quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

FOLGADOS(AS) NÃO VOLTEM!

Mais um ano que se inicia e junto com ele,novas esperanças,novos anseios e novas ilusões...
Lembrando que este ano de 2014,para nós,praticantes da Umbanda será um ano ‘’quente’’,pois Xangô e Iansã estão regendo este ano que deverá ser cheio de justiça sendo feita á tudo e á todos.
Sei que neste início de ano,leva-se um certo período de tempo até todos estarem sintonizados  e harmonizados novamente com a rotina de trabalhos,atendimentos e demais funções dentro de um terreiro de umbanda,pois nós temos uma facilidade enorme em se desvincular profundamente e rapidamente de nossas tarefas (profissionais e mediúnicas) nesta época do ano,nos entregando com uma facilidade anormal ao ócio e ao descumprimento de nossa conduta.
Lembro aos médiuns  praticantes de nossa doutrina,que devemos o tempo todo estarmos em alerta contra qualquer ato,comportamento ou pensamento que possa nos regredir como obreiros de umbanda e nos persuadir á comportamentos errados dentro de nossa liturgia,devemos nos lembrar que não somos obrigados  á sermos umbandistas,portanto devemos fazer tudo que fizermos com amor e respeito ao próximo,amparar desinteressadamente,respeitar nossos semelhantes como á nós mesmos e ter nossos guias como nossos melhores amigos(as) e principalmente nos vermos felizes,realizados e completos dentro de nossa religião,pois penso que se não fôr desta forma,é farsa,é auto-enganação,é  engodo.
Ora se for prá praticarmos uma religião que ainda não nos completa,ainda não nos realiza,ainda não nos satisfaz,ainda não supre a nossa necessidade ,permanecer prá quê?

Penso que devemos retornar aos nossos trabalhos após este afastamento de fim de ano,com a certeza do que queremos para nossa vida,com a certeza que este é o caminho certo á seguir e principalmente por estarmos com uma enorme saudade do cheiro do incenso,da batida do tambor,do grito do caboclo...
È preferível que não se volte do que voltar por voltar,é melhor  se afastar procurar outra casa ou outra religião,do que permanecer num ambiente sagrado descontente ou incompleto,falo por mim,que já pratico minha mediunidade á quase 30 anos e ainda hoje pela manhã estava contando os dias que faltam para retomarmos nossas atividades,estou com saudade de tudo e necessitado de tudo que existe dentro de um terreiro.
Agora, aquele(a) que olha para o calendário e pensa: já vamos voltar tal dia?,ou pior : nossa parada deveria ser mais longa! – Não volte por favor!,Desculpem minha sinceridade,você não é prá terreiro,não é prá banda,não é para nosso culto,deveria realmente avaliar se deve continuar se enganando e tomando o tempo de todos á sua volta,seus zeladores(as),seus irmãos(ãs) de santo,seus guias e mentores etc.
Aquele(a) que ao olhar para a assistência e ver alguém conhecido assistindo ao culto do seu trabalho,da escola,da vizinhança e sentir vergonha ou preocupação por ter sido descoberto  e todos saberem que você é umbandista,Por favor não volte!
Aquele(a) que não está ansioso por voltar á ter contato com seus guias,por voltar a ver o sorriso no rosto das pessoas após um passe,escutar e cantar pontos com toda a força dos pulmões,Por favor não volte!
Aquele(a) que não consegue adquirir respeito por sua vestes,suas guias seus paramentos,abandonando-os num canto qualquer e procurando-os novamente apenas na véspera de retorno aos trabalhos,Por favor não volte!
Aquele(a)que já está preocupado(a),pois justamente no dia de retorno ás atividades do terreiro  tem uma festa,evento,balada imperdível,Por favor não volte!

Sugestão: Procure uma religião que você possa ir quando quiser e quando sua agenda repleta de programas,passeios,baladas e eventos permitir,procure uma religião que lhe diga somente o que você quer ouvir não lhe mostrando a verdade jamais e principalmente, uma religião que não lhe consuma tempo,amor e dedicação.
Procure uma doutrina que não lhe policie em nada,não lhe repreenda em nada,não lhe questione em nada,não lhe proíba de nada,talvez você se sinta bem aí...
Se ainda assim quer ser Umbandista,procure uma casa ou terreiro com calendário mais flexível e mais curto,com cultos quinzenais ou mensais,que lhe permita associar sua religiosidade com seus hábitos profanos,lhe fazendo crer que os mesmos podem conviver em harmonia e não irão interferir em seu desenvolvimento ou na qualidade de seus trabalhos
Se ainda assim que ser umbandista,mas seu terreiro lhe cobra mensalidades e ajuda de custo para seu manejo,vire dizimista fiel de alguma igreja evangélica e doe 10% de sua renda e não a mísera ajuda mensal  que você dá ao seu terreiro.
Umbanda não é prá irmos quando queremos e sim quando nosso trabalho se faz necessário,não vamos quando estamos saudáveis, dispostos ou com tempo  e sim quando há a necessidade de nosso amparo,não vamos ‘’ás vezes’’ e sim temos prazer em estar em contato com nossa esfera.
Desculpem-me, quem me julgar duro ou áspero com as palavras ou com minha opinião,mas esta é a doutrina passada em minha casa,á meus filhos e filhas de santo e penso que qualquer postura muito divergente desta ,realmente não seja comportamento mediúnico satisfatório ou coerente.

Penso que dentro de nossa umbanda não possa haver folgados(as),somos trabalhadores de uma seara espiritual que nunca dorme,portanto precisamos seguir esta linha de raciocínio e nos manter sempre disponíveis para qualquer necessidade espiritual ou física.

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

3 comentários:

  1. E ISSO AI CONCORDO COM AS PALAVRAS TEM MUITA GENTE ASSIM MESMO ... POR FAVOR NÃO VOLTEM DEIXEI NOSSA UMBANDA QUERIDA PARA QUEM REALMENTE AMA.

    ResponderExcluir
  2. Saravá ! Seu posicionamento é claro e digno de um zelador de santo consciente da missão que possui. Penso que a questão da falta de compromisso e de amor dos médiuns com "suas casas", "seus barracões" ou "suas religiões" é algo que comum, mesmo porque "muitos serão chamados, mas poucos ouvirão..." já foi dito a muito... Que continues forte em seu objetivo, fervoroso em sua caminhada e acima de tudo consciente e amoroso com os Orixás, com os Guias, com os Chefes de Falanges, e todos que se dispõem a vir do Plano Espiritual para acolher todos os filhos de fé em seus mais variados momentos de necessidade. Que a vigorosidade dos Caboclos, que o amor das Crianças e que a humildade dos Pretos Velhos atinjam os corações dos que frequentam sua casa de Luz e assim fortaleçam cada vez mais a corrente de Umbanda no plano físico. Que Oxalá te oriente sempre, que Ogum te proteja das investidas do mal e que Yemanjá lhe acolha como uma Mãe acolhe sues filhos em todos os seus momentos de cansaço ! Axé !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas belas palavras irmão,lhe devolvo todos os votos,ótimo 2014!

      Excluir