quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

♫ ♪ EU VIM BATER MINHA CABEÇA...♫ ♪


Voltando á falar sobre isso:
Bater cabeça no terreiro
Dentro da liturgia de umbanda, existem alguns rituais que são parte importante do ato de reverenciar e respeitar os orixás e guias de nossa casa. Um filho de fé quando entra em um terreiro de umbanda,o que frequente ou qualquer um, não entra de forma aleatória, pede licença ao dono da casa que zela na ação de resguardar os aspectos espirituais da casa. Na chamada tronqueira, ficam os assentamentos dos Exús e Pombagiras, com elementos específicos que são antenas e agem como pára-raios evitando que forças degeneradas adentrem o terreiro. No salão ao entrar cumprimenta todas as forças da casa (cantos) fazendo os sinais ritualísticos, reverenciando o alto e embaixo a esquerda e a direita do terreiro, no altar (Pegí ou Congá) pede licença aos Orixás e guias protetores que comandam a  casa espiritual. Estas reverências são tanto para o médium entrar no aspecto da espiritualidade do Templo e ao mesmo tempo mostra todo um respeito sobre a espiritualidade de umbanda.

Quando inicia-se os trabalhos espirituais, seguindo a liturgia que fora determinada pelo dirigente espiritual da casa, em um momento entoam-se cânticos de abertura de poderosas forças de correntes espirituais, na  chegada do guia chefe do congá,  momento que o médium inclina-se e ao tocar a cabeça no solo puro, devidamente preparado, apresenta seu Ori a Olorum, aos Orixás e guias protetores. Mostrando o respeito e se apresentando ao trabalho edificante da espiritualidade. Este rito é o contato com o sagrado, é o momento de pedir à Oxalá a benção pelo trabalho que vai executar na espiritualidade.
Em relação á bater cabeça ao Pai/Mãe de Santo da casa,demonstra-se todo carinho que se deve ter nele(a), respeito á sua experiência, aos anos de religião e ao trabalho em lhe ensinar a doutrina.
Demonstra-se respeito ao guia feitor que lhe conduz espiritualmente e responde junto ao astral acerca de todo o processo de seu desenvolvimento perante ás suas entidades e aos orixás regentes de seu Pai/Mãe de Santo.
O ato de bater cabeça é o respeito, é a reverência, é a entrega de sua matéria para as correntes do bem dentro do culto que se abre dentro do terreiro de Umbanda.


Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

Nenhum comentário:

Postar um comentário