terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

NÃO HÁ DOUTORES NA UMBANDA

Na Umbanda não há doutores
Em meio às atividades espírito-materiais de alguns terreiros que pregam a igualdade, a fraternidade, o amor e a caridade, um fato, dentre os muitos que nos deixam tristes e até mesmo perplexos, tem nos chamado atenção. Por isto mesmo, merece uma análise mais profunda e esclarecedora por parte daqueles que querem ver o Movimento Umbandista forte e coeso.
Estamos falando de ostentação de títulos de ordem honorífica ou profissional como movimento de aspiração ao poder e também como meio de dominação, subjugação e humilhação frente a terceiros.
A Umbanda, assim como outros grupamentos religiosos, é formada por pessoas das mais diferentes classes econômico-sociais e étnicas, que, justapostas formam o que se denomina de meio religioso intercorrente.
Também é de conhecimento geral que, não obstante as pessoas terem profissões ou ofícios diferentes, todos deverão estar ali, naquele espaço de caridade, imbuídas da mesma finalidade: auxílio espiritual e material aos necessitados. Faz- se então necessário traçar uma linha divisória entre o STATUS que algumas pessoas possam ter na sociedade e o trabalho espiritual exercido pelas mesmas.
Todos, independentemente dos títulos honoríficos ou profissionais que possam ter, deverão estar irmanados com aqueles que não puderam alcançar um estágio intelectual ou cultural mais elevado, no sentido de, juntos, poderem dar sua cota de sacrifício e suor em prol da nossa religião.



Referimo- nos a alguns médiuns que tratam de maneira diferente abastados e pobres; que tratam com pompas os que possuem títulos universitários, desprezando aqueles que quando muito possuem o primeiro grau; que dão atenção e mantêm diálogo somete com aqueles que tem automóvel novo e sucesso, etc .


Referimo-nos também àqueles que desejando fazer parte ou já estando no corpo de médiuns ou assistentes, fazem tremenda e irrevogável questão de serem conhecidos como Dr. Fulano- Engenheiro, Drª Fulana- Médica, Dr. Beltrano- Advogado etc. Que fazem absoluta questão de alcançarem cargos ou funções que os façam importantes e admirados, dentro da coletividade religiosa.
Temos assistido alguns destes "doutores" reclamarem, apresentando seus títulos, um lugar de destaque ou maior envergadura dentro das atividades de um Templo de Umbanda. Pressionam para que aqueles que têm alguma função ou responsabilidade dentro de um terreiro, fruto de méritos espirituais, morais, éticos e caritativos, sejam substituídos, asseverando:
" Eu sou formado, sou doutor, logo sou melhor e não posso obedecer ordens ou estar em posição inferior em relação àquele que não é instruído ou formado."
A soberba, a vaidade, o orgulho, a ganância, o egocentrismo e a ambição doentia não deixam ver a essas pesoas que o que importa na Umbanda é o SER, vale dizer, ser honesto, ser espiritualizado, ser dedicado à religião, ser simples, ser humilde e não o TER, ter títulos profissionais, carrões último tipo, mansões suntuosas e um belo saldo bancário. A religião jamais poderá ser utilizada como ferramenta de projeção social, bem como em complemento de sucesso profissional. A Umbanda, nossa querida e elevada religião, foi plasmada no plano astral, trazendo como carro-chefe os espíritos de Índios e Negros, duas das raças mais martirizadas do globo terrestre, e, que em última análise, representam a humildade, a dignidade e o alto graude espiritualidade, sentimentos e virtudes ainda ausentes em muitos corações.



Em nossa religião não há lugar para títulos terrenos, tanto para espíritos, quanto para médiuns e assistentes. Na Umbanda não se manisfestam espíritos com rótulos de doutores ou mestres, mas sim esforçados e trabalhadores Caboclos, Exús, Pretos- Velhos, Crainças, Ciganos etc que , seguindo as diretrizes da espiritualidade superior,não medem esforços no sentido de auxiliarem os habitantes da Terra, encarnados ou não, a progredirem espiritualmente.


Que esta simples dissertação possa de alguma forma contribuir para que alguns irmãos umbandistas, ainda impressionados com títulos e posses terrenos alcançem o verdadeiro sentido da IGUALDADE, e assim colaborem para que cada vez mais a Umbanda possa se tornar, não uma religião de ricos e pobres; de doutores e proletários, mas sim um seguimento religioso de IRMÃOS, unidos por laços de amor e fraternidade. É o que deseja o Cristo Jesus, nosso Pai Oxalá.

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

Nenhum comentário:

Postar um comentário