quarta-feira, 18 de julho de 2012

ATÉ QUANDO VAI SER ASSIM E NINGUÉM FAZ NADA...

 Eu acho que toda a comunidade umbandista deveria se rebelar e discordar do fato lamentável ocorrido nesta semana e tentar ,através de todas as formas legais punir o posicionamento tomado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no programa Exército Universal, exibido pela Rede Record e pela IURD TV,e divulgado na internet em 07/06/2012, no qual um vídeo de palestra ministrada por Rodrigo Queiroz sacerdote de Umbanda na cidade de Bauru (SP) gravado no ICA – Templo em 05/02/2010 (integrante da série Gira Aberta, produzida pela TV Umbanda Sagrada)foi utilizado sem prévia autorização,para agredir, ofender e desmoralizar a Umbanda,bem como outras religiões de matriz africana, seus seguidores, suas entidades sagradas e seus sacerdotes, novamente inferiorizando toda nossa grande familia de santo.
Uma vez que não só a utilização deste material sem autorização, mas sobretudo o preconceito, perseguição e intolerância religiosa são crimes previstos em lei, temos que difundir este video entre nós, divulgado ao vivo em rede nacional, para que esta casa e este sacerdote consiga dentro da lei se defender.
“Nós aqui na TUOD lutamos para engrandecer a bandeira da Umbanda há 15 anos e estamos por todo este período desenvolvendo um trabalho sólido, e não é de hoje que estamos estafados da truculência, dos crimes e da incitação ao ódio preconizados pela IURD. Sabemos que sempre seremos alvo destes depreciadores, mas nem por isso ficaremos em silêncio”
Peço para toda a comunidade umbandista para que este fato  não fique oculto, peço o apoio da mídia, parceiros, irmãos de fé e de toda a socieade na divulgação deste ocorrido. O trecho do programa exibido pela IURD TV pode ser acessado em http://www.youtube.com/watch?v=lnPlkZFM9Q4&feature=player_embedded;
Se não fisermos nada,cada vez mais vamos ser humilhados,denegridos por estes fanáticos que acham que só o deus deles é bom.

Não bastasse isso,também esta semana centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizaram protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. As cenas de intolerância religiosa circularam ontem nas redes sociais e provocaram a revolta de milhares de internautas.
As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. “Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador”, relembrou.

O fato ocorreu uma semana depois que pessoas invadiram terreiros em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, após o assassinato de uma criança, segundo a polícia, a mando de um pai de santo. Pesquisadores dizem que essas religiões não realizam sacrifício de humanos.
Com a repercussão nas redes sociais – o vídeo teve mais de 1,5 mil compartilhamentos no Facebook e cerca de 400 visualizações no YouTube em menos de 12 horas – representantes de dezenas de terreiros se reuniram, ontem à tarde, no Palácio de Iemanjá, no Alto da Sé, em Olinda.
No encontro foram discutidas propostas para coibir a intolerância religiosa. Entre elas a de ser registrado um boletim de ocorrência coletivo para denunciar o fato ocorrido no Varadouro.
Vejam o vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Acompanhei o caso pois na época estava fazendo curso de Exu no site Umbanda EAD.Lamentável o fato de ñ termos o direito de ter e praticar nossa fé!

    ResponderExcluir