segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

AOS OGANS,TAMBOREIROS,BATUQUEIROS ETC...

Hoje vou falar sobre duas coisas: Como trocar a pele ou couro dos atabaques e como deveria ser a postura e o comportamento de um ogan dentro do terreiro que frequenta.
Então vamos-lá, a primeira dúvida que talvez aconteça é, onde eu consigo uma pele (couro) nova(o)? isso é simples, em qualquer casa de artigos religiosos de Umbanda ou Candomblé,ou loja de instrumentos musicais, você encontrará facilmente, atualmente o valor gira em torno de R$ 30,00 a R$ 40,00(dependendo do diâmetro) em média.

Outra dúvida que pode acontecer é: posso comprar pele sintética? Olha só pessoal,sem querer ditar regras,mas couro sintético não tem nenhum fundamento, não tem nem, irá movimentar as energias necessárias durante o gira, o couro sintético é mais fácil de encontrar,mas fácil de colocar, o som é até, muitas vezes mais bonito, já que ele não sofre com a umidade, não necessita de tanta afinação,mas não supre a necessidade espiritual do tambor e nem lhe permite com que ele faça a sua parte.
Neste momento você ogan,  tem que se preocupar com isso,pois caso contrário qualquer um poderia simplesmente chegar ao lado de um atabaque e se pôr a tocar, sem fundamento,nem conhecimento do que esta fazendo e pronto, tudo resolvido, mas você deve sabe que as coisas não funcionam bem assim, por isso reforço, não compre couro sintético para o atabaque da casa,pois ele será inoperante do ponto de vista espiritual.
Para colocar corretamente o couro no atabaque é muito simples, fisicamente falando,porém existem rituais,amacís e orações próprias para isso,respeitando a doutrina de cada casa.


1) Coloque o couro dentro de um balde com água, de preferência que a pele seja totalmente coberta pela água, fazemos isso para que a pele fique hidratada e mais fácil de se colocar. Costumo deixar 12hrs na água, mas nem sempre é preciso tanto tempo,pois se o couro se amolecer com facilidade, nada lhe impede de colocar após 2/ 3 / 4 horas, pois não haverá problema algum se assim o fizer.

2) De preferência, procure colocar com a ajuda de uma pessoa, muitas vezes o couro fica escapando de um lado e se tiver uma pessoa para ajudar facilita, e quanto é esta outra pessoa ficar tocando no couro não tem problema,pois até o momento a pele ainda  não foi consagrada e somente após sua total colocação que os rituais devem ser feitos no tambor.

3) Após colocar o couro deixe-o parcialmente preso e não tente afinar ainda, espere a pele secar totalmente, após seca poderá ser afinada com mais facilidade sem rásga-la

4) Pós seca,minha recomendação é que se façam as devidas consagrações pelos guias regentes da casa, se você não sabe como proceder, peça auxilio ao seu Pai/Mãe de Santo, com certeza eles saberão o que fazer e como fazer.

A partir daí,algumas normas deveriam ser seguidas,de acordo com os costumes de cada casa...
Vou dar o exemplo de minha casa para que fique mais claro,á partir das consagrações e preparos num atabaque,ninguém mais além do ogan, ou eu como zelador podem manusear o Atabaque, isso porque as energias que se manifestam no atabaque tem que ser sempre preservadas e quanto mais médiuns de diferentes coroas,ficarem tocando, manuseando fica mais díficil para o ogan se manter firme e preservar seu envoltório naquele atabaque, não estou dizendo que nínguem mais possa tocar no couro, mas com prévia autorização do ogan, do Pai/Mãe de santo.
O fato de só algumas pessoas poderem manusear o atabaque também evita que aconteçam desrespeitos com as entidades protetoras do som que nos guiam durante as giras, então o comportamento quando estamos postos para tocar, deve ser sempre de muito respeito, ou seja, o atabaque não é lugar de descanço, não se apoie com os braços encima do couro, o atabaque não é encosto não é mesmo, existem comportamentos que o ogan deve adotar e acima de tudo respeitar os mentores do som e cobrar das outras pessoas respeito com essas entidades.
Abordarei,repito dentro de minha doutrina, algumas dicas e posturas que em nossa casa julgamos adequados á um ogan,dentro de nossa filosofia:


1 – Em primeiro lugar, entenda que, apesar de seu cargo, não é dono (a) do terreiro nem de nenhum orixá e sim alguém que deve se capacitar cada vez mais para servi-lo.
 2- Seja humilde e simpático(a). Vocês é que auxiliam,através do toque, o Pai/Mãe de santo á educar  as entidades e guias, mas tudo com muito amor e disciplina.
 3- Caso tenha algo para discordar faça-o discretamente pedindo um minuto da atenção de seu  Pai/Mãe de santo e exponha a situação civilizadamente, sem precisar que outros médiuns presenciem sua reivindicação, falar pelas costas é pior ainda, pois todo  Pai/Mãe de santo tem sempre um(a) informante que certamente você nem imagina quem é!
4- Se você tem sugestões e dicas, leve sempre ao conhecimento de sua casa,para avaliação
5- Não faça ninguém de escravo ou empregado, apenas porque tem um cargo,lembre-se que dentro de uma casa santa,ninguém é insubstituível ou intocável. 
6- Os bons ogans e cambonos devem ser doces e pacientes com os iniciantes e novatos da religião,mas JAMAIS deveriam se misturar com eles para aquelas conversas, brincadeiras e principalmente para aquelas festas fora  da esfera do terreiro. Quem brinca com criança pode amanhecer mijado!
                                                                                                          
7- Tão importante quanto o conhecimento é a TRADIÇÃO! Logo, guarde aqueles fundamentos aprendidos ao longo de seu desenvolvimento  para si, ou melhor, troque idéias com seu Pai/Mãe de santo mas jamais critique ou tente modificar  os preceitos da sua casa por conta própria


8- Jamais,de forma alguma se envolva com uma filha  do terreiro,pois trará inúmeros problemas á sua casa.
 9- Se não sabe, pergunte ou vá estudar mais; mas não invente uma resposta sobre qualquer pergunta de um leigo só para aparecer.
 10- Lembre-se de guardar preceito todas as vezes que for cuidar do SAGRADO. Bebidas,drogas,sexo,gula e atabaque definitivamente NÃO COMBINAM!
 11- Se fôr visitar outra casa que não a sua, vá com roupas dignas de seu uso para que seu Pai/Mãe não se envergonhe de você,Alias, aproveitando que estou falando de roupa de terreiro,elas devem ser mantidas sempre impecáveis (tudo LIMPÍSSIMO E PASSADO A FERRO). Shortinhos, top’s ,regatas etc devem ser usados somente prá se  ir á bailes funk.,quem gostar...
 12-O EXCESSO DE INTIMIDADE DIMINUI O RESPEITO! Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver o Pai/Mãe de santo e irmãos de santo em determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do terreiro pra fora. Além do mais, a próxima vítima certamente será você. 
13- Ser Ogan  de um terreiro, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de vocação, conhecimento profundo, tempo, discernimento, sabedoria, calma, honestidade, capacidade, pluralidade, amor e principalmente espiritualidade (Fé). Ao ser suspenso, lembre-se sempre:você não estava cumprindo com algum destes tópicos...
 14- NUNCA retruque seu  Pai/Mãe de santo. Nunca !!!. Apesar de seu cargo, eles  são os responsáveis pelo terreiro,pelo culto,inclusive por você e por seu aprendizado, se discordar de algo, converse reservadamente com eles.
 15- Enquanto as médiuns femininas e cambones ficam responsáveis pelas organizações do altar, auxílio na cozinha, limpeza das roupas, e demais funções leves, os Ogans poderiam auxiliar na limpeza pesada da casa e quintal ou consertar algo que quebrou. Ogans que ficam sentados, fumando,conversando e/ou apenas dando palpites (normalmente nunca perguntados) também são dispensáveis.
 16 – Todos sabem que tocar e cantar numa festa de terreiro é extremamente cansativo para os ogans; que ficar andando de um lado á outro no terreiro, vestindo,servindo e camboneando guias é extremamente cansativo para as(as) cambones, mas será que os demais médiuns também não estão cansados de suas funções? E por que todos não continuam trabalhando até o final da festa? A função de Relações Públicas cabe ao Pai/Mãe de Santo e somente àqueles que ele designar. Então porque alguns folgados têm mania de ficar dando pinta nas festas enquanto só as cabeças menores trabalham?
 17 - Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua mochila ou bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do terreiro. Quanto mais rápido isso for feito, mais rápido TODOS poderão ir embora.
18 – Casa de santo não tem uma empregada para limpar tudo. Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Isso inclui cinzeiros, roupas, xícaras de café, etc
 19 – Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando a mesa e a comida na frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, no terreiro deveria ser igual. Antes de repetir a comida váaarias vezes observem se tem quantidade suficiente para os demais  presentes no terreiro . Ser menos notado é sempre o mais belo para qualquer pessoa, principalmente aqueles que deveriam servir de exemplo. Lembre-se: Tem sempre alguém observando você!!!
 20- Você gosta que fiquem pegando suas roupas emprestadas toda hora?. Portanto, que tal ir á uma loja popular e comprar uma belíssima camiseta e calças brancas pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestada. Não é maravilhoso? Todos na casa contentes e felizes com suas devidas roupas.
21- Caso assista fora do seu terreiro á algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando, desfazendo. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser para o próximo.
 22 – Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre !!!
23- Ao ir embora, seus pertences e guias deverão ser colocados em cima de seu tambor devidamente guardados e não deixados em nenhum outro lugar!
24- Cante com respeito e louvor á todas as entidades e á todo e qualquer cântico,não alimente preferências por entidades,linhas ou falanges,muito menos por determinados guias de um ou de outro irmão(ã) de santo.
25- Jamais abandone sua posição ou função durante um culto,trabalho ou sessão, para cumprimentar,conversar com qualquer entidade sem á permissão de seu Pai/Mãe de santo ou guia chefe,se fôr algo grave converse separadamente dos demais.


26- Para finalizar,lembre-se que sua função é estritamente religiosa e não artística,se quer aparecer e ser o centro das atenções,forme uma banda,um grupo,de pagode,increva-se num show de calouros,the voice ou similares ok?

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê


8 comentários:

  1. Corretíssimo!!!Adorei Pai Mário!!!Todas as palavras mencionadas acima,estão corretas!!Ogã,não é melhor que ninguem,por isso,não precisa ficar aparecendo!!!Falo com segurança,pq sou Ogã!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida, será que a umbanda é inoperante em seus ritos, oferendas, magias, enfim em toda sua liturgia por não se utilizar da energia de sacrifício animal?! Será que precisamos mesmo dessa energia de um ser vivo que foi morto nas curimbas? Até onde sei (na minha humilde e ignorante opinião) precisamos da virbração que o som dos atabaques trazem e nada além disso que se relacione com a morte de animais. A umbanda não realiza sacrifícios de sabgue pois não há a necessidade e por ela acompanhar a evolução da humanidade. Não vejo porque isso não se estender à umbanda como um todo.
    Saravá, que Oxalá nos abençoe, axé á todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito ... Penso da mesma forma, não existe qualquer necessidade de se utilizar matérias com energia densa impregnada ...
      Sinceramente meu atabaque funciona perfeitamente sem crueldade... Nunca deixou de movimentar a energia.
      De qualquer modo, cada um cada um.
      O que para um é loucura para o outro pode não ser.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Uma dúvida, será que a umbanda é inoperante em seus ritos, oferendas, magias, enfim em toda sua liturgia por não se utilizar da energia de sacrifício animal?! Será que precisamos mesmo dessa energia de um ser vivo que foi morto nas curimbas? Até onde sei (na minha humilde e ignorante opinião) precisamos da virbração que o som dos atabaques trazem e nada além disso que se relacione com a morte de animais. A umbanda não realiza sacrifícios de sabgue pois não há a necessidade e por ela acompanhar a evolução da humanidade. Não vejo porque isso não se estender à umbanda como um todo.
    Saravá, que Oxalá nos abençoe, axé á todos !

    ResponderExcluir