domingo, 10 de fevereiro de 2013

BULLYING NOS TERREIROS DE UMBANDA


 Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física e/ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender ou se esquivar de agressões físicas ou verbais.

 Recentemente, o termo entrou em evidência com o apoio da mídia e com a declaração de vitimas, que vem assumindo um papel importante para o controle desta situação,tentando coibir sua prática nas mais diferentes esferas de nossa sociedade.
Pois bem! como sacerdote umbandista, procuro enxergar de dentro pra fora da religião e percebo, junto a relatos de frequentadores e médiuns de casas umbandistas, que a pratica do bullying é bem clara e tratada de forma distorcida por zeladorias e administrações espirituais.
Boa parte da pratica do bullying é endossada ou justificada pelo ‘’guia’’. O guia fez, o guia falou, o guia mandou...Tudo isso em abraço com a tal da inconsciência,numa clara demonstração de auto-sugestão,totalmente manipulada pela vontade física, como dizemos aqui na T.U.O.D.

São casos de exposição, de ameaças, de repressão e de medo, fornecidos de forma gratuita,que alguns conjuntos médiuns/entidades realizam para impor um respeito que seus méritos dentro da casa ou da religião nem sempre condizem.
Todo médium que aceita essa condição, não pode ser encarado como vitima, e sim como conivente da situação,pois o que mais peço aqui em casa é que todos os problemas me sejam trazidos para que possamos elaborar juntos  uma possivel solução.


Alguns alegam um medo extremo da situação e não têm coragem de dar queixa,reclamar de seu algoz e acabam por abandonar  a casa e as vezes até a religião por julgarem que em todos os lugares será sempre da mesma forma.
 Outros, em um devaneio de fé (?), acham tudo normal e totalmente espiritual, o que acaba assim fortalecendo o processo dentro da casa fomentando cada mais médiuns querendo exercer autoridade em cima de outros irmãos,quando cabe ao zelador(a) ordenar as coisas e assuntos do terreiro.

Entidade ou Guia, orienta, não aponta o dedo. 
Entidade ou Guia, sabe o que significa o voto de sigilo mediúnico,
sendo assim, não expõe a vida do outro como se fosse um palco para alguns rirem e outros se amedrontarem.

Entidade ou Guia, não denigre, não ofende, não xinga e nem passa por cima do próximo,
faz o bem sem olhar a quem.

O processo mediúnico, religioso e espiritual dentro da umbanda,cria condições, para todos, tratarem os seus excessos e as suas limitações,há aqueles que abusam deste mecanismo,fazendo da sua sombra interior o coadjuvante perfeito para esta pratica hedionda.
Não aceite!

Diga não ao bullying dentro da umbanda


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

Nenhum comentário:

Postar um comentário