domingo, 10 de fevereiro de 2013

QUARESMA

Todo o ano, após o carnaval, surge novamente o período da quaresma, um ritual cristão mais propriamente da igreja católica, sendo que as demais igrejas denominadas evangélicas e até algumas espíritas, não possuem e não respeitam esse ritual.
A palavra quaresma, se traduz do latim, quadragésima, é para os católicos um período de orações e sacrifícios e que antecede a maior festividade do catolicismo: A Ressurreição de Jesus Cristo(para nós oxalá), ou seja, a Páscoa.
Esse período de orações, reflexões e jejuns inicia-se na quarta-feira de cinzas e segue até a quinta-feira maior ou quinta-feira santa, ocasião em que se comemora a última ceia de Cristo com seus apóstolos, e termina no sábado de aleluia.
O período da quaresma são quarenta dias após o carnaval, mas se contado em sua totalidade, daria uma soma de quarenta e sete dias, porém como os domingos já são santos para os católicos, eles não são contados, ficando assim somente quarenta dias.
Nos terreiros,templos e casas  de umbanda é comum os trabalhos seguirem em ritmo normal, realizando um culto de umbanda onde os pretos velhos nos iram nos limpar e nos redimir dos atos praticados no carnaval (festa da carne), e afastarão os espíritos inferiores que normalmente se aproximam das pessoas durante o carnaval, pois mesmo na umbanda, as entidades de luz, afastam-se durante os dias de festividade de momo.
Dentro das casas de candomblé, hoje em dia existem variações com relação a esse ritual: os antigos zeladores para serem aceitos pela comunidade local, a exemplo do que faziam os negros e negras da época, entravam para as irmandades da igreja católica, e seguiam seus rituais e preceitos, assim sendo, introduziam dentro do candomblé o ato de se resguardar a quaresma, ou seja, a casa fica fechada durante os quarenta dias desse rito.
Comumente vemos casas de angola e mesmo algumas de jejê ou kêtu que mantêm suas festividades suspensas, pois acreditam que: "o santo está dormindo", ou seja, afastado da terra e que somente exú (guardiões) responde e governa nesse período.

 No sabado de aleluia tocam o adarrun - toque sagrado para invocar os orixás de volta ao nosso plano astral.
Porém, hoje em dia, com a forte atuação das religiões afro-brasileiras, esse tipo de ritual vem sido abolido em grande maioria das casas de candomblé, pois, conforme dizem seus zeladores: "trata-se de um ritual cristão e não do axé do orixá", assim sendo, não tem nenhum motivo para que se mantenha na atualidade. Até porque, hoje estamos reconhecidos como religião e vivemos um tempo de "Liberdade" de culto.
Um outro fator que com certeza contribuiu e muito para a introduçao desse preceito no candomblé, foi o fato de que os negros eram proibidos por seus "donos" a praticarem a religião de seus antepassados e assim sendo, primaram pelo sincretismo cristão.
Mesmo em meados do século XX, ainda era comum a polícia perseguir os templos de umbanda e candomblé, ocasião em que prendiam todos que se encontravam naquele local, então, os sacerdotes e sacerdotisas continuaram a manter o culto da quaresma como forma de mostrar uma "submissão" ao cristianismo, afastando assim a idéia de culto demoníaco, que erroneamente se tinha de nossa religião.
Hoje, com o avnço das leis, muitas casas, aboliram esse ritual, e sendo assim, podemos até mesmo ver saídas ou obrigações de santo durante os quarenta dias que se seguem após a folia.
Se esse ou aquele está certo ou errado, não me compete dizer, apenas posso afirmar que, se cultuando ou não a quaresma, o que realmente importa é que sigamos fielmente as orientações dos nossos guias,aqui na T.U.O.D,trabalhamos normalmente no período de quaresma  não nos importando com os ritos e nem com a liturgia expressas por outras denominações.
Não nos importa o ritmo de cada casa ou de seu sacerdote, 0 que importa realmente, é que sejamos fiéis à casa que nosso Orixá escolheu, pois ele com certeza sabe o que é melhor para seus filhos praticantes.

O mais importante que ensinamos aqui em nossa casa é que a umbanda jamais irá proibir seus filhos de se divetirem desde que observados os devidos cuidados que constam em nosso regimento

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

Nenhum comentário:

Postar um comentário