As plantas nascidas no seu próprio habitat, possuem uma força maior do que as cultivadas. Como orientam nossos mentores, a planta que cresce naturalmente no seu próprio jardim é aquela que veio para cura-lo. . Quando vamos colher as plantas, precisamos estar atentos se não estamos muito próximos ao asfalto, porque a erva pode estar afetada pelos gases dos automóveis, verificar se na área existe o uso de agrotóxicos.

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CUIDADO AO FALAR E DESEJAR


O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado.
Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- "Pai estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim para ele."
Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta, calmamente, o filho que continua a reclamar:
- "O Juca me humilhou na frente dos meus amigos; não aceito; gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola."
O pai continua a escutar calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou.
Zeca viu o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- "Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou."
O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:
- "Filho como esta se sentindo agora?"
- "Estou cansado, mas alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa."
O pai olha para o menino, que ficara sem entender a razão daquela brincadeira e, carinhoso, lhe fala:
- "Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa."
O filho o acompanha e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.
Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então, lhe diz ternamente:
- "Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resmungos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos..."

"Quem não sabe se controlar
é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas."

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CHEGA DE AUTO-PIEDADE

CHEGA DE AUTO-PIEDADE


Nossos olhos são seletivos, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de ver o restante. Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol!


Você já reparou como é fácil ficar desanimado?
"Estou desanimado porque está chovendo, porque tenho uma conta para pagar, porque não tenho exatamente o dinheiro ou aparência que eu gostaria de ter, porque ainda não fui valorizado, porque ainda não encontrei o amor da minha vida, porque a pessoa que quero não me quer,porque... porque..."
É claro que tem hora que a gente não está bem. Mas a nossa atitude deveria ser a de
uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o lado bom da vida. Na natureza, nós temos uma antena que é assim: O girassol.
O girassol se volta para onde o sol estiver. Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem. Nós temos de ser assim, aprender a realçar o que de bom recebemos.
Aprender a ampliar pequenos gestos positivos e transformá-los em grandes acontecimentos.
Precisamos treinar para sermos girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força, a beleza.
Por que só nos preparamos para as viagens, e não para a vida que é uma viagem?
Apreciar o amor profundo que alguém em um determinado momento dirige a você.
Apreciar um sorriso luminoso de alegria de alguém que você gosta.
Apreciar uma palavra amiga, que vem soar reconfortante, reanimadora.
Apreciar a festividade, a alegria, a risada.
E quando estivéssemos voltando a ficar mal humorados, tristonhos, desanimados, revoltados, que pudéssemos nos lembrar de novo de sermos girassóis.
Selecione o melhor deste mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que haja nele e retenha isto dentro de você.
É este o segredo de quem consegue manter um alto grau de vitalidade interna.

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ORAÇÃO AO CABOCLO SETE FLECHAS

ORAÇÃO AO CABOCLO 7 FLECHAS

Salve Zambi, Pai e Criador de todo o Universo! Salve Oxóssi, Rei da Mata e chefe de todos os Caboclos! Salve Seu Sete Flechas e sua falange guerreira!

Sete Flechas, baixai sobre nós um jato da vossa divina luz, iluminando os nossos espíritos para que possamos entrar em comunicação com esta centelha de luz divina que emana das vossas sagradas flechas, defendendo e amparando-nos neste mundo terreno. Salve as sete flechas que vos foi dada, espiritualmente, para defender-nos de todas as provas que não nos vem de Zambi.

Bendito seja Oxóssi que vos o colocou sobre o vosso braço direito a flecha da saúde para que derrame sobre nós os bálsamos curadores; bendito seja Ogum, que colocou sobre vosso braço esquerdo a flecha da defesa para que sejamos defendidos de todas as maldades materiais e espirituais; bendito seja Xangô que vos cruzou uma flecha em vosso peito para defender-nos das injustiças da humanidade; bendita seja a grande Mãe Yemanjá que colocou uma flecha em vossas costas para defender-nos das traições de nossos inimigos.

Bendito seja Oxalá que vos colocou uma flecha sobre vossa perna direita para cobrir os nossos caminhos materiais e a senda da espiritualidade, bendita seja as Santas Almas que vos botou uma flecha sobre vossa perna esquerda, para lavar os nossos caminhos, iluminando os nossos espíritos e defendendo-nos de todas as forças contrárias à vontade de Deus. Bendito seja os Ibejis que entregaram em vossas sagradas mãos a flecha do astral superior, para dar à humanidade a divina força da fé e da verdade. Zambi foi quem ordenou, os Orixás as flechas vos entregou. Com as forças das sete flechas, Seu Sete Flechas me abençoou.

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SÃO TANTAS UMBANDAS...

SÃO TANTAS UMBANDAS...


Falam em tantas Umbandas. Branca, esotérica, popular, traçada, de nação, omolocô, umbandolé, candomblé de caboclo, evangelizada, kardequizada, iniciática e outras mais.

O que é Umbanda então?
Se são tantas, porque cada qual teima em dizer que somente a sua, aquela que ele pratica, é a verdadeira?
Origens, respondem todos em unísono!
Esta seria a solução para os problemas!
E qual a origem da Umbanda verdadeira?
Lá vamos nós novamente viajar por inúmeras teses. Negros Africanos, Sumérios, Atlântida, Astros, Planetas diversos, Seres extraterrenos, Anjos celestiais, etc…
Mas será que isso tudo é importante?
Porque temos que precisar ou determinar qual das Umbandas é a mais ou a unicamente correta?
Quem sabe não são mesmo várias Umbandas, totalmente diferentes umas das outras.
Ou, ainda por outro lado quem sabe, ela é somente uma mesmo, apenas com várias ramificações!
E porque seria assim? Afinal de contas todas as demais religiões não são únicas? Serão mesmo?
Vejamos: a igreja católica divide-se em um sem número de ramificações, das tradicionais às mais atuais. Tem a Apostólica Romana, Apostólica Brasileira, Carismáticos, Ortodoxos e outras. E todos se denominam como?

Católicos! Nada mais! Se as conversas convergem para fundamentos religiosos, ai sim quando sabem, denominam-se especificadamente.
E os Evangélicos? Se autodenominam de Cristãos!
Antes eram Crentes, agora não gostam mais dessa denominação, afinal de contas, os praticantes das demais religiões também o seriam, já que todos os que crêem em Deus, Crentes como eles seriam.
Mesmo que seja aplicada de igual forma em relação a Cristãos o entendimento sobre outras religiões, parece esta denominação genérica a que mais os diferenciam das demais.
Mas e entre eles próprios, existem diferenças entre as denominações?
Sim e não são poucas. Batista, Adventista, Assembléia de Deus, Testemunha de Jeová e outras mais novas.
E nós, os Umbandistas, e porque não dizer Espíritas, não podemos ter também várias denominações ou entendimentos?
Opa! Espere um pouco! Umbandistas ou Espíritas? Lá vamos ter outra briga séria com alguns de nossos irmãos Kardecistas. Afinal de contas, de acordo com alguns deles, somente são espíritas os que seguem a doutrina espírita desenvolvida por Allan Kardec.


Mas qual a definição de Espírita? De acordo com o próprio Allan Kardec, que no livros dos médiuns, assim define Espírita. “Espírita, é aquele que crê no espírito e nas suas manifestações”. Assim, todo aquele que acredita nesta máxima, do ponto de vista do próprio Kardec, então será espírita.

Devemos apenas preocuparmo-nos em sermos bons espíritas. Coisa que, infelizmente muitos irmãos, sejam Umbandistas, Kardecistas ou outros, ainda não se preocupam como deveriam.

Mas voltemos aos nossos próprios problemas. Já temos bastantes deles entre nós para que nos preocupemos com outros externos!
O que é mais importante numa religião?
De onde ela vem ou para onde ela vai?
Que interessa o berço em relação ao trabalho futuro. Será mais importante a caridade do irmão de poucas posses do que a oração do mais abonado?
Se formos olhar bem a fundo cada uma das diversificações de nomes ou qualificações das diversas Umbandas, veremos que em todas elas manifestam-se entidades espirituais semelhantes, tais como os Caboclos, Pretos-Velhos, Exus, Crianças e Orixás, além de Baianos, Mineiros, Boiadeiros, Zé Pelintras, Ciganos, etc…

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SEJAMOS FORTES

SEJAMOS FORTES!


Não importa o tamanho dos grandes desafios que você já conquistou em sua vida, não importa a riqueza que já acumulou, não importa o poder e o respeito que já atingiu, haverá sempre um novo desafio em sua frente.

Na verdade, quanto mais alto você sobe, maiores ficarão os desafios.
Junto aos desafios você sempre irá encontrar as oportunidades. E para vencê-los sempre haverá necessidade de vigor, coragem, força e perseverança.
Quem pensa que encontrará a felicidade quando ficar livre dos desafios, ficará decepcionado por que este dia jamais chegará.
E para aqueles que esperam por melhores dias para começar a agir, estão perdendo valiosos anos de sua preciosa vida.
Feliz é a pessoa que tem capacidade para vencer os desafios que encontra.Então encontre os seus desafios e aja rapidamente e com competência para vencê-los.
Trabalhe seriamente sobre eles e se sentirá vivo e feliz. Sucesso não vem da ausência de desafios, mas da sempre ampliada capacidade para vencê-los e beneficiar-se deles.
Os desafios são crescentes, mas você é capaz. Enfrente-os e seja feliz..

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CARIDADE SEMPRE

CARIDADE SEMPRE


A caridade é uma característica muito importante no espírita. Espírita que não ama as pessoas, que não se dispõe a efetuar com prazer um ato de bondade, sem interesses pessoais, não pode afirmar ser um adepto da religião.

A caridade é a arma do médium, o apoio e a força que estimula o médium a trabalhar.
Há pessoas que praticam a caridade pelos motivos a seguir:

1.DAR para RECEBER.
2.FAZER para APARECER.
3.SELECIONAR para REALIZAR.
4.FAZEM por MEDO, ou melhor, acreditam que praticando a CARIDADE elas deverão RECEBER algum benefício.
5.VONTADE de APARECER aos olhos de outras pessoas como BONDOSAS, por pura VAIDADE.
6.Só AJUDAM aqueles que são parentes ou amigos.
7.REALIZAM a CARIDADE para não receberem nenhum mal.
Esta é a falta de CARIDADE que ao menor tropeço se desfaz mostrando, na realidade, como a pessoa é FRACA, VAIDOSA e EGOÍSTA.
CARIDADE é realizar um ATO de boa VONTADE, sem ver para Quem, do modo mais discreto possível e sem esperar recompensas.
É, SOBRETUDO AMAR!
Temos cada vez mais que nos analizarmos para ver se realmente estamos praticando caridade ou estamos nos auto-enganando

SE ATENTEM PARA ISSO!

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