Certa vez a noite,lá em meados de 1990, estava indo na casa de um amigo no bairro da penha,(pegado ao tatuapé),bairro que eu morava em são paulo, saindo da avenida Aricanduva, quando comecei a ouvir o som de atabaques. Procurei identificar o local
de onde vinha o som e notei que partia de um pequeno terreiro uns 10 metros
adiante,me aproximei do portão, e minha intenção era conhecer aquele terreiro tão perto de minha casa . O
nome do terreiro era “Templo de Umbanda Jurema da Mata e Maria Cigana”.
Nessa época eu já sabia que terreiros que adotam “nomes cruzados”, eram problemáticos. Quando entrei no salão e me sentei na assistência,percebi que a casa de aproximadamente 50 metros quadrados estava muito suja e dividida em dois ambientes, um para a assistência e outro para o ambiente do congá. No congá estavam colocadas as imagens católicas que todos conhecemos, as imagens tinham aproximadamente 20 centímetros de altura, outras eram menores ainda. Na parede oposta ao congá havia a imagem da pomba gira cigana em tamanho natural, ou seja, era do tamanho de uma mulher com 1,75 m. de altura e nos pés da imagem estavam acesas velas pretas com algumas garrafas de pinga. Achei o fato interessante por destoar tanto, já que os santos mereciam pequenas imagens empoeiradas e a linha da esquerda era amplamente reverenciada, sentei no banco e fiquei observando. Os atabaques eram batidos em som altíssimo, chegava a perturbar e olha que gosto de batuque.
Na corrente haviam doze médiuns, todas moças na faixa de vinte
anos, meninas para falar a verdade e todas cantavam pontos de saudação aos
Orixás,até estranhei não haver médiuns homens,mas...
Após uns vinte minutos chegou a mãe de Santo para abrir os trabalhos, era uma mulher de aproximadamente 50 anos e uns 120 quilos de peso(não tô mentindo tá!), estava vestida de vermelho com detalhes em dourado na sua roupa, a roupa para dizer a verdade até que era bonita e com bons tecidos!!!
Iniciou-se o ritual de chamada, chamando diretamente a Maria Cigana, que após chacoalhar energicamente a mulher, aparentemente incorporou na mãe de santo. A primeira coisa que lhe deram foi um cigarro em uma piteira dourada e uma garrafa de pinga, o que achei estranho, porque Pomba Gira normalmente bebe champanhe, mas aquela tomava pinga e aos goles bem grandes.
Após uns vinte minutos chegou a mãe de Santo para abrir os trabalhos, era uma mulher de aproximadamente 50 anos e uns 120 quilos de peso(não tô mentindo tá!), estava vestida de vermelho com detalhes em dourado na sua roupa, a roupa para dizer a verdade até que era bonita e com bons tecidos!!!
Iniciou-se o ritual de chamada, chamando diretamente a Maria Cigana, que após chacoalhar energicamente a mulher, aparentemente incorporou na mãe de santo. A primeira coisa que lhe deram foi um cigarro em uma piteira dourada e uma garrafa de pinga, o que achei estranho, porque Pomba Gira normalmente bebe champanhe, mas aquela tomava pinga e aos goles bem grandes.
As médiuns da corrente não
incorporavam, só assessoravam a Maria Cigana. E após alguns minutos, depois de
cantar e dançar a Maria Cigana ordenou.
- Que
entre meu primeiro filho!!!
O primeiro ''filho'',como ela chamou era um senhor de
aproximadamente 40 anos e devia ser operário de alguma indústria próxima, por
que deixou sua marmitinha e sua mochila no banco da assistência e entrou para conversar com a Maria
Cigana,que já estava no meio da garrafa de pinga.
Após um acalorado e demorado abraço em seu consulente, a Maria Cigana perguntou a ele:
Após um acalorado e demorado abraço em seu consulente, a Maria Cigana perguntou a ele:
- Você
quer com ou sem?
O homem respondeu:
-Eu
quero com!
Após ouvir a resposta a Marmota da pombagira encheu a boca de pinga e beijou o homem na boca e injetou a pinga dentro da boca dele. Quase cai do banco, como podia estar acontecendo uma coisa medonha e nojenta como aquela, como uma pessoa em seu bom senso pode permitir situação tão imoral.
Logo após o atendimento desse homem, que antes de
ir embora tomou mais uma esguichada de cachaça na boca, entrou uma moça de uns
20 anos, que também ouviu a mesma pergunta, “com ou sem”, a moça é lógico
respondeu sem.(ufa!,menos mal)
Durante a consulta, à moça ouviu um monte de
atrocidades e babaquices, ouviu que havia trabalho feito para ela e que ela não conseguiria
se casar com homem algum por causa desse trabalho. A menina apavorada perguntou
o que fazer e ouviu de uma das cambones que teria que fazer um trabalho de
limpeza para anular o que lhe haviam feito e que esse trabalho lhe custaria algum dinheiro.
Logo em seguida entrou outro homem, bem vestido, que ao chegar perto da Maria Cigana, já foi logo dizendo “com” e tomou também a sua cachaça.
Fui embora atordoado e muito triste. Como podia alguém denegrir de tal forma a religião de Umbanda, numa época que eu ainda estava me desenvolvendo,como podiam cometer tais atrocidades. Como podiam desrespeitar de tal forma as coisas Santas.
Logo em seguida entrou outro homem, bem vestido, que ao chegar perto da Maria Cigana, já foi logo dizendo “com” e tomou também a sua cachaça.
Fui embora atordoado e muito triste. Como podia alguém denegrir de tal forma a religião de Umbanda, numa época que eu ainda estava me desenvolvendo,como podiam cometer tais atrocidades. Como podiam desrespeitar de tal forma as coisas Santas.
Agora analise com o
seu bom senso se uma situação imunda como aquela pode ser chamada de ritual de
Umbanda. Aquilo não era um ritual de Umbanda, era na realidade safadeza de baixo
nível. Na realidade aquela mulher não era uma Mãe de Santo, era uma imoral que
se dizia umbandista quando na realidade não era nada, o espírito que lá
incorporava, SE É QUE HAVIA
INCORPORAÇÃO, não era uma pomba gira verdadeira, as “comadres
verdadeiras” não se comportam dessa forma. Se havia incorporação
verdadeira tratava-se de um ''kiumba'' uma classificação de espíritos
de baixíssima evolução, verdadeiros marginais do astral que normalmente
mistificam os exús. A intenção primária daquela mulher era atrair pessoas
desavisadas, normalmente muito perturbadas que procuram soluções milagrosas para
seus problemas e normalmente se dão muito mal nesses locais.
O objetivo de um local como aquele ao colocar uma placa informando ser um templo de Umbanda, quando na verdade aquele local era uma mentira, era atrair gente ignorante em relação ao que praticamos. A intenção era extorquir dinheiro de infelizes, que ignorantes procuram esse tipo de solução para seus problemas.
Esse tipo de conduta
aumenta seriamente o “karma”de qualquer um que aja dessa forma, é um
dinheiro amaldiçoado e aquele que assim vive, explorando gente incauta e muitas
vezes inocente, pagará exemplarmente no mundo espiritual por todo dinheiro
arrecadado em nome de Deus e das coisas Santas, um dia conhecerão a justiça
divina e nessa ocasião sentirão no próprio couro o que significam “trevas e
ranger de dentes”
Ignorantes como aquela, conheci aos montes. Nossa religião está farta dessa gentalha,vemos aos montes , estamos cansados de sermos acusados de praticar monstruosidades como aquelas. São imorais, gente de mau caráter, exploradores da fé das pessoas que desconhecem as nossas práticas. Acredito até que as verdadeiras comadres fiquem ofendidas com essas mistificações baratas e mesquinhas
Como aprendi e vivo ensinando, nos terreiros sérios são evocados para dar atendimento às pessoas que procuram os nossos templos de modo supervisionado . Exú é assunto sério e a eles não se pedem favores e nem se permitem trabalhos sem a supervisão de um guia de umbanda.
Locais como este que narrei não podem ser chamado de terreiros de umbanda, na realidade não eram nem “Quimbanda”, na verdade é até difícil conseguir adjetivos que possam classificar um local imundo como aquele.
Ignorantes como aquela, conheci aos montes. Nossa religião está farta dessa gentalha,vemos aos montes , estamos cansados de sermos acusados de praticar monstruosidades como aquelas. São imorais, gente de mau caráter, exploradores da fé das pessoas que desconhecem as nossas práticas. Acredito até que as verdadeiras comadres fiquem ofendidas com essas mistificações baratas e mesquinhas
Como aprendi e vivo ensinando, nos terreiros sérios são evocados para dar atendimento às pessoas que procuram os nossos templos de modo supervisionado . Exú é assunto sério e a eles não se pedem favores e nem se permitem trabalhos sem a supervisão de um guia de umbanda.
Locais como este que narrei não podem ser chamado de terreiros de umbanda, na realidade não eram nem “Quimbanda”, na verdade é até difícil conseguir adjetivos que possam classificar um local imundo como aquele.
Essa escória
infelizmente transmite aos que não compreendem o que é Umbanda, justamente o que
a Umbanda não é, e o que a Umbanda não pratica.
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«SEM» Sem noção! Kkkkkkkk
ResponderExcluirCristo do céu,,,
ResponderExcluirEm 1996 fui num centro de Quimbanda em pirituba e quando desceu a Pomba gira uma mulher gorda veio até mim abriu o ziper da minha calça e começou a chupar minha rola fiquei abismado porque não esperava aquilo ela me arrastou prum comodo escuro e só largou minha rola depois que eu gozei fiquei desnorteado e fui embora depois voltei na outra semana mas não achei mais o lugar.
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