Hoje vou falar sobre duas coisas: Como
trocar a pele ou couro dos atabaques e como deveria ser a postura e o
comportamento de um ogan dentro do terreiro que frequenta.
Então vamos-lá, a primeira dúvida que
talvez aconteça é, onde eu consigo uma pele (couro) nova(o)? isso é simples, em
qualquer casa de artigos religiosos de Umbanda ou Candomblé,ou loja de
instrumentos musicais, você encontrará facilmente, atualmente o valor gira em
torno de R$ 30,00 a R$ 40,00(dependendo do diâmetro) em média.
Outra dúvida que pode acontecer é:
posso comprar pele sintética? Olha só pessoal,sem querer ditar regras,mas couro
sintético não tem nenhum fundamento, não tem nem, irá movimentar as energias
necessárias durante o gira, o couro sintético é mais fácil de encontrar,mas
fácil de colocar, o som é até, muitas vezes mais bonito, já que ele não sofre
com a umidade, não necessita de tanta afinação,mas não supre a necessidade
espiritual do tambor e nem lhe permite com que ele faça a sua parte.
Neste momento você ogan, tem que
se preocupar com isso,pois caso contrário qualquer um poderia simplesmente
chegar ao lado de um atabaque e se pôr a tocar, sem fundamento,nem conhecimento
do que esta fazendo e pronto, tudo resolvido, mas você deve sabe que as coisas
não funcionam bem assim, por isso reforço, não compre couro sintético para o
atabaque da casa,pois ele será inoperante do ponto de vista espiritual.
Para colocar corretamente o couro no
atabaque é muito simples, fisicamente falando,porém existem rituais,amacís e
orações próprias para isso,respeitando a doutrina de cada casa.
1) Coloque o couro dentro de um balde
com água, de preferência que a pele seja totalmente coberta pela água, fazemos
isso para que a pele fique hidratada e mais fácil de se colocar. Costumo deixar
12hrs na água, mas nem sempre é preciso tanto tempo,pois se o couro se amolecer
com facilidade, nada lhe impede de colocar após 2/ 3 / 4 horas, pois não haverá
problema algum se assim o fizer.
2) De preferência, procure colocar com
a ajuda de uma pessoa, muitas vezes o couro fica escapando de um lado e se
tiver uma pessoa para ajudar facilita, e quanto é esta outra pessoa ficar
tocando no couro não tem problema,pois até o momento a pele ainda não foi consagrada e somente após sua total
colocação que os rituais devem ser feitos no tambor.
3) Após colocar o couro deixe-o
parcialmente preso e não tente afinar ainda, espere a pele secar totalmente,
após seca poderá ser afinada com mais facilidade sem rásga-la
4) Pós seca,minha recomendação é que se
façam as devidas consagrações pelos guias regentes da casa, se você não sabe como proceder, peça auxilio ao seu Pai/Mãe de Santo, com certeza eles saberão o
que fazer e como fazer.
A partir daí,algumas normas deveriam
ser seguidas,de acordo com os costumes de cada casa...
Vou dar o exemplo de minha casa para
que fique mais claro,á partir das consagrações e preparos num atabaque,ninguém
mais além do ogan, ou eu como zelador podem manusear o Atabaque, isso porque as
energias que se manifestam no atabaque tem que ser sempre preservadas e quanto
mais médiuns de diferentes coroas,ficarem tocando, manuseando fica mais díficil
para o ogan se manter firme e preservar seu envoltório naquele atabaque, não estou
dizendo que nínguem mais possa tocar no couro, mas com prévia autorização do
ogan, do Pai/Mãe de santo.
O fato de só algumas pessoas poderem
manusear o atabaque também evita que aconteçam desrespeitos com as entidades
protetoras do som que nos guiam durante as giras, então o comportamento quando
estamos postos para tocar, deve ser sempre de muito respeito, ou seja, o
atabaque não é lugar de descanço, não se apoie com os braços encima do couro, o
atabaque não é encosto não é mesmo, existem comportamentos que o ogan deve
adotar e acima de tudo respeitar os mentores do som e cobrar das outras pessoas
respeito com essas entidades.
Abordarei,repito dentro de minha
doutrina, algumas dicas e posturas que em nossa casa julgamos adequados á um
ogan,dentro de nossa filosofia:
1 – Em primeiro lugar, entenda que, apesar de seu cargo,
não é dono (a) do terreiro nem de nenhum orixá e sim alguém que deve se
capacitar cada vez mais para servi-lo.
2- Seja humilde e simpático(a). Vocês é que
auxiliam,através do toque, o Pai/Mãe de santo á educar as entidades e guias, mas tudo com muito amor
e disciplina.
3- Caso tenha algo para discordar faça-o
discretamente pedindo um minuto da atenção de seu Pai/Mãe de santo e exponha a situação
civilizadamente, sem precisar que outros médiuns presenciem sua reivindicação,
falar pelas costas é pior ainda, pois todo
Pai/Mãe de santo tem sempre um(a) informante que certamente você nem
imagina quem é!
4- Se você tem sugestões e dicas, leve sempre ao
conhecimento de sua casa,para avaliação
5- Não faça ninguém de escravo ou empregado,
apenas porque tem um cargo,lembre-se que dentro de uma casa santa,ninguém é
insubstituível ou intocável.
6- Os bons ogans e
cambonos devem ser doces e pacientes com os iniciantes e novatos da
religião,mas JAMAIS deveriam
se misturar com eles para aquelas conversas, brincadeiras e principalmente para
aquelas festas fora da esfera do
terreiro. Quem brinca com criança pode amanhecer mijado!
7- Tão importante quanto o conhecimento é a TRADIÇÃO! Logo, guarde aqueles
fundamentos aprendidos ao longo de seu desenvolvimento para si, ou melhor, troque idéias com seu
Pai/Mãe de santo mas jamais critique ou tente modificar os preceitos da sua casa por conta própria
8- Jamais,de forma alguma se envolva com uma filha do terreiro,pois trará inúmeros problemas á
sua casa.
9- Se não sabe, pergunte ou vá estudar mais; mas
não invente uma resposta sobre qualquer pergunta de um leigo só para aparecer.
10- Lembre-se de guardar preceito todas as vezes
que for cuidar do SAGRADO. Bebidas,drogas,sexo,gula e atabaque definitivamente
NÃO COMBINAM!
11- Se fôr visitar outra casa que não a sua, vá com
roupas dignas de seu uso para que seu Pai/Mãe não se envergonhe de você,Alias, aproveitando
que estou falando de roupa de terreiro,elas devem ser mantidas sempre
impecáveis (tudo LIMPÍSSIMO E PASSADO A FERRO). Shortinhos, top’s ,regatas etc
devem ser usados somente prá se ir á
bailes funk.,quem gostar...
12-O EXCESSO DE INTIMIDADE DIMINUI O RESPEITO! Portanto, deve-se
pensar duas vezes antes de envolver o Pai/Mãe de santo e irmãos de santo em
determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do
terreiro pra fora. Além do mais, a próxima vítima certamente será você.
13- Ser Ogan de um
terreiro, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de vocação,
conhecimento profundo, tempo, discernimento, sabedoria, calma, honestidade,
capacidade, pluralidade, amor e principalmente espiritualidade (Fé). Ao ser
suspenso, lembre-se sempre:você não estava cumprindo com algum destes
tópicos...
14- NUNCA retruque
seu Pai/Mãe de santo. Nunca !!!.
Apesar de seu cargo, eles são os responsáveis pelo terreiro,pelo
culto,inclusive por você e por seu aprendizado, se discordar de algo, converse
reservadamente com eles.
15- Enquanto as médiuns femininas e cambones ficam
responsáveis pelas organizações do altar, auxílio na cozinha, limpeza das
roupas, e demais funções leves, os Ogans poderiam auxiliar na limpeza pesada da
casa e quintal ou consertar algo que quebrou. Ogans que ficam sentados,
fumando,conversando e/ou apenas dando palpites (normalmente nunca perguntados)
também são dispensáveis.
16 – Todos sabem que tocar e cantar numa festa de
terreiro é extremamente cansativo para os ogans; que ficar andando de um lado á
outro no terreiro, vestindo,servindo e camboneando guias é extremamente
cansativo para as(as) cambones, mas será que os demais médiuns também não estão
cansados de suas funções? E por que todos não continuam trabalhando até o final
da festa? A função de Relações Públicas cabe ao Pai/Mãe de Santo e somente
àqueles que ele designar. Então porque alguns folgados têm mania de ficar dando
pinta nas festas enquanto só as cabeças menores trabalham?
17 - Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua mochila ou bolsa e
ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do terreiro. Quanto mais rápido isso
for feito, mais rápido TODOS poderão ir embora.
18 – Casa de santo não tem uma empregada para limpar
tudo. Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar
protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar
por você não tem cabimento. Isso inclui cinzeiros, roupas, xícaras de café, etc
19 – Em sua casa, quando você faz uma comemoração
qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando a mesa e a comida na
frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, no terreiro
deveria ser igual. Antes de repetir a comida váaarias vezes observem se tem quantidade
suficiente para os demais presentes no
terreiro . Ser menos notado é sempre o mais belo para qualquer
pessoa, principalmente aqueles que deveriam servir de exemplo. Lembre-se: Tem sempre alguém
observando você!!!
20- Você gosta que fiquem pegando suas roupas emprestadas
toda hora?. Portanto, que tal ir á uma loja popular e comprar uma belíssima
camiseta e calças brancas pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E
você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestada. Não é maravilhoso?
Todos na casa contentes e felizes com suas devidas roupas.
21- Caso assista fora do seu terreiro á algo diferente do
que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando, desfazendo. Você não é o dono da
verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser
para o próximo.
22 – Ninguém tem mais ou
menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre !!!
23- Ao ir embora, seus pertences e guias deverão ser
colocados em cima de seu tambor devidamente guardados e não deixados em nenhum
outro lugar!
24- Cante com respeito e louvor á todas as entidades e á
todo e qualquer cântico,não alimente preferências por entidades,linhas ou
falanges,muito menos por determinados guias de um ou de outro irmão(ã) de
santo.
25- Jamais abandone sua posição ou função durante um
culto,trabalho ou sessão, para cumprimentar,conversar com qualquer entidade sem
á permissão de seu Pai/Mãe de santo ou guia chefe,se fôr algo grave converse
separadamente dos demais.
26- Para finalizar,lembre-se que sua função é estritamente
religiosa e não artística,se quer aparecer e ser o centro das atenções,forme
uma banda,um grupo,de pagode,increva-se num show de calouros,the voice ou
similares ok?
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Corretíssimo!!!Adorei Pai Mário!!!Todas as palavras mencionadas acima,estão corretas!!Ogã,não é melhor que ninguem,por isso,não precisa ficar aparecendo!!!Falo com segurança,pq sou Ogã!!!
ResponderExcluirMuito bom meu Pai !
ResponderExcluirÓtimo texto.Muito bom mesmo.
ResponderExcluirUma dúvida, será que a umbanda é inoperante em seus ritos, oferendas, magias, enfim em toda sua liturgia por não se utilizar da energia de sacrifício animal?! Será que precisamos mesmo dessa energia de um ser vivo que foi morto nas curimbas? Até onde sei (na minha humilde e ignorante opinião) precisamos da virbração que o som dos atabaques trazem e nada além disso que se relacione com a morte de animais. A umbanda não realiza sacrifícios de sabgue pois não há a necessidade e por ela acompanhar a evolução da humanidade. Não vejo porque isso não se estender à umbanda como um todo.
ResponderExcluirSaravá, que Oxalá nos abençoe, axé á todos !
Perfeito ... Penso da mesma forma, não existe qualquer necessidade de se utilizar matérias com energia densa impregnada ...
ExcluirSinceramente meu atabaque funciona perfeitamente sem crueldade... Nunca deixou de movimentar a energia.
De qualquer modo, cada um cada um.
O que para um é loucura para o outro pode não ser.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma dúvida, será que a umbanda é inoperante em seus ritos, oferendas, magias, enfim em toda sua liturgia por não se utilizar da energia de sacrifício animal?! Será que precisamos mesmo dessa energia de um ser vivo que foi morto nas curimbas? Até onde sei (na minha humilde e ignorante opinião) precisamos da virbração que o som dos atabaques trazem e nada além disso que se relacione com a morte de animais. A umbanda não realiza sacrifícios de sabgue pois não há a necessidade e por ela acompanhar a evolução da humanidade. Não vejo porque isso não se estender à umbanda como um todo.
ResponderExcluirSaravá, que Oxalá nos abençoe, axé á todos !